Campeonato Brasileiro 2016 – 2

Campeonato Brasileiro 2016 – 2

 

O 83º Campeonato Brasileiro Absoluto segue a todo vapor. Após mais três rodadas, e ultrapassado metade do torneio – serão onze rodadas no total –, o sereno e impoluto GM Everaldo Matsuura continua imparável. Como diria Caetano Veloso: “tranquilo e infalível como Bruce Lee”.

 

 

QUARTA RODADA

Na sangrenta quarta rodada todos os GMs venceram. Aliás, rodada sangrenta como estão sendo todas elas até aqui: em nenhuma houve mais do que dois empates!

El Debs venceu no ataque a Carlos Henrique, após a duvidosa linha escolhida pelas negras na defesa francesa (8… a5). Krikor também castigou as escolhas duvidosas feitas na abertura por Rafael Figueiredo; Assim como Matsuura contra Quintiliano. Todas essas três partidas terminaram antes dos 30 lances.

 

treinamento monitorado xadrez

 

Já Máximo Iack e Ivan Nogueira tiveram “um pouco mais de trabalho” para conseguir superar seus adversários – Andrey Neves e Vitor Carneiro, respectivamente. Iack conseguiu defender-se do ataque de Andrey e após algumas trocas conseguiu entrar num final com vantagem material. Vitória em 53 lances. Assim como Ivan, que conseguiu reverter o peão a menos do meio jogo e continuou defendendo-se no final em que o jovem CM acabou falhando em um lance e castigado. Vitória em 62 lances.

A melhor partida da quarta rodada foi a vitória do GM Alexandr Fier contra o MF Paulo Jatobá. Após uma abertura equilibrada, Fier conseguiu vantagem numa posição de ataque com bispos de cores opostas – onde soube coordenar as investidas na ala do rei adversária com a defesa das entradas do adversário em seu território. A posição final trouxe um elegante arremate (clique aqui e veja esta partida).

 

QUINTA RODADA

A quinta rodada foi igualmente sangrenta. Nada de empates! E com exceção do GM Matsuura, que segue “voando baixo”, nesta rodada todos os GMs sofreram!

Matsuura venceu Carlos Henrique numa partida longa (53 lances), mas na qual o GM manteve o controle do começo ao fim. Após duas derrotas, Quintiliano voltou a vencer. A vítima foi o MI Máximo Iack que foi punido ao realizar um estranho sacrifício de cavalo. Ivan também venceu Andrey Neves, embora numa partida um pouco mais oscilante e cheia de reviravoltas. A vitória do GM El Debs em cima do MF Paulo Jatobá também não foi destituída de emoção. O seu  23… f5? quase fez saltar da cadeira seus torcedores mais fiéis. Foi por pouco.

Assim como foi por muito pouco na partida entre Rafael de Paula e Fier. Numa complicada posição o ataque das brancas parecia ser mortal. E era mesmo. Mas uma pequena inversão deu o tempo necessário para que o GM Fier conseguisse escapar e mesmo vencer a partida (clique aqui e acompanhe as análises do nosso GM Rafael Leitão para esta emocionante partida!).

Já o GM Krikor, contra o jovem CM Vitor Carneiro, não teve tanta sorte. Apesar de ter conseguido boa posição na abertura, num único lance o atual campeão perdeu uma qualidade e, apesar de toda a resistência seguinte, não foi capaz de segurar a posição.

 

 

SEXTA RODADA

A sexta rodada, que aconteceu hoje de manhã, trouxe o aguardado encontro em os GMs Fier e El Debs. Após o fim da teoria alguém ali parece ter esquecido de alguma coisa e a posição do GM El Debs parecia, apesar dos peões a mais, um pouco desagradável. Mas em um único descuido de Fier, El Debs conseguiu libertar suas peças e salvar o empate. Assim como MF Rafael de Paula e CM Vitor Carneiro – Vitor sempre esteve próximo da vitória, mas a defesa tenaz de Rafael garantiu o meio ponto.

Krikor, Maximo e Quintiliano venceram, na ordem, Andrey Neves, Carlos Henrique Pinto e Ivan Nogueira. A grande vitória da rodada foi a de Matsuura contra MF Jatobá. O GM iniciou o arremate da posição com um bonito sacrifício de torre – seguido de uma avalanche de peões e peças.

 

CLASSIFICAÇÃO E PRÓXIMA RODADA

 

A classificação após a sexta rodada é:

 

Rk. Nome Pts.  Des 1 
1 GM Matsuura Everaldo 2480 6,0
2 GM Fier Alexandr 2581 5,0
3 GM Felipe El Debs 2523 4,5
4 GM Krikor Mekhitarian 2561 4,5
5 MI Renato Quintiliano 2491 4,0
6 CM Vitor Roberto Carneiro 2426 2,5
7 MI Maximo Iack Macedo 2366 2,5
8 MF Rafael Figueiredo de Paula 2322 2,0
9 MF Ivan Nogueira 2308 2,0
10 MF Paulo Jatobá 2397 1,5
11 Andrey Souza Neves 2218 1,0
12 MF Carlos Henrique Pinto 2121 0,5

 

E na rodada de agora à tarde (sétima), teremos:

 

Nome Resultado Nome Rtg
2581 CM Vitor Carneiro GM Alexandr Fier 2397
2523 Andrey Souza Neves MF Rafael de Paula 2121
2480 MI Renato Quintiliano GM Krikor Mekhitarian 2491
2366 MF Carlos Henrique Pinto MF Ivan Nogueira 2218
2308 MF Paulo Jatobá MI Maximo Iack Macedo 2426
2561 GM Felipe El Debs GM Everaldo Matsuura 2322

 

E aí? Para quem vai sua torcida? Quem será o Campeão? Alguém vai conseguir parar o GM Matsuura?

Façam suas apostas!

 

FONTE

Chess Results

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 10-02-2017

No Comments

Post a Reply