Aberto do Brasil 2016: Etapa Poços de Caldas

Aconteceu no último final de semana, de 26 a 28 de fevereiro, na turística cidade mineira de Poços de Caldas, mais um Aberto do Brasil – valendo duas vagas para a Semifinal do Campeonato Brasileiro Absoluto de 2016.

Disputado em 6 rodadas pelo tradicional sistema Suíço, o evento contou com a participação de 99 jogadores – um número razoavelmente expressivo.

O vencedor foi o atual Campeão Brasileiro Krikor Mekhitarian. Com 5,5 pontos, Krikor só deixou meio ponto, na quinta rodada, com o jovem do interior paulista Luís Paulo Supi – que, aliás, também fez um excelente torneio e terminou na terceira colocação com os mesmos 5,5 de Krikor. Se Krikor com elo 2563 somou mais 7,4 pontos de rating e continua firme atrás dos 2600, Supi, com 2470, está cada vez mais próximo dos 2500 e, evidentemente, é fortíssimo candidato a ser o próximo GM brasileiro. E o segundo GM do interior de São Paulo.

 

poços de caldas supi

[MI Supi cada vez mais próximo dos 2500. Que venham as normas!]

 

O primeiro “GMC” (“Grande Mestre Caipira”: termo cunhado pelo GM Rafael Leitão), é Felipe El Debs – que também disputou o torneio e terminou na terceira colocação com 5,0 pontos. Felipe liderou juntou com Krikor boa parte da competição e, inclusive, na rodada final, com meio ponto de vantagem, precisava apenas do empate para levar o caneco. A partida decisiva entre os dois, Krikor e El Debs, e que acabou em vitória para o primeiro, contudo, não tirou o pódio de El Debs – que fica devendo para os seus fiéis fãs uma assiduidade maior de torneios este ano.

 

poços de caldas krikor x el debs

 

[Imagem da partida decisiva do Aberto de Poço de Caldas: Krikor x El Debs]

 

Outro destaque da competição foi Marcos Vinícius Torsani Pires (2257), que terminou em 4º lugar – 5,0 pontos. Marcos Vinícius foi derrotado apenas pelo GM El Debs, tendo inclusive vencido, na quarta rodada, o GM Everaldo Matsuura. Com os 22,6 pontos ganhos neste torneio, Torsani também é mais um jogador que vai se aproximando da ultrapassagem de outra barreira: a dos 2300 e, consequentemente, alcançar o título de MF.

Veja as análises de algumas partidas deste torneio em futuras edições da seção “partida do dia”.

Segue a nossa torcida para todos!

Conheça nosso Canal no Youtube!

Chess Results

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 02.03.2016.

 

acesso total ao site

2 Respostas a “Aberto do Brasil 2016: Etapa Poços de Caldas”

  • Hofaragao1

    Boa matéria informativa, mas há um pequeno erro. MI Luis Paulo Supi terminou em segundo lugar :)

    • Rafael Leitão

      Obrigado pela correção!

Deixe seu comentário