Rafael Leitão Coordena o Projeto Xadrez nas Escolas do Maranhão

Rafael Leitão Coordena o Projeto Xadrez nas Escolas do Maranhão

Recentemente, aqui na Academia, vimos que o xadrez foi destaque no carnaval de São Luís, no Maranhão – terra do nosso GM Rafael Leitão. A homenagem, mais do que apenas servir para embelezar a festa, cumpriu um outro importante papel: o de popularizar o xadrez. Pensando assim, mais uma vez o Estado do Maranhão dá um importante passo em prol de tal objetivo.

Desde o começo deste ano – por iniciativa do GM Rafael Leitão, contando com o empenho pessoal do Governador Flávio Dino, e com a supervisão do MN Nicolau Leitão, além do apoio do Secretário Estadual da Educação Felipe Camarão -, teve início a implantação de um projeto piloto de xadrez em 8 escolas da rede pública estadual (C.E. Barbosa de Godois, U.I. Jackson Lago, Cintra, U.E. Sagarana II, C.E. Estado do Rio Grande do Norte, C.E. Colégio Militar 2 de Julho, U.I. Maria Firmina dos Reis e U.I. Estado do Mato Grosso).

O projeto, que terá a duração do ano letivo, prevê 1 hora de aula por semana do ensino de xadrez e visa atender cerca de 800 alunos da rede pública, na faixa etária de 7 a 14 anos. Para isso, a Secretaria de Educação disponibilizou para cada escola jogos de peças, tabuleiros, tabuleiro-mural e relógios e o GM Rafael Leitão e o MN Nicolau Leitão escreveram um livro com o passo a passo do jogo para ser utilizado como instrumento de ensino.

A primeira fase do projeto consistiu na capacitação de 22 professores, que aconteceu em duas etapas. A primeira, nos dias 14 e 15 de fevereiro foi ministrada pelo MF carioca Luiz Loureiro, enquanto a segunda etapa, entre os dias 21 e 22 de fevereiro, ficou a cargo do AI paulista Alexandre Sigrist.

[O GM Rafael Leitão e o MF Luiz Loureiro durante a capacitação dos professores]

Sobre a metodologia do projeto, o MN Nicolau Leitão explicou: “Um dos diferenciais deste projeto é que os professores terão acompanhamento integral durante todo o ano. Nosso contato com os docentes não acabou com o encerramento da capacitação e eu acompanharei diretamente cada um deles para auxiliar na condução das aulas. O objetivo é passar um pouco da minha experiência como professor de xadrez para crianças. E não existe no Brasil um projeto de xadrez escolar conduzido tão de perto por um GM e por um MN”.

Durante a capacitação, os educadores receberam informações básicas sobre o xadrez, como as suas regras, mas também passando pela história do jogo, sua filosofia e, principalmente, as contribuições que este esporte possibilita para o desenvolvimento do raciocínio, da concentração e outros fatores fundamentais para a educação. E os professores que foram capacitados elogiaram a iniciativa.

No meu caso que nunca tinha mexido em uma peça de xadrez, não sabia nem a posição inicial das peças no tabuleiro, a semente foi plantada. Irei levar para a minha escola. Teremos uma equipe de alunos para participar dos jogos escolares e em consequência disso eles vão melhorar sua qualidade intelectual. O Governo do Estado e o Secretário de Educação, Felipe Camarão, estão de parabéns por conta dessa iniciativa”, disse o coordenador de esporte do Colégio Militar de São Luís, José Clarindo Coelho Neto.

Veja a reportagem sobre a primeira etapa da capacitação – feita pelo MI Luiz Loureiro aqui.

A segunda etapa do projeto consiste em uma aula inaugural ministrada pelo próprio GM Rafael Leitão em cada uma das 8 escolas contempladas, na qual, além de apresentar as peças às crianças e mostrar os movimentos iniciais, o GM conta um pouco sobre sua carreira.

No dia 14 de março, ele realizou a primeira aula do projeto, que aconteceu na UI Maria Firmina dos Reis. No dia 16 foi a vez da UE Sagarana II e a terceira aula foi dada na UI Estado do Mato Grosso no dia 17 de março.

[Aula do GM Rafael leitão na UI Maria Firmina dos Reis]

[Na UE Sagarana II o GM Rafael Leitão foi homenageado com um texto de boas-vindas e uma poesia feitos pelos alunos]

 

[Rafael com alunos da UI Estado do Mato Grosso]

Hoje, dia 20 de março, a quarta aula foi ministrada no CE Colégio Militar 2 de Julho e, em seguida, foi realizado o evento de lançamento oficial do projeto, que contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o Governador do Maranhão  Flávio Dino, o Prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior, o Vice-prefeito Júlio Pinheiro, os Secretários Felipe Camarão, Márcio Jardim e Odair José e o Deputado Federal Weverton Rocha.

[Rafael Leitão e o Governador Flávio Dino na cerimônia de lançamento do projeto]

O Governador e o Grande Mestre jogaram uma partida em dupla com alunos da escola. Flávio Dino jogou com a aluna Maria Eduarda enquanto Rafael Leitão jogou com o aluno Francisco Elvis. E a partida terminou em um cordial empate.

Durante os próximos dias o GM Rafael Leitão completará o cronograma de aulas magnas nas demais escolas e ele não esconde o entusiasmo com o projeto:

“Popularizar o jogo entre as crianças do meu Estado é a realização de mais um sonho. Os benefícios do xadrez são inúmeros e eu tenho certeza que os alunos vão se divertir bastante com o jogo. Espero que em um futuro próximo o Maranhão seja conhecido como o Estado do xadrez escolar no Brasil”.

E que o exemplo seja seguido em todo o Brasil!

 

 

Fonte:

Governo do Maranhão (Site)

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 20.03.2017.

 

 

Siga a Academia Rafael Leitão nas Redes Sociais!

Comments ( 2 )

  • Ademar Varela

    Parabéns pelo projeto. Espero um dia conseguir trazer esta idéia de projeto para a minha cidade

  • Ronaldo Coelho

    Parabéns Rafael pela iniciativa, como você mesmo falou: Quem sabe uma dia todas as escolas adotem o xadrez como matéria.

Post a Reply