Na minha modesta opinião o Rashid foi o melhor de todos. Só esta partida já o demonstra. É uma das partidas mais espetaculares, do ponto de vista do ataque, de todos os tempos. Já vi e revi várias vezes (não aprendi nada, mas vejo pelo prazer artístico). O livro com partidas do Rashid está esgotado e custa uma fortuna na Amazon (usado, evidentemente). Um jogador que faltou na lista foi o Kurt Richter (há um livro dele sobre combinações, já esgotado). Quanto ao que você, Leitão, disse sobre ser muito mais difícil ter sido GM no passado, concordo plenamente. Infelizmente os jogadores mais novos sequer ouviram falar de Gufeld (outro grande atacante), Geller, Polugayevsky, o próprio injustiçado Bogolyubov e Alekhine cujas combinações são estudadas a fundo por quem quer melhorar o seu jogo.
Diz a lenda que esse Rashid era melhor tático que Tahl
Parabéns pelo trabalho Rafael Leitão!
Parabéns Grande Mestre Rafael. Sou seu fã...
Na minha modesta opinião o Rashid foi o melhor de todos. Só esta partida já o demonstra. É uma das partidas mais espetaculares, do ponto de vista do ataque, de todos os tempos. Já vi e revi várias vezes (não aprendi nada, mas vejo pelo prazer artístico).
O livro com partidas do Rashid está esgotado e custa uma fortuna na Amazon (usado, evidentemente).
Um jogador que faltou na lista foi o Kurt Richter (há um livro dele sobre combinações, já esgotado).
Quanto ao que você, Leitão, disse sobre ser muito mais difícil ter sido GM no passado, concordo plenamente. Infelizmente os jogadores mais novos sequer ouviram falar de Gufeld (outro grande atacante), Geller, Polugayevsky, o próprio injustiçado Bogolyubov e Alekhine cujas combinações são estudadas a fundo por quem quer melhorar o seu jogo.
Li em algum canto que depois desta partida Polugaevsky teria dito: "Venci onze partidas contra ele e trocaria todas essas vitórias por esta partida".
Nezmeditinov é um monstro do xadrez soviético, e pensar que nunca recebeu o titulo de GM, mais é melhor do que centenas de GMs antigos e atuais