Grandes Enxadristas: a de História Wang Hao, o Campeão do Grand Swiss da FIDE

O Início

Nascido em 1989, Wang Hao aprendeu a jogar xadrez com seis anos de idade na escola primária. A oportunidade de viajar para o exterior motivou o garoto no início da carreira. Aos dez anos, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial Sub-10 e foi convidado para integrar a seleção chinesa de jovens. 

A partir de então, o enxadrista se mudou de Harbin para Pequim e passou a contar com o apoio da Federação Chinesa de Xadrez. Após acumular resultados expressivos nos torneios de categorias, em 2005 Wang Hao conquistou o 7º Dubai Open na frente de 53 grandes mestres e 30 mestres internacionais. Esse foi o seu primeiro título em um grande torneio internacional. 

 

 

Ainda em 2005, Wang Hao venceu o 1º Aberto da Malásia e teve um bom desempenho no Aeroflot Open, grupo A2. Com esses resultados, o enxadrista obteve as normas necessárias para a obtenção do título de Grande Mestre. Wang Hao tinha apenas 16 anos, ele é um dos raros casos de jogadores que se tornaram GM sem antes terem sido MI ou MF. Garry Kasparov, Vladimir Kramnik e Boris Gelfand são outros exemplos. 

 

Carreira Profissional

Nos dez anos seguintes, Wang Hao disputou muitos dos mais prestigiados torneios de xadrez. Um torneio especial para o chinês foi o Biel Chess Festival 2012, na Suíça, quando conquistou o título na frente de Magnus Carlsen, Hikaru Nakamura, Anish Giri, Viktor Bologan e Alexander Morozevich. Assim, em janeiro de 2013, Wang Hao atingiu o rating de 2752 pontos, o 14º no ranking internacional. 

Wang Hao x Magnus Carlsen: Isle Of Man 2019

 

Dias Ruins

O enxadrista da China não manteve o nível nos torneios subsequentes e o seu rating caiu pouco a pouco. Quatro anos depois, Wang Hao estava com 2670.

Presente nas Olimpíadas de 2004, 2008, 2010 e 2012, destaque para o bronze individual no tabuleiro dois em 2008, Wang Hao teve problemas com a Federação Chinesa de Xadrez e não participou do período mais vitorioso dos chineses na história. O enxadrista não foi convocado em 2014, 2016 e 2018, nessas três edições a China conquistou duas medalhas de ouro.

 

A Volta Por cima 

Aos poucos, o enxadrista retomou o caminho das vitórias. Na Copa do Mundo 2017, por exemplo, fez uma boa campanha e foi eliminado apenas nas oitavas de final para o compatriota Ding Liren. Na edição de 2019, Wang Hao caiu na terceira fase para Leinier Dominguez. 

Outro torneio que serviu para levantar o astral do enxadrista foi o 9º HD Bank Internacional, realizado no Vietnã, em 2019. Wang Hao levou o título com seis vitórias e três empates.

 

Grand Swiss da FIDE

Aos 30 anos, Wang Hao chegou discretamente em Isle Of Man. Como de costume, os holofotes estavam em Carlsen, Caruana, entre outros. Contudo, na medida em que as rodadas passavam, as chances de título ficavam cada vez mais claras. O chinês terminou a competição com seis vitórias, quatro empates e uma única derrota. Seu rating performance foi de incríveis 2900 pontos! 

Na campanha vitoriosa, Wang Hao venceu o ex-campeão mundial, Viswanathan Anand, além dos empates com Magnus Carlsen e Fabiano Caruana. O Grand Swiss da FIDE foi o Torneio Suíco mais forte de todos os tempos. Sem dúvida trata-se do resultado mais expressivo da carreira do chinês, agora classificado para o Torneio de Candidatos 2020. Curiosamente, após o título, Wang Hao voltou para os 2752 pontos de rating, a mesma marca de 2013. 

Cerimônia de Premiação do Grand Swiss da FIDE

Torneio de Candidatos

Essa será a primeira vez na história que a China terá dois representantes no Torneio de Candidatos, Ding Liren é o outro jogador chinês no evento. Wang Hao falou sobre como será sua preparação para o torneio que define o novo desafiante de Carlsen na disputa pelo título mundial. 

“Eu preciso voltar para casa, sentar e pensar em como continuar. Eu não tenho uma equipe trabalhando comigo. Eu espero criar uma equipe pequena – de três a quatro pessoas – que possa me ajudar. No entanto, não tenho certeza se vou conseguir fazer isso”, afirmou Wang Hao.  

O Torneio de Candidatos 2020 será disputado na Rússia, entre os meses de março e abril. Além dos chineses, Fabiano Caruana e Teimour Radjabov já garantiram vaga na competição.

O que podemos esperar dos enxadristas chineses no Torneio de Candidatos? Deixe sua opinião nos comentários.

 

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

 

Resultados Completos do Grand Swiss da FIDE.

Imagens: Site Oficial do Grand Swiss

Texto escrito pelo MF William Cruz.

No comments

Deixe seu comentário