Coronavírus Faz Radjabov Desistir do Torneio de Candidatos

O azerbaijano Teimour Radjabov, atual campeão da Copa do Mundo, optou por não disputar o Torneio de Candidatos, a ser realizado entre os dias 15 de março a 20 de abril, na cidade de Ecaterimburgo, Rússia. Sua decisão está vinculada à epidemia coronavírus. O francês Maxime Vachier-Lagrave será o substituto na disputa.

 

Radjabov e Vachier Lagrave

Radjabov desiste e é substituído por MVL

 

Radjabov Explica a Desistência e Questiona a FIDE

A FIDE (Federação Internacional de Xadrez) divulgou uma nota na qual confirma a participação de Vachier-Lagrave e alega que Radjabov desistiu do torneio por “razões pessoais”. No entanto, o enxadrista do Azerbaijão confirmou suas razões ao site AzeriSport.com:

Muitas competições e eventos significativos no mundo foram cancelados ou adiados para uma data posterior, com base no desenvolvimento da situação (coronavírus).

A Federação Internacional de Xadrez implementou várias medidas preventivas, mas não todas. Foi declarado que os jogadores chineses, seus treinadores e acompanhantes ficarão em quarentena por 14 dias na Rússia. Toda a delegação do Ding Liren, incluindo o próprio enxadrista, está de fato em quarentena, mas Wang Hao – o outro participante chinês –  não passará pelo mesmo processo e chegará no início do torneio vindo de um país onde a epidemia cresce todos os dias (Japão).

Além disso, não há uma explicação da FIDE sobre como o torneio ocorrerá no caso de qualquer participante, treinador, acompanhante, jornalista, entrevistador ou árbitro apresentar sinais de resfriado ou gripe, ou, Deus não queira, for detectado o coronavírus. Os participantes serão colocados em quarentena? Quanto tempo e quais etapas são necessárias para analisar e determinar a presença ou a ausência exata do vírus?

O Torneio de Candidatos é uma maratona de xadrez, composta por 14 rodadas ao longo de 22 dias. Como o torneio se desenvolverá nas condições da epidemia global? Quais medidas serão tomadas em caso de detecção do vírus e quais medidas serão tomadas em relação à um participante doente? Ninguém explica. Devido à complexidade de todos esses pontos, virei-me para a FIDE com uma proposta de adiar o torneio para uma data posterior. Foi recusada essa minha oferta. Em conexão com o exposto, considerei que tais condições podem afetar muito o nível de concentração e disposição necessários para uma competição tão importante como o Torneio de Candidatos e um possível risco à saúde. Como resultado, fui substituído por outro participante.”

 

Wang Hao Também Acha que o Torneio Deveria Ser Adiado 

O enxadrista chinês Wang Hao também emitiu sua opinião sobre o fato. Em sua visão, todos os grandes eventos deveriam ser adiados neste momento.

“Eu não sei o que acontecerá se algum jogador tossir ou tiver febre durante o torneio. Essa é uma grande questão, porque não é fácil testar o vírus e os resultados também podem estar errados. Além disso, é possível que a pessoa tenha simplesmente pego um resfriado, mas se acontecer, o que devemos fazer? De qualquer forma, não acho que exista uma boa solução”.

Wang Hao ainda comentou a retirada de Radjabov. “Acho que é uma decisão decente, provavelmente ele só quer ficar em casa e evitar todos os riscos possíveis. Ninguém pode culpá-lo por esse motivo”.

 

Diretor da FIDE Responde

O Diretor Geral da FIDE, Emil Sutovsky, explicou a posição da Federação Internacional de Xadrez sobre o caso.

“Troquei vários e-mails com Radjabov nos últimos dias. Temos tomado uma série de medidas nesta situação, por exemplo: minimizar o contato com a audiência. Tudo para criar as condições necessárias no salão de jogos. Também recomendei que os jogadores não se cumprimentem antes das partidas. É preciso entender que não se trata de um torneio massivo, são apenas oito jogadores. O Torneio de Candidatos está autorizado pelos departamentos de saúde. Estamos em contato diário com os provedores de atenção médica”.

Sutovsky também deixou claro que Radjabov não sofrerá sanções por desistir do torneio a poucos dias do início.

“Não posso discutir a decisão dele, porém, não está de acordo com as instruções das autoridades. Em qualquer caso, entendemos que não é uma situação normal. Se um jogador desiste do torneio a 10 dias do início, ele sofreria sanções, mas agora – diante das circunstâncias – não se cogita essa possibilidade”.

 

Torneios Cancelados pelo Medo do Coronavírus 

Além da mudança no Torneio de Candidatos, o Coronavírus causou os cancelamentos dos fortes torneios de Dubai e Sharjah, nos Emirados Árabes, de Reykjavik, na Islândia, além do HDBank, no Vietnã.

Sobre a disputa em si, Maxime Vachier-Lagrave é um dos favoritos ao título do Torneio de Candidatos? Deixe sua opinião nos comentário

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz.

Referências: chess.com, chess24.

No comments

Deixe seu comentário