Leitão Conquista Vaga para a Copa do Mundo

O GM Rafael Leitão conquistou uma das vagas para a Copa do Mundo de Baku, em 2015, ficando em 4º lugar no IX Torneio Continental das Américas.

No ambiente paradisíaco da Praia de Pipa/RN, 18 renomados Grandes Mestres do continente americano, como GM Lázaro Bruzon, o GM Julio Granda, o GM Axel Bachmann, o GM Samuel Shankland, o GM Neuris Delgado, dentre outros, disputaram 4 vagas para a Copa do Mundo de Xadrez de 2015, em um acirrado torneio que contou com 199 enxadristas inscritos.

Na última rodada, Rafael garantiria o 1º lugar no torneio com uma vitória contra o GM Alexander Shabalov, de brancas. Contudo, em uma lutada partida, foi inevitável o empate em um complexo final de torres.

Com isso, pelo critério de desempate, o título ficou para o GM peruano Júlio Granda (também campeão das edições de 2012 e 2013), o segundo lugar para o GM Samuel Shankland (EUA), a terceira colocação para o GM Alexander Shabalov (EUA) e o 4º lugar para o GM Rafael Leitão.

Os 6 (seis) enxadristas que alcançaram 8,5 pontos disputaram as 4 (quatro) vagas para a Copa do Mundo de Xadrez em Baku, no Azerbaijão, em um emocionante tie-break de partidas rápidas.

O GM Leitão garantiu sua vaga com a vitória de pretas sobre o GM Alexander Shabalov, na quarta rodada. As outras 3 vagas ficaram com o GM Granda, o GM Shankland e o GM Ortiz.

Você pode conferir as impressões do GM Leitão sobre o IX Torneio Continental das Américas acessando os três textos produzidos por ele no nosso blog.

 

 

No comments

Deixe seu comentário