Torneio de Candidatos 2020: Rodadas Iniciais

O Torneio de Candidatos 2020 já está marcado na história como o “torneio do coronavírus”. Disputado na cidade russa de Ecaterimburgo, até o próximo dia de 04 de abril, trata-se de um dos poucos, senão o único, evento esportivo em andamento no mundo. 

A decisão da FIDE de manter o torneio gera muita polêmica. O debate pegou fogo com a desistência de Teimour Radjabov a poucos dias do início da competição. O francês Maxime Vachier-Lagrave foi convocado às pressas para ser o substituto. De qualquer maneira, concorde ou não com a decisão da FIDE, o torneio segue e, do ponto de vista enxadrístico, com muita emoção. 

 

Nepo e Grischuk

Nepo e Grischuk fazem o cumprimento típico do momento

Favoritos Não Correspondem

Até a terceira rodada, foram disputadas doze partidas com cinco resultados decisivos e sete empates, o que demonstra a luta dos jogadores. Todas as estatísticas colocavam o americano, Fabiano Caruana, e o chinês, Ding Liren, como os grandes favoritos ao título. Porém, pelo menos nesse início, isso não se comprovou e ambos os jogadores não estão entre os líderes.

 

Ding Liren Instável

Ding Liren tinha uma vantagem posicional clara na partida contra o compatriota, Wang Hao, porém, cometeu alguns erros graves e perdeu com as peças brancas. Uma derrota difícil de explicar. Na segunda rodada, outra derrota, desta vez para Vachier-Lagrave. Ding Liren levou uma ideia temática no meio-jogo e não ofereceu resistência. 

O chinês era a decepção do torneio após duas rodadas. Especulações sobre uma possível conexão do seu baixo rendimento com o coronavírus se tornaram inevitáveis. Contudo, na terceira rodada, Ding Liren finalmente “estreou” na competição. Com uma precisão impressionante, o chinês conquistou uma importante vitória contra Fabiano Caruana. Mesmo na parte inferior da classificação, Ding Liren voltou para o jogo!

 

MVL

Vachier-Lagrave entrou no torneio nos últimos instantes e já é um dos líderes. Ding Liren ainda não empatou!

 

Caruana Com Altos e Baixos

Fabiano Caruana jogou três partidas interessantes. O americano destaca-se pela preparação de aberturas, mesmo que elas não tenham se transformado em uma pontuação suficiente para liderar o torneio. Caruana empatou de negras com Vachier-Lagrave, venceu Alekseenko de brancas e perdeu para Ding Liren. 

 

Caruana

Derrota na terceira rodada irá abalar Fabiano Caruana?

 

Wang Hao Lamenta

Três jogadores lideram a competição com dois empates e uma vitória: o russo Ian Nepomniachtchi, que venceu Anish Giri em um final muito instrutivo; Maxime Vachier-Lagrave e Wang Hao. Deste trio, apenas o chinês tem motivos para lamentações. Wang Hao deixou Giri escapar em um final tecnicamente ganho. O chinês, que era contra a realização do torneio, poderia estar na liderança isolado. 

 

Rei Dos Empates

O russo Alexander Grischuk é o único jogador com três empates. Por ironia, os recordistas de empates em Torneios de Candidatos também estão na disputa. Em 2018, Ding Liren terminou o evento com 13 empates e uma vitória. No entanto, o recorde de Anish Giri (2016) é insuperável, 14 empates em 14 jogos.

 

Classificação Após Três Rodadas

1- Nepomniachtchi, Vachier-Lagrave e Wang Hao 2.0

4-5 Caruana e Grischuk 1,5

6-8 Giri, Alekseenko e Ding Liren 1.0

 

Palpite Da Redação 

O torneio está só começando e todos os jogadores ainda têm chances. No entanto, aqui na redação da Academia Rafael Leitão, ninguém fica em cima do muro. Se o torneio realmente acabar, por hora, o palpite segue no favorito Fabiano Caruana.

O americano tem 50% de aproveitamento, mas ainda assim demonstra mais recursos para desequilibrar as partidas. Em algum momento isso vai começar a fazer diferença. 

Você concorda com o palpite da redação? Fabiano Caruana segue sendo o grande favorito? Deixe sua opinião nos comentários. 

 

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Imagens: Site Oficial

Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz.

2 Respostas a “Torneio de Candidatos 2020: Rodadas Iniciais”

  • Julian

    So espero que o campeão deste torneio vença o atual campeão!!! As partidas estão incríveis e muito fortes. Carlsen que se cuide

  • Antonio Itamar de Souza Bastos

    Não acredito que nenhum desses possa derrotar o Carlsen...
    Grandes jogos!?
    Eu estou vendo algumas inovações...
    Rating performance estável.
    Não acho que o Caruana vença...
    Devemos ter uma boa surpresa.
    A desistência de Radjabov ofusca de certa forma, pois ele está muito bem esse ano.
    No mais, Carlsen deve manter o título novamente!

Deixe seu comentário