MI Coelho Vence Memorial Bobby Fischer

     

     

    Aconteceu, do dia 17 ao dia 19 deste mês, na bela cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, no Litoral Hotel Cabo Branco, o VIII Memorial Bobby Fischer. Disputado em 6 rodadas pelo sistema suíço e o ritmo de 1 hora e 30 minutos mais 30 segundos de acréscimo por lance, o torneio, que homenageia um dos mais lendários e um dos maiores (para alguns, o maior) enxadristas de todos os tempos, o genial Bobby Fischer, contou com a participação de 114 enxadristas de 14 estados e uma premiação total de R$ 6.000,00.

     

     

     

    Fizeram parte da disputa 30 titulados, sendo o número um do evento o GM Felipe El Debs (2531). Felipe, inclusive, é o nosso mais novo “companheiro de equipe”: numa parceria entre a Academia Rafael Leitão e o site Ichess.net, o GM El Debs gravou uma palestra de 3 horas apresentando um repertório completo para as negras com a Dragão Hiper Acelerada (vale a pena conferir)! O MI Yago Santiago (2447), o recém repatriado aos tabuleiros MI Luís Henrique Coelho (2390), e o MI Maximo Iack (2357), fecharam o time dos mais altos titulados do torneio.

     

    O sempre simpático GM El Debs, “atração” do torneio, enfrentando amistosamente o enxadrista local Arthur Olinto

     

    Mas o GM El Debs não teve vida fácil. Ele foi derrotado na quinta rodada pelo MI Yago Santiago, que foi para a última rodada líder isolado com 5 pontos. Entretanto, Yago esbarrou no ressurgido MI Luís Coelho que, deixando de lado um pouco sua carreira no poker, parece ter definitivamente retornado em grande estilo.

    Coelho, de pretas, venceu Yago na última rodada e com 5,5 pontos – 5 vitórias e 1 empate (contra o MI Maximo Iack) – foi o campeão isolado do VIII Memorial Bobby Fischer. E com direito a performance de 2602 e mais 5,5 pontos de rating. Yago e Maximo, ambos com 5 pontos, ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. O GM El Debs e o MF Francisco Cavalcanti, também com 5 pontos, foram quarto e quinto colocados.

     

    O pódio do VIII Memorial Bobby Fischer

     

    O top 10:

     

     

    Destaque também para os jogadores que conseguiram levar mais pontos de rating para casa:  David Luan Dantas (1826) +17; Ana Paula Sallaberry (1540) +19; Pablo Santana (1566) +23; Lucas Ramonn (1727) +31; Alexandre Macedo (1826) +34; e Gelúcio de Melo (1550) +92 (!).

    Parabéns ao MI Luís Coelho – nem só de poker vive o homem!

     

    FONTES

    Xadrez Potiguar

    Reino De Caissa

    Chess Results

     

    Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 25-03-2017

    No comments

    Deixe seu comentário