Campeonato Russo Por Equipes 2016

 

 Começou no dia 30 do mês passado e vai até o dia 10 deste mês o fantástico Campeonato Russo de Equipes onde podemos ver desfilar vários TOPs do xadrez mundial – não só russos.

A competição acontece na cidade de Sochi, sudoeste do país – cidade que viu, em 2014, o então campeão mundial Magnus Carlsen manter o seu título frente o desafiante, e campeão anterior, Viswanatan Anand.

O torneio, que conta com equipes de 8 jogadores, sendo 2 reservas, possui várias divisões. A League Superior, com 23 equipes; uma divisão para os veteranos; duas divisões juvenis; uma divisão feminina (9 equipes); e, claro,  a Premier League, que conta com apenas 5 equipes, mas é onde se encontra o maior número de estrelas. Inclusive, o futuro desafiante de Carlsen: Sergey Karjakin.

 

Svidler x Karjakin Russian Team

Não adianta esconder-se, Karjakin: sabemos que é você (a direita, primeiro plano)

 

Após sete rodadas a liderança é justamente da equipe de Moscou, composta por: Karjakin (2779), Nempomniachtchi (2703), Inarkiev (2686), Najer (2686), Zvaginsev (2672), Dubov (2644), Malakhov (2703) e Popov (2645).

Em segundo lugar, empatada com Moscou, a equipe da Sibéria, do número 2 do mundo – na frente de Caruana –, Kramnik (2801); Grischuk (2752); Tomashevsky (2752); Jakovenko (2731); Rublevsky (2692); Korobov (2674); Kokarev (2622); e Bocharov (2597).

 

Kramnik Russian Team

Kramnik, segundo do mundo, encabeça a equipe de Moscou

 

São Petersburgo, a terceira, trás Svidler (2762); Leinier Dominguez (2732); Vitiugov (2721); Xiangzhi Bu (2723); Matlakov (2693); Rodsthein (2689); e Fedoseev (2685).

Além de Sjugirov (2674); Lysyj (2668); Kamsky (2670); Artemiev (2669); os dois primeiros em Shiguli; os dois últimos em Ladya.

 

A tabela de classificação:

 

EquipesPontos
1ShSM Legacy Squre – Moscou6
Sibéria6
3Bronze Horseman – S. Petersburgo5
4Shiguli3
5Ladya0

 

Mas muito melhor do que ficar falando dos jogadores e, principalmente, do nome das equipes, é falar das partidas que estão acontecendo. O que não falta é animação!

 

Russian Team

Acreditem: o bom humor dura só até começar a partida

 

Na terceira rodada, Kramnik nos presenteou com um das suas típicas aulas de xadrez posicional. A vítima foi o GM Sanan Sjugirov (2674). Vale a pena conferir clicando aqui.

 

Kramnik x Sjugirov

Kramnik x Sjugirov

 

Na quinta rodada, a partida da vez foi de Nepomniachtchi. O sorridente GM russo jogou uma surpreendente e, criativa ideia, que chamou à atenção de todos (posteriormente, via twitter, viemos a saber que a ideia foi, na verdade, do jovem companheiro de equipe de Nempomniachtchi: Daniil Dubov). Mas adivinhem quem foi a vitima? Pobre Sjugirov! Análises para a partida, aqui.

Aliás, Nepo está fazendo um grande torneio. Além da vitória citada, destaque para a sua vitória contra O GM Cubano Leinier Dominguez, de pretas, e contra o compatriota Grischuk. Curiosamente, essas duas partidas foram siciliana najdorf/scheveningen. É preciso ser eclético e saber se virar de ambos os lados!

Combo Teoria Básica de Finais 2

Além das atuações de Kramnik e Nepo, obviamente, as partidas de Karjakin são alvos de grande curiosidade: como será que está o desafiante de Carlsen?

Mal. Um empate contra Grischuk na segunda rodada, uma derrota contra Svidler na sexta e um empate na sétima contra Kramnik, sendo que o Karjakin ficou mal durante boa parte da partida – embora ninguém possa negar o seu espírito de luta: mesmo com quase 5 pontos de desvantagem, Karjakin continou a colocar problemas práticos ao seu adversário e o empate depois de 138 lances é, apesar de tudo, quase uma vitória.

Faltam ainda 3 rodadas para o final. Qual equipe será que leva? Qual será a próxima Partida do Dia? Façam suas apostas!

 

FONTES:

Chess Results

Chess Base (fotos)

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 07.05.2016

 

No comments

Deixe seu comentário