Norway Chess 2016: Carlsen Arrasador

O Norway Chess 2016, que começou no dia 19 de abril e vai até o dia 01 de maio, na cidade de Stavanger, faz parte do já tradicional circuito internacional Grand Chess Tour: uma série de supertorneios que contará com nove, dos dez melhores jogadores do mundo, em torneios rápidos e blitz nas cidades de Paris e Bruxelas-Leuven (cidades estreantes do Chess Tour), além dos consagrados eventos em San Luis (o Sinquefield Cup US) e Londres (o London Chess Classic). Ao final, a somatória de pontos de todos os torneios resultará em um campeão geral.

No ano passado o vencedor foi ninguém menos que o Campeão Mundial Magnus Carlsen – não sem grandes emoções, haja vista, por exemplo, a tragédia (shakespeariana) que acometeu Magnus durante o Norway Chess do ano passado (clique aqui para saber mais sobre). Além disso, Carlsen dificilmente irá brigar pelo título do Chess Tour deste ano, pois, devido a defesa do título mundial contra Karjakin no final do ano, ele não jogará em San Luis e Londres. Aliás, falando em não jogar…

 

A DESISTÊNCIA DE KARJAKIN

 

norway chess 2016 karjakin

[Cansaço ou estratégia?]

 

E antes mesmo de começar, o Norway Chess já deu sua primeira “emoção”: a desistência do desafiante ao título mundial, e bicampeão do Norway Chess (2013-2014), Sergey Karjakin. O representante do Grande Mestre russo, Kirill Zangalis, deu a seguinte declaração para um periódico russo:

 

Karjakin não vai participar do prestigiado torneio em Stavanger. Sergey ficou encantado ao receber o convite para o torneio Norway Chess e aceitou de bom grado depois de ser coroado campeão do torneio em 2013 e 2014. A explicação para a sua remoção é muito simples: ninguém sabia de antemão que Karjakin iria ganhar o Torneio de Candidatos. Sergey agora tem um status quo diferente e decidiu se concentrar na preparação para o match do título mundial. O Torneio dos Candidatos consumiu quase toda a sua energia.

 

 A notícia da desistência de Karjakin, apenas 12 dias antes do início do torneio, não foi bem recebida pelos organizadores da competição – que deixaram claro a sensação de “falta de respeito” do GM russo com a organização e demais jogadores (além dos nós, espectadores, que esperávamos ver um ensaio do que seria o encontro entre Karjakin e Carlsen ao final do ano).  De toda forma, os organizadores do Norway Chess deixaram claro que os torneios na Noruega sempre estarão abertos para Karjakin.

Cansaço real ou estratégia?

recursos do adversário 

TORNEIO BLITZ: ESPERTO FOI O KARJAKIN…

 

De toda forma, a lista de jogadores acabou ficando a seguinte:

 

Nº no mundoJogadorElo
1Magnus Carlsen2851
2Vladimir Kramnik2801
4Anish Giri2790
5Maxime Vachier-Lagrave2788
7Levon Aronian2784
12Pavel Eljanov2765
13Pentala Harikrishna2763
15Li Chao2755
16Veselin Topalov2754
112Niels Grandelius2649

 

 

E como realizado nas edições passadas, a numeração da tabela schüring do Norway Chess é decidida num emocionante torneio blitz – que já serve para atiçar os egos e dar uma pequena amostra do que está por vir.

Desta vez Carlsen foi arrasador: 7,5 pontos em 9 possíveis. 1 empate (para Nils Grandelius) e uma derrota (para Anish Giri – que ficou em segundo lugar). No mais, 7 vitórias (!). Sim, o Campeão estava com “fome de bola”. E se o desempenho de Magnus continuar desta forma, esperto mesmo foi o Karjakin…

Abaixo a tabela final do relâmpago. Destaque para o segundo lugar de Anish Giri: quem disse que ele só empata? Ao menos no blitz, a história foi outra… (nota negativa: Topalov ainda não se recuperou…)

 

AS 4 PRIMEIRAS RODADAS

 

Com 4 rodadas até agora, a liderança é do já mais que citado Magnus Carlsen.

Na primeira rodada o Campeão Mundial venceu o indiano Petala Harikrishna no melhor do seu estilo: pouca teoria e muita pressão. A posição final trouxe um ataque imparável, apesar de deixar passar um belo arremate (clique aqui e veja as análises do GM Rafael Leitão para essa partida). E falando em Giri e vitórias, o holandês venceu na primeira rodada Pavel Eljanov. Assim como Kramnik também venceu o sueco Nils Grandelius – utilizando o sistema popularizado pelo compatriota Grischuk: 1.d4 e 2.Bf4. Aronian-Topalov e Vachier-Lagrave-Chao Li empataram sem grandes emoções.

 

norway chess 2016 giri 

[Giri x Vachier-Lagrave: este olhar pacato do francês engana muita gente…]

 

Na segunda rodada Carlsen empatou com o ex-campeão mundial Topalov – o que, na fase em que andam ambos, deve ser uma vitória para o GM búlgaro. Aliás, Nils-Aronian e Chao Li-Kramnik também terminaram em empate – sendo que esta última partida talvez tenha sido a que mais perto chegou do desequilíbrio. Mas não foi suficiente. De toda forma, a partida da rodada foi Giri-Lagrave. Quem reclamava que o GM holandês só empatava, na primeira rodada ele venceu. Mas desta vez ele perdeu. Nas palavras do nosso GM Rafael Leitão, a vitória de Lagrave, numa Najdorf especialidade do francês, foi “brutal” (clique aqui e veja as análises da partida).

A terceira rodada foi quase destituída de emoções. Harikrishna-Topalov; Lagrave-Eljanov; Aronian-Li Chao e Kramnik-Giri terminaram em empates – alguns com mais, outros com menos lutas. O destaque da rodada foi a vitória a la Tal contra a Siciliana variante Nimzowitsch de Nils Grandelius (2… Cf6). Depois de alguns movimentos poucos usuais, Grandelius optou por uma ariscada ação no flanco do rei (f6-g5) e foi sumariamente castigado pelo Campeão Mundial. O sacrifício de peça de Magnus, e a posterior condução da partida, decerto, encheu de lágrimas todos os românticos (clique aqui e veja as análises desta espetacular vitória).

Na quarta rodada todos os confrontos terminaram em empate (aliás, a primeira partida a terminar foi Chao Li e Maguns Carlsen – o chinês mostrou, desde o início, para o que veio. E conseguiu: empate).

 

A classificação até agora:

 

JogadorPts
1Carlsen, Magnus3
2Vachier-Lagrave, Maxime2.5
Kramnik, Vladimir2.5
4Li, Chao b2
Topalov, Veselin2
Giri, Anish2
Aronian, Levon2
8Eljanov, Pavel1.5
Harikrishna, P.1.5
10Grandelius, Nils1

 

Agora fica a pergunta: será que Carlsen manterá o ritmo? Alguém irá atrapalhar o jovem Campeão Mundial? Façam suas apostas!

 

FONTES:

Site Oficial do Norway Chess

Chess Base (Fotos)

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 23.04.2016.

No comments

Deixe seu comentário