Svidler vence o Campeonato Russo pela Sétima Vez

Petr Svidler sagrou-se Campeão Russo 2013, após vencer Ian Nepomniatchi no desempate de rápidas. Somando os títulos conseguidos em 94, 95, 97, 2003, 2008 e 2011, Svidler chega à sétima conquista, façanha cuja dificuldade beira o impossível.

O campeão fez 6,5/9 e demonstrou sua classe durante todo o torneio. Sempre fui um admirador do seu jogo, mas Svidler está naquela categoria dos enxadristas que nunca serão Campeões Mundiais, simplesmente por algum detalhe. A verdade, porém, é que ser heptacampeão russo é algo quase tão difícil quanto ser campeão do mundo.

Muito se esperava da participação de Kramnik depois da conquista do título da Copa do Mundo. Mas seu jogo ficou aquém do esperado, ao menos para mim. Já me decepcionei com sua primeira partida, repleta de sacrifícios furados, totalmente fora do estilo de jogo que admiro.

Destaque também para seu enfrentamento com Andreikin, repetindo a final da Copa. Desta vez Andreikin levou a melhor – algum engraçadinho poderá dizer que a vitória chegou com meses de atraso – ampliando o escore pessoal para 3×1, descontando os empates. Mas o fato é que Vlad venceu quando mais importava.

A última rodada foi dramática. Depois do empate entre Svidler e Karjakin, todas as atenções se voltaram para a partida Nepomniatchi – Kramnik, já que o vencedor disputaria um desempate de rápidas pelo título. Apesar de ter uma posição superior e bem ao seu estilo, o veterano ex-campeão mundial foi surpreendentemente derrotado, o que o deixou até mesmo fora do pódio (por sinal, li na internet que ele nunca conseguiu uma medalha em um Campeonato Russo). Esta deve ter sido uma das derrotas mais dolorosas de sua brilhante carreira.

O desempate entre Svidler e Nepo não teve grandes emoções, talvez pelo cansaço deste último. Aliás, o multicampeão já havia vencido o duelo entre ambos na primeira rodada do  evento.

Todas as partidas podem ser vistas online clicando aqui.

Parabéns ao Mr. Russia, Petr Svidler!

 

Escrito por Rafael Leitão.

 

 

No comments

Deixe seu comentário