Olimpíada de Xadrez de Baku 2016: Nona Rodada

    Hoje é domingo, família brasileira. Dia de acordar meio-dia, comer aquele macarrão da “mama”, assistir Criciúma e Mirassol, ver o Faustão, o imortal Sílvio Santos, o Fantástico etc. Mas, não, espere! Hoje não! Para quem é da época que acordava 8h da manhã para ver um tal de Ayrton Senna, hoje foi dia de relembrar os velhos tempos, acordar cedo e torcer pelas nossas equipes, ou por nossos ídolos, do xadrez. Vamos lá, pessoal! É ritmo! Ritmo de festa! (só não vale lembrar que amanhã é…)

     

    aa-baku-15_capivara_lencol_gr

     

    Resumo da Rodada

    Os EUA venceram, sem grandes dificuldades, a Noruega de Magnus Carlsen: 3 x 1. Hikaru Nakamura e Samuel Shankland venceram Jon Ludvig Hammer e Frode Urkedal, enquanto o campeão mundial não passou do empate contra Fabiano Caruana (assim como Aryan Tari e Wesley So). Também, Magnus não está ajudando muito nas suas escolhas de abertura…

     

    aa-baku-nakamura-ixi

    “Escandinava? Xi…”

     

    A Rússia também venceu e continua na cola do time norte-americano: 3 x 1 contra o eterno rival Azerbaijão 1. Vitórias de Vladimir Kramnik, que “doutrinou” Teimur Radjabov, e de Grischuk – que não deu chance para Arkadij Naiditsch. Já a Ucrânia venceu a Índia, mas com um placar mais apertado: 2,5 x 1,5. A única vitória do match foi a de Anton Korobov em cima de S.P. Sethuraman (este nome não parece nome de inimigo do Jaspion?).

     

    aa-baku-jaspion

    (Não era um programa de domingo, mas… enfim… era o Jaspion)

     

    República Tcheca e Geórgia também venceram, em matches bem difíceis, e com placares também apertados – Holanda e Hungria foram as vítimas. Destaque para a vitória de Baadur Jobava contra Richard Rapport no duelo dos românticos. Já Inglaterra x Irã; Letônia x Eslovênia; Itália x Chile; Grécia x Turquia; e França x Bielorrúsia terminaram em empates – daqueles tão emocionantes quanto XV de Piracicaba e Catanduvense num domingo à tarde…

     

    Mas, sendo justo, destaque para a vitória a la Chigorin de Alexei Shirov contra Alexander Beliavsky. Este jogo, sim, foi…

     

    aa-baku-fantastico

     

    As Equipes do Brasil

    No absoluto, vitória importantíssima do Brasil! Nosso GM Alexandr Fier empatou, mas não sem (muitas) emoções (ao menos para nós) com o GM Nils Grandelius – assim como Evandro Barbosa contra Tiger Hillarp Persson. As vitórias ficaram com o nosso Rafael Leitão e Diego Di Berardino – contra Erik Blomqvist e Jonathan Westerberg.

    Diego ganhou sua partida incluindo um belo sacrifício de cavalo, enquanto Leitão venceu porque seu adversário não viu Bd5 nem a sequência que vem depois. Foi um golpe malandro, escondido, difícil de ver e que esperamos vire em breve Partida do Dia.

    Sorte a nossa que neste domingão ensolarado – ou não, a depender de onde você está – nossos enxadristas resolveram compartilhar (via o Instagram do GM Leitão e Canal da Academia no Youtube) um pouco da intimidade da reunião da equipe pós-match. Ao menos essa invasão de privacidade não teve os tradicionais paredões dos domingos de BBB.

    Em seu depoimento, a fera – tanto no pessoal, quanto no profissional – GM Alexandr Fier explica a estratégia do time brasileiro nesta rodada. Enquanto o GM Felipe El Debs, no mais tradicional estilo “Arquivo Confidencial”, contou um pouquinho sobre os bastidores da equipe (participação especial, diretamente dos estúdios do Projac, Evandro Amorim – ídolo teen e próximo protagonista da Malhação):

     

    (notem para o modelito domingo-sofá do GM El Debs)

     

    Já no feminino o Brasil amargou uma dura derrota: 4 x 0 contra a equipe da Malásia. Ainda assim, o time feminino possui boas chances de fazer história, melhorando a 44ª posição obtida na última Olimpíada (em 2014). Mais uma vitória e um empate devem ser suficientes para isso! Já no absoluto a meta a ser batida é a 17ª colocação (obtida em 2010). Apenas as vitórias interessam!…

     

    aa-baku-silvio-santos

    (… ou ganhar 1 milhão em Barras de ouro que valem mais que dinheiro… Mas como não é o caso, o jeito é jogar xadrez e ganhar – as partidas – mesmo!)

     

    Próxima Rodada

    No Absoluto ainda está tudo indefinido: EUA, Ucrânia e Rússia seguem na briga – mas vigiados de perto por Geórgia, República Tcheca e Índia. A classificação:

     

    += TB1  TB2 
    1EUA72016284,0
    2Ucrânia80116267,0
    3Rússia71115290,0
    4Geórgia62114235,5
    5República Tcheca62114235,5
    6Índia70214234,0
    7Canadá61213247,5
    8Azerbaijão 161213235,0
    9Irã53113229,0
    10Inglaterra61213224,5

     

    Nos confrontos, os EUA enfrentam a Geórgia do exótico Jobava. Abertura Veresov para cima do Caruana! Será? República Tcheca faz um match de vida ou morte contra a Ucrânia, assim como Rússia e Índia.

    No absoluto, o Brasil enfrenta Portugal e o feminino, o time de Montenegro.

     

    #ProMateBrasil!

     

    promocao-relampago-banner

    20% de desconto em qualquer curso. Insira o cupom de desconto “promatebrasil” no seu carrinho de compras. Só até amanhã, o último dia das Olimpíadas. Aproveite!

     

    Fontes

    Site Oficial

    Chess Results

     

    Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 11.09.2016.

     

    • Links relacionados:

    [Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Oitava Rodada]

    [Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Sétima Rodada]

    [Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Sexta Rodada]

    [Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Quinta Rodada]

    [Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Quarta Rodada]

    [Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Terceira Rodada]

    [Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Segunda Rodada]

    [Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Abertura e Primeira Rodada]

    2 Responder para “Olimpíada de Xadrez de Baku 2016: Nona Rodada”

    • Ednilson oliveira

      olá excelente., é possível colocar as duas partidas de vitoria aqui? Ou todas de hj?

      • Rafael Favarin Pimentel

        Mestre, bom dia.

        Se servir de auxílio, nos links abaixo as partidas da nossa esquadra pela 9a. rodada:

        Grandelius-Fier: https://chess24.com/en/watch/live-tournaments/42nd-chess-olympiad-baku-2016-open/9/22/1

        Leitão-Blonqvist: https://chess24.com/en/watch/live-tournaments/42nd-chess-olympiad-baku-2016-open/9/22/2

        Hillarp-Barbosa: https://chess24.com/en/watch/live-tournaments/42nd-chess-olympiad-baku-2016-open/9/22/3

        Berardino-Westerberg: https://chess24.com/en/watch/live-tournaments/42nd-chess-olympiad-baku-2016-open/9/22/4

        Lembrando que o Westerberg vinha invicto com 5,5/6,0, até encontrar o Berardino pela frente!

        E tenho que concordar, a Equipe da Academia Rafael Leitão é espetacular nas postagens! Muito show!

    Deixe uma Resposta