Descomplicando A Técnica dos Miniplanos no Xadrez

    A Importância de Jogar Com Um Plano

     

    Em uma partida de xadrez é muito importante saber o que queremos em todas as posições. Em muitas situações não adianta apenas calcular, é preciso saber o que calcular. Para isso você precisa ter um plano de jogo para as próximas jogadas, saber o que sua posição precisa, se deve atacar algum ponto específico, se deve jogar no flanco rei ou no flanco dama etc.

     

    Mas é preciso ter cuidado: as partidas de xadrez são muito dinâmicas e você deve constantemente reavaliar seus planos. Alguns autores antigos (Kotov, por exemplo) tratavam a questão dos planos como algo exageradamente estático, introduzindo inclusive conceitos curiosos como o “plano multi-escalonado” que poderiam ter duração de 10-15 lances.

     

    Esqueça essa ideia. O que realmente existe no xadrez são os “miniplanos”. Você precisa saber o que gostaria de fazer nas próximas 3-4 jogadas no máximo. Pode ser melhorar uma peça, atacar uma fraqueza do seu adversário, reforçar a proteção do seu rei ou qualquer outra coisa. Mas não é necessário saber o que vai fazer depois desses 4 lances. Isso será reavaliado (e talvez você tenha até mesmo que reavaliar seu plano antes desses lances!). E lembre-se do velho ditado: é melhor jogar com um plano ruim do que jogar sem plano.

     

    planos de assinatura

     

    Guia Para os Miniplanos

     

    Para guiá-lo no início do treinamento de miniplanos, siga a seguinte rotina:

     

    • Avalie a posição e determine quem tem vantagem. Assim você saberá se está jogando para conseguir vantagem ou para igualar a posição. Para dicas sobre como avaliar corretamente, veja meu artigo;

     

    • Determine qual seu miniplano e também o que seu adversário pretende;

     

    • Depois disso, passe para a etapa da verificação: calcule algumas variantes e veja se o seu miniplano é viável taticamente. Geralmente não é necessário analisar mais do que 3-4 lances à frente.

     

    Chegou a hora de praticar! Vejamos algumas partidas clássicas nas quais a ideia de miniplanos foi utilizada com sucesso.

     

     

     

     

     

     

    Gostou deste artigo? Agora você pode ter um treinamento personalizado, com direito à montagem de um programa de treinamento, análise e avaliação do seu jogo e envio semanal de material de treinamento, incluindo artigos como este. Envie um email solicitando informações sobre nosso sistema de treinamento monitorado!

     

    Bons estudos!

     

    Uma resposta para “Descomplicando A Técnica dos Miniplanos no Xadrez”

    • El Chapo

      as partidas não aparecem ,erro ao analisar o pgn

    Deixe uma Resposta