O Match do Século: Homer Simpson x Magnus Carlsen

O Match do Século: Homer Simpson x Magnus Carlsen

OS SIMPSONS: RECORDES E MAIS RECORDES…

A série animada The Simpsons (Os Simpsons) está no ar há nada menos que 28 anos. O programa consta no Guiness Book como a mais longa série de animação da televisão mundial. E desde sua estreia, em 1989, a exótica família de Springfield já viveu as mais absurdas situações – e até conseguiu prever outras tantas, como foi o caso, recentemente, da eleição de Donald Trump como Presidente dos Estados Unidos.

Aliás, falando em Trump, a atração também é a recordista na TV mundial em número de participações especiais. Por exemplo: as bandas Ramones, U2, Coldplay e Green Day; os ex-Beatles Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr; os atores Mel Gibson, Tom Cruise, Alec Baldwin e Kim Basinger; o ex-primeiro ministro britânico Tony Blair e o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama – aliás, a ex-primeira dama, Michelle Obama, também marcou presença; e até o físico inglês Stephen Hawking. A lista é interminável… (Numa matéria do portal vírgula podemos encontrar as 200 (!) participações mais marcantes – até aquele momento. A matéria é de 2013).

Stephen Hawking e Homer Simpson:

duas mentes privilegiadas

Mas eis que mais um nome veio juntar-se a este seleto grupo. Senhoras e senhores: o Campeão Mundial de xadrez, Magnus Carlsen, que dublou seu personagem.

 

Alguém aí tem o Skype do Campeão Mundial? Homer Simpson tem!

MAGNUS CARLSEN: POPSTAR

Quando pensamos na ideia de “popstar”, automaticamente nos vem à mente atores de Hollywood, astros da música, modelos internacionais, jogadores bilionários de futebol – ou mesmo de basquete, tênis, pilotos de Fórmula 1 –, etc. Mas talvez possamos estender um pouco mais esta lista: o campeão mundial de xadrez. Mais precisamente o atual campeão mundial de xadrez: o norueguês Magnus Carlsen.

Isso mesmo. Você duvida? Veja só:

O jovem campeão mundial já pousou de modelo ao lado da atriz Liv Tyler…

 

… já ganhou paródia sobre a sua personalidade “intensa”…

… E já até deu o pontapé inicial num jogo do Real Madri em pleno Santiago Bernabéu!

 

Falta alguma coisa para chamarmos Magnus Carlsen de popstar? Sim, faltava.

 

HOMER SIMPSON E MAGUNS CARLSEN: O ENCONTRO DE TITÃS

A participação especial de Carlsen em Os Simpsons aconteceu no décimo quinto episódio desta vigésima oitava temporada. Em “the cad and the hat” descobrimos um fato inusitado do passado de Homer: o chefe da família Simpson, na infância, desenvolveu uma enorme habilidade para o xadrez. Contudo, devido a um problema quase freudiano com o seu pai, o vovô Simpson, Homer acabou abandonando o xadrez e praticamente apagando esta lembrança da sua mente.

 

Contudo, no momento em que Homer consegue resgatar esta parte de sua vida, que até então estava adormecida, um novo gênio enxadrístico surge – embora Homer mal saiba o nome das peças e continue com a sua visão de mundo, digamos, “limitada”. Mas os típicos enxadristas que jogam a dinheiro nos parques norte-americanos; os amigos do “Bar do Moe” – em simultânea; e até a sua amada Marge Simpson: ninguém é páreo para o “Ogro de Springfield”.

 

E o que não falta são “easter eggs” (pequenos segredos escondidos) no episódio. Como, por exemplo, quando Marge e Homer enfrentam-se, o diagrama lembra uma famosa miniatura entre Reti e Tartakower jogada em 1910 (1.e4 c6 2.d4 d5 3.Cc3 Dxe4 4.Cxe4 Cf6 5.Dd3 e5 6.dxe5 Da5 + 7.Bd2 Dxe5 8.O-O-O Cxe4 9.Dd8 + Dxd8 10.Bg5 + Rc7 11.Bd8 #).

 

Já em outro momento, após ser derrotado, uma das vítimas afirma que Homer jogou “como Polugaevsky em Mar del Plata” (o GM russo venceu o supertorneio na Argentina, em 1962, com dois pontos de vantagem do segundo colocado. Ninguém menos que o ex-campeão mundial Smyslov. Em 1971 Polugaevsky repetiu a dose).

E há, claro, outras piadas com nomes e estereótipos consagrados do xadrez.

 

Aulas de xadrez!

Aprenda o jogo que deixou Bobby Fischer louco

Mas onde entra o campeão mundial Magnus Carlsen nisso tudo? O norueguês é o responsável por treinar e aconselhar Homer Simpson através da sua recém descoberta habilidade. Mais do que isso. Carlsen prepara Homer para o maior desafio da sua vida: uma revanche contra o pai de Homer, o vovô Simpson. A partida é acompanhada por todos. Inclusive pelo campeão mundial.

 

Na verdade esta não é a primeira vez que Magnus Carlsen torna-se o personagem de um desenho. Algum tempo atrás o campeão mundial fez uma rápida aparição na revista norueguesa do Pato Donald. Isso mesmo. Do Pato Donald. E ainda, na ocasião, Carlsen aproveitou para fazer uma piadinha com o rival Hikaru Nakamura.

 

Está dizendo Carlsen:

“Você está jogando um pouco como Kvakkamura”

A capa da edição: quase um super-herói

Mas voltando a Os Simpsons, aqui podemos ver uma compilação dos melhores momentos do episódio – a aparição de Carlsen acontece por volta dos 4 minutos (áudio em inglês).

 

E você? O que achou deste encontro épico? Será que o reinado de Magnus Carlsen estaria ameaçado por este novo, e inusitado, adversário? Impossível dizer. Mas, sem dúvida, quem venceu foi o xadrez.

Fonte:

Chess.com

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 22.02.2017.

Comments ( 2 )

  • Rafael Favarin Pimentel

    Recentemente postei em meu blog um texto do guairense Rafael Oliveira “SOBRE XADREZ E CARROS” (link: http://cxguaira.blogspot.com.br/2017/02/sobre-xadrez-e-carros.html) e em minha rápida pesquisa notei que o Champion of The World também deu uma voltinha em super carros… sem dúvidas, ele é um Popstar.

    Excelente texto e ansioso para assistir ao episódio!

    Abraço!

  • Osmar Filho

    Os Simpsons é o melhor desenho do mundo! Sua sátira é perfeita. Viva o Xadrez!

    Se alguém vier pelo Pará, passe pelo marajó, mas especificamente em Portel. Nessa cidade no meio da Amazônia existem bons jogadores que mantêm a tradição do xadrez viva.

Post a Reply