Chessable Masters: Outro Título Espetacular de Magnus Carlsen

De modo geral, existe um preconceito com as partidas rápidas e online. Em teoria, as circunstâncias não permitem aos enxadristas praticarem o seu “melhor xadrez”. Contudo, Magnus Carlsen consegue jogar partidas magníficas mesmo nessas condições, o que é realmente impressionante.

Carlsen demonstra ser o melhor em qualquer cenário: clássico, rápido, blitz, online ou presencial. Nada disso importa, porque o norueguês quase sempre vence.

A partida Carlsen x Anish Giri, pela decisão do Chessable Masters, foi praticamente perfeita e já entra para a história como uma das melhores, senão a melhor, de 2020. O ano marcado pelo desenvolvimento do xadrez online em função da pandemia.

Se você ainda não viu essa partida, clique aqui e veja agora. Vale a pena.

 

Chessable Masters

Momento chave da grande final, quando Carlsen arremata com o belo lance e6!

 

O Torneio

Sobre o Chessable Masters, além do campeão mundial, o torneio contou com a participação de 11 dos melhores enxadristas do mundo.  Os 12 participantes foram divididos em 2 grupos. Os 6 jogadores de cada grupo se enfrentaram entre si em 2 turnos, com os 4 melhores se classificando para as quartas de final. As partidas aconteceram entre 20 de junho a 4 de julho.

 

1ª Fase Tranquila para Carlsen

No grupo A: Magnus Carlsen, Vladislav Artemiev, Hikaru Nakamura e Alexander Grischuk foram os classificados, enquanto Daniil Dubov e Pentala Harikrishna ficaram de fora. Carlsen empatou os matches com os russos Artemiev, Grischuk e Dubov (1×1), mas conseguiu superar Nakamura e Harikrishna por 1,5 x 0,5.

Já no grupo B, Anish Giri, Ding Liren, Ian Nepomniachtchi e Fabiano Caruana conseguiram a classificação. Teimour Radjabov e Maxime Vachier-Lagrave foram eliminados.

 

Massacre em Caruana nas Quartas

Nas quartas de final, Magnus Carlsen venceu os dois matches contra Fabiano Caruana com relativa facilidade. O placar final foi de 5×1, com 4 vitórias e 2 empates.  No clássico russo, Ian Nepomniachtchi venceu Vladislav Artemiev pelo mesmo placar. Já Anish Giri despachou Alexander Grischuk e Ding Liren venceu Hikaru Nakamura.

 

Acerto de Contas com Ding Liren e Anish Giri

Esse foi o sexto torneio online do campeão mundial durante esse período conturbado, no qual o coronavírus prejudica o mundo inteiro. Até então, durante a pandemia, Carlsen tinha desvantagem no placar com apenas quatro jogadores: Ding Liren, Anish Giri, Daniil Dubov e Peter Svidler. 

Porém, o norueguês venceu os dois matches contra Ding Liren na semifinal e reverteu a situação. Agora, o placar total entre ambos na pandemia é de 10 x 8 para Carlsen.

E na grande final, Carlsen também venceu os dois matches contra Anish Giri: 3,5 x 2,5 e 2,5 x 1,5. O placar total entre ambos é de 7,5 x 6,5 para o campeão mundial.  

Por curiosidade, Carlsen fez 1×1 contra Daniil Dubov neste torneio e segue perdendo o confronto o individual entre ambos: 2,5 x 1,5. Peter Svidler segue com sua pequena vantagem de 1,5 x 0,5.

 

Números do Campeão

Até o momento, Magnus Carlsen disputou 173 partidas durante a pandemia com 60% dos pontos conquistados. Desempenho que foi suficiente para lhe garantir 4 títulos e 1 vice-campeonato nas 6 competições disputadas. 

 

Você considera as partidas online tão importantes quanto os jogos presenciais? Deixe sua opinião nos comentários.

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz.

No comments

Deixe seu comentário