Norway Chess 2021: Carlsen Muito à Frente de Nepo
A poucos meses do match do Campeonato Mundial de Xadrez, com início em 26 de novembro em Dubai, os dois postulantes ao título se enfrentaram no tradicional torneio da Noruega.
É óbvio pensar que Magnus Carlsen e Ian Nepomniachtchi guardaram as suas principais armas para novembro, contudo, o Norway Chess deu sinais do que pode acontecer nos Emirados Árabes.
Está sem tempo para ler o artigo? Escute a versão em aúdio.
Como esperado, as duas partidas clássicas entre ambos não tiveram grandes emoções e terminaram em igualdade. No Armagedom, porém, Carlsen conseguiu duas vitórias. Um possível prelúdio do match, lembrando que Carlsen precisou dos desempates para vencer Karjakin (2016) e Caruana (2018) nos matches anteriores.
De qualquer maneira, com seu estilo universal também muito forte no blitz, Magnus Carlsen sobrou no Norway Chess e conquistou mais um título. Por outro lado, Nepomniachtchi não passou da quarta colocação entre seis jogadores.
Nepomniachtchi pode vencer Carlsen em novembro?
Norway Chess
Além do campeão mundial e do desafiante, o torneio também contou com o vice-campeão da Copa do Mundo de Xadrez 2021, Sergey Karjakin (Rússia); as promessas Richard Rapport (Hungria) e Alireza Firouzja (França), além de Aryan Tari (Noruega).
O sistema de pontuação é diferente neste torneio:
- Vitória – 3 pontos
- Empate – os jogadores disputam um Armagedom: o vencedor leva 1,5 ponto e o perdedor 1,0 ponto.
- Derrota – 0
Classificação
- Magnus Carlsen 19,5 (+4 = 5 -1)
Carlsen venceu os 5 desempates que disputou
- Alireza Firouzja 18,5 (+5 =3 -2)
Firouzja perdeu os 3 desempates
- Richard Rapport 16,5 (+4 = 4 -2)
Rapport só venceu 1 dos 4 desempates
- Ian Nepomniachtchi 12,0 (+1 =7 -2)
Nepo venceu 4 e perdeu 3 desempates
- Sergey Karjakin 10,0 (+1 =5 -4)
Karjakin venceu 4 e perdeu 1 desempate
- Aryan Tari 7,0 (+1 = 4 – 4)
Tari perdeu os 4 desempates
Análise
O sistema de pontuação do torneio norueguês, semelhante ao do futebol, somado ao Armagedom (partida blitz no qual as brancas possuem vantagem de tempo e a obrigação da vitória) é uma tentativa de atrair a atenção do público e evitar o excesso de empates – sem luta – no xadrez.
Perceba que na classificação comum a posição dos jogadores se manteria a mesma, com Carlsen sendo campeão pelos critérios de desempate (confronto direto).
- Carlsen 6,5
- Firouzja 6,5
- Rapport 6,0
- Nepomniachtchi 4,5
- Karjakin 3,5
- Tari 3,0
O 4º Título de Magnus
Criado em 2013, o Norway Chess está na nona edição com quatro títulos de Carlsen: o terceiro consecutivo (2016, 2019,2020 e 2021).
Sergey Karjakin venceu as duas primeiras edições (2013 e 2014)
Veselin Topalov (2015), Levon Aronian (2017) e Fabiano Caruana (2018) fecham a lista de campeões.
Firouzja e Rapport no Top 10
Com excelentes desempenhos na Noruega, Firouzja e Rapport entram no Top 10 do live chess ratings, ambos com 2770 pontos. Com 18 e 25 anos, respectivamente, são os dois enxadristas mais jovens entre os 10 melhores.
- Carlsen 2854
- Caruana 2800
- Ding Liren 2799
- Nepomniachtchi 2782
- Aronian 2782
- So 2778
- Giri 2777
- Grischuk 2775
- Firouzja 2770
- Rapport 2770
De 0 a 100%, quais as chances de Nepomniachtchi contra Magnus Carlsen no Campeonato Mundial?
Deixe sua opinião nos comentários.
Gostou do artigo? Então, compartilhe nas redes sociais.
Imagens: Site Oficial
Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz
2%
Nesse caso, acredito que o valor esperado pelo sistema Elo Fide é uma boa aproximação. 72 pontos de rating a mais para Carlsen, significam 60 a 40 frente a Nepo. Acho que é um bom chute, diria matemático!
Nesse momento é Carlsen. Mas veremos...
Em 1927, ninguém acreditava na vitória de Alekhine...Nesse nível, todo cuidado é pouco...Capa vinha do torneio de Nova Iorque...Tinha arrebentado todo mundo...Mas perdeu! :)
Sim, é verdade... mas entre 1921 e 1927 a motivação de Capablanca não foi tão alta como de costume e ele teve longos períodos de inatividade, enquanto Carlsen continua 100% mergulhado no mundo do xadrez.
Em partidas Clássicas o Nepo joga muito próximo com Magnus ou até vence (tem score positivo contra Magus).
Logo, pra vencer o Magnus, ele precisa pontuar nas classicas, não deixando o jogo correr pro armagedom. E outra, jogar sem troca de peças, pois o Magnus domina qualquer final, contra quem quer que seja.
Ou seja, dá pra vencer o Magnus se souber ter jogo de cintura nesses quesitos.
Score positivo sendo que na época nenhum dos 2 estava nem perto do auge
As chances são baixas, vou arriscar um palpite para o placar:
Carlsen 7,5 x 5,5 Nepomniachtchi
(sem ter que jogar a partida 14).
-15%
Sinceramente, as chances de Nepo são consideravelmente menores, levando-se em conta as últimas participações de ambos em torneios/campeonatos, a despeito da vitória de Nepo no Torneio de Candidatos. Contudo, precisamos pesar a motivação de ambos em novembro e até lá muita coisa poderá mudar.
Quem ganha somos nós, os fãs de xadrez. Depois de tanto tempo sem uma disputa de mundial. Acredito que teremos poucos empates em comparação aos matches passados, em especial devido a quase todos os torneios recentes terem sido em ritmo rápido ou predominantemente rápido. Carlsen é matematicamente favorito, 72 pontos de elo é muita coisa. Mas adoro torcer pro azarão. Se o Nepo repetir a ótima performance nos candidatos... vai ser bem duro.