Mais Uma Vez Ele: Fier Vence Torneio na Itália

MAIS UMA VEZ ELE: FIER VENCE TORNEIO ABERTO NA ÍTALIA!

 

“Por onde andará Alexandr Fier?”. Esta é a pergunta imediata que devemos nos fazer quando se trata do nosso carismático Grande Mestre brasileiro (como vimos em nossa matéria anterior – clique aqui). A parada desta vez foi na pequena, mas belíssima, comuna italiana de Fano – conhecida por suas belas praias e, claro, pelo mar que banha a região. E daí o nome do evento em que participou o intrépido GM: 5°Festival Mare di Fano.

 

fierit2
Panorama do salão de jogos

Com 141 jogadores divididos em três categorias, Fier participou do grupo A, evidentemente o mais forte, e manteve o favoritismo de número um do torneio. Mas, curiosamente, na primeira rodada o brasileiro nos deu um “susto”, já que acabou empatando com o local Mauro Mazzini (2191).

 

Contudo, após o tropeço inicial, Fier emendou 4 acachapantes vitórias. A vitória da quarta rodada, contra o MI sérvio Gojko Laketic (2413), por exemplo, foi uma amostra de que quando o mar está mesmo para peixe, e a fase é boa, dá até para pescar sem isca. Ou melhor: dá até para ser a própria isca, já que o GM brasileiro conseguiu uma épica “enrolada” – mas é claro: quem conhece o jogo de Fier sabe do espírito de luta dele, então, méritos do nosso “kamikaze”.

 

Banner Info site 540 x 360 novo6

 

Depois de um empate na sexta rodada contra o MF Luca Moroni, Fier voltou a emendas mais uma série de vitórias – agora até o final da competição. Mais três, sendo a da sétima rodada uma das mais “vistosas”. A vítima foi o GM ucraniano Oleg Romanishin (2433), que sofreu com a Trompowsky de estimação de Fier.
Em resumo: 8,0 pontos em 9,0 possíveis, mais um “caneco” para casa. Campeão invicto, com uma rodada de antecedência, 1,5 pontos na frente do segundo colocado, GM norueguês Frode Urkedal (2557), e com direito a exclamação, e admiração, por parte dos “comedidos” italianos – mas, verdade seja dita, eles têm razão: um torneio para poucos!

 

fierit3

Fier: o cavanhaque mais forte do Brasil?

 

Qual será o próximo torneio do GM com mais carimbos no passaporte do Brasil? Façam suas apostas!
FONTES:
Chess Results
Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 09.08.2016

3 Respostas a “Mais Uma Vez Ele: Fier Vence Torneio na Itália”

  • FA WAUGHAN

    Um dos melhores jogadores do Brasil parabéns Fier

  • RAFAEL RODRIGUES MENDONCA SCODRO

    Gostaria de vê - lo em torneios com níveis mais altos. Mas vencer é sempre bom.

  • Ademar Varela

    sempre fico feliz quando vejo um brasileiro vencendo. parabéns GM Fier !

Deixe seu comentário