Magnus Carlsen Vence Super-Torneio Online

Magnus Carlsen venceu o torneio Magnus Carlsen Invitational. Os cinco primeiros colocados no ranking da FIDE disputaram a competição (Carlsen, Caruana, Ding Liren, Nepo e Vachier-Lagrave), além de Giri (10º), do número 1 no ranking de blitz (Nakamura) e do prodígio Firouzja.

 

Super torneio online Carlsen

Carlsen e Nakamura se enfrentam, enquanto o GM Peter Svidler analisa a partida

 

Carlsen Campeão

A grande final foi disputada em 4 partidas rápidas e o campeão mundial superou Hikaru Nakamura por 2,5 x 1,5. 

Mesmo sendo partidas rápidas pela internet, o nível técnico da grande final foi espetacular. Carlsen venceu as duas partidas que jogou de brancas no seu melhor estilo, acumulando pequenas vantagens até conseguir romper o cerco inimigo.

Clique aqui para ver uma das vitórias de Magnus Carlsen nesta final.

Por outro lado, Nakamura também demonstrou força posicional e, quando jogou de brancas, conseguiu apertar Carlsen. Na última partida, parecia que o enxadrista americano iria igualar o marcador, porém, algumas imprecisões de “Naka” fizeram com que Carlsen aguentasse a pressão.

Sem dúvida, Capablanca ficaria orgulhoso de ver um match como esse. Felizmente, Karpov tem a oportunidade de observar o quanto o seu estilo de jogo serve de inspiração para os jogadores da atualidade.

Carlsen recebeu $70 mil dólares pela conquista, enquanto Nakamura ganhou $45 mil. O torneio, disputado na plataforma do chess24, distribuiu um total de $250 mil em prêmios.

 

Sistema de Disputa 

O torneio teve um sistema de disputa diferenciado, com o intuito de atrair ao máximo a atenção do público. Na primeira fase, os oito participantes se enfrentaram em matches de 4 partidas rápidas e o vencedor levou 3 pontos. Quando o match terminou 2×2, houve um Armageddon para definir o vencedor, que levou 2 pontos. Na prática, isso reduziu o efeito dos empates, já que todo confronto teve um vencedor.

No máximo 2 matches foram jogados por dia, para que o público pudesse acompanhar todos os confrontos. Deste modo, as rodadas levaram dois dias para a conclusão. 

Os quatro primeiros colocados da primeira fase garantiram presença nas semifinais, disputada nos mesmos moldes. E os dois vencedores fizeram a grande final.  Ao que parece, realizar uma grande final contribui para tornar o torneio ainda mais atrativo e essa tem sido uma tendência dos torneios online.

 

Classificação 

1ª Fase (Classificados em destaque)

 

  • Nakamura 15 pts; 
  • Ding Liren 15;
  • Carlsen 13;
  • Caruana 13;
  • Nepomniachtchi 8; 
  • Firouzja 7; 
  • Giri 7; 
  • Vachier–Lagrave 6 pts.

 

 

Semifinais

Nakamura 4 x 2 Caruana

Ding Liren 1,5 x 2,5 Carlsen

 

Final

Carlsen 2,5 x 1,5 Nakamura

 

Análise

Hikaru Nakamura é o número 1 no ranking de blitz da FIDE e sua força nessa modalidade é assombrosa, porém, mais uma vez é preciso destacar Magnus Carlsen: atual Campeão Mundial nos três ritmos (clássico, rápido e blitz), agora também acumula o título do torneio online mais forte já realizado.

De modo geral, o evento foi um sucesso de audiência, com milhões de pessoas assistindo às transmissões e também é de se destacar o sucesso esportivo, visto que nenhum dos jogadores levantou suspeita de trapaça.

Você acompanha as transmissões online dos torneios de xadrez? Deixe sua resposta nos comentários. 

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz.

No comments

Deixe seu comentário