Rafael Leitão vence o Zonal 2.4!

Terminou nesta sexta (03/05) o Zonal 2.4, em Manaus, que tinha o objetivo de classificar dois enxadristas para a Copa do Mundo a ser realizada em Tromso, na Noruega, em agosto. A zona é composta por enxadristas do Brasil, Peru e Bolívia.

Ao final de 9 rodadas deste torneio suiço, que teve a presença de 84 jogadores, as vagas ficaram com Rafael Leitão e Alexandr Fier, os favoritos por rating, seguidos pelos GMs Jorge Cori e Krikor Mekhitarian,  números 3 e 4, provando que o sistema de rating não é tão sem sentido quanto alguns seguidores das redes sociais pensam. Destaques também para o jovem Luís Paulo Supi – que conseguiu seu título de MI – e para Armen Proudian, que logrou o título de MF.

O torneio foi realizado no excelente Hotel Tropical, com instalações impecáveis, incluindo um amplo e confortável salão de jogos. Também é louvável que um evento deste porte seja realizado em Manaus, fomentando o desenvolvimento enxadrístico em uma região mais distante do habitual. Espero que a iniciativa da CBX, inegavelmente um sucesso, bastando notarmos o expressivo número de participantes, seja estendida para outras localidades – quem sabe chegando até São Luís-MA, cidade em que resido atualmente!

Algumas ausências foram sentidas no evento. Os fortíssimos GMs brasileiros Giovanni Vescovi e Gilberto Milos encontram-se em período de pouca atividade. O GM peruano Emilio Cordova, que agora mora em Cuba também não se animou, bem como o único GM boliviano, Oswaldo Zambrana, provavelmente por conta da organização do Continental que será realizado na Bolívia em poucos dias.
Algumas linhas sobre minha participação no evento: sem dúvida fiquei contente de obter um ótimo resultado depois de alguns meses de inatividade. Tive sorte em minha partida com o MF Benares, na terceira rodada, na qual joguei sem energia após obter clara vantagem no meio-jogo, ficando com uma posição quase perdida. Mas meu adversário não viu uma combinação de mate em dois durante o apuro de tempo. De resto, joguei boas partidas, com destaque para minhas vitórias contra Cori e Di Berardino. Também ganhei um bom final contra o perigoso Supi, no meio do torneio. Tive um emparceiramento dificílimo, enfrentando Fier, Krikor, Jorge e Daise Cori, Di Berardino e Supi. Se por um lado isso dificultou meu torneio, por outro me ajudou nos critérios de desempate e a ganhar 8 pontos de rating.

No comments

Deixe seu comentário