Di Berardino Vence Aberto de Poços de Caldas

Di Berardino Vence Aberto de Poços de Caldas

 

A aprazível cidade mineira de Poço de Caldas recebeu, do dia 10 ao dia 12 deste mês de Março, no Salão nobre do Hotel das Águas, mais um Aberto do Brasil – com R$ 5.000,00 em premiação e valendo duas vagas para a semifinal do Campeonato Brasileiro Absoluto 2017. O evento, disputado em 6 rodadas, e com o ritmo de 90 minutos mais 30 segundos de acréscimo por lance, contou com 57 jogadores – sendo 11 titulados.

O número um do torneio foi o MI carioca Diego Di Berardino (2494), embora boa parte das atenções estivessem no número dois: O GM Everaldo Matsuura (2486), atual campeão brasileiro.

 

O atual campeão brasileiro, o GM Everaldo Matsuura, não teve vida fácil no Aberto de Poço de Caldas

 

Além de Diego e Matsuura, e do MI Roberto Molina (2466) e do MF Armen Proudian (2439), destaque para a participação do MI Luís Henrique Coelho (2390) – que andava sumido dos tabuleiros, porém não das mesas de poker (onde vem conseguindo excelentes resultados). Mas, aliás, falando em excelentes resultados, foi justamente o MI Coelho quem “carimbou a faixa” de campeão brasileiro de Matsuura – vencendo o GM na terceira rodada. Que o bom resultado seja um estímulo para a volta definitiva e frequente do sempre forte e bem preparado MI Coelho.

 

 

Todavia, confirmando o favoritismo, a vitória ficou com o MI Diego Berardino, empatado com o MI Roberto Molina, mas com melhor critério de desempate que esse – ambos fizeram 5,0 pontos. Diego cedeu dois empates: contra a WCM Vanessa Gazola (2030) e contra o MF Álvaro Aranha (2327).

 

MI Diego Di Berardino: Campeão do Aberto de Poço de Caldas

 

Também Molina não passou do empate contra o MF Aranha, assim como na última rodada contra o MN Silvio Ueti (2095) – que ficou em terceiro lugar. O quarto e quinto lugares foram dos já citados MI Coelho e MF Aranha, respectivamente. O GM Matsuura, atual campeão brasileiro, foi apenas o sexto. No top 10 final ainda encontramos o “intruso” Thales Braghini Leão, Juiz Federal, grande fomentador do xadrez na também cidade mineira de São Sebastião do Paraíso – e defensor apaixonado, ao menos era, na juventude, dos mais variados gambitos: do rei ao morra. Na sua página pessoal do Facebook teve espaço até para o nosso GM Rafael Leitão e para a Academia!:

 

Muito contente com meu desempenho no Aberto do Brasil – etapa Poços de Caldas. Consegui a sétima colocação no geral, junto a vários mestres. Fiquei a meio ponto do campeão do torneio! Ficar no Top10 de um aberto do Brasil era uma grande meta que eu perseguia, mas que não esperava concretizar tão cedo. Além disso, ganhei 35 pontos de rating internacional, recuperando do resultado negativo que tive em Brasília no início do ano. Fui capaz de jogar algumas partidas consistentes e consegui uma inesperada vitória contra a atual campeã brasileira de xadrez feminino, em uma partida até interessante. Mas sei bem que ainda há muito chão pela frente e não posso ficar iludido com um bom resultado. Preciso focar nos pontos negativos, que são facilmente identificados no meu jogo. Os altos e baixos provam as deficiências… O xadrez era um sonho antigo, que precisou ser adiado em nome de outro grande sonho, que é o mundo do direito. Voltei a jogar há mais ou menos dois anos e venho sofrendo bastante para ganhar algum ritmo de jogo e estudo. Não tem sido fácil tirar a ferrugem! Não vivo de xadrez, mas respeito imensamente aqueles que obtiveram sucesso em seguir carreira no jogo que tanto admiro e busco incentivar a prática. O xadrez me ajudou muito na vida! Fiquei muito feliz em acompanhar os amigos do CXSSP no torneio. Nossos novos talentos estão surgindo. Curta nossa fanpage Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso e assim ajude a termos mais alcance na rede social! Agradeço ao GM Evandro Amorim Barbosa pelas dicas e pelos cursos de altíssima qualidade que disponibiliza aos capivaras. Preciso ainda agradecer ao GM Rafael Duailibe Leitão, cujos cursos também auxiliam a entender melhor os mistérios do jogo.

 

O Top 10:

 

Nome Elo Pts.
1 IM Di Berardino Diego Rafael 2494 5,0
2 IM Molina Roberto Junio Brito 2466 5,0
3 NM Ueti Silvio Shigueo 2095 5,0
4 IM Coelho Luis Henrique 2390 4,5
5 FM Aranha Filho Alvaro Z. 2327 4,5
6 GM Matsuura Everaldo 2486 4,5
7 Leao Thales Braghini 1949 4,5
8 FM Dos Santos Junior Haroldo Cunha 2207 4,5
9 FM Proudian Armen 2439 4,0
10 Ramos Bruce Vicente 2023 4,0

 

Parabéns ao campeão e a todos os participantes!

 

FONTE

Casa do Xadrez

Chess Results

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 15-03-2017

Comment ( 1 )

  • Bruce Vicente Ramos

    O Aberto Brasil de Poços de Caldas vem sendo um torneio de alta qualidade, com ótima logística e com grandes chances de melhorar ainda mais nos próximos anos! Também tive o prazer de integrar o top 10, o que me deixa extremamente motivado a continuar os treinamentos em busca de resultados melhores!

Post a Reply