9 Torneios que Magnus Carlsen Jogou Como Um 2900

Magnus Carlsen vem de sete títulos consecutivos, 68 partidas clássicas de invencibilidade ((Nota do GM Rafael Leitão: no momento em que o artigo foi escrito) e a pergunta não poderia ser outra: o norueguês será o primeiro enxadrista da história a ultrapassar os 2900 pontos de rating?

A pontuação do campeão mundial é de 2872.5 no live chess ratings (21/06). De acordo com as apurações do jornalista norueguês, Tarjei Svensen, Carlsen teve uma performance superior aos 2900 pontos em nove torneios durante a carreira. Svensen considerou apenas os torneios com ao menos oito rodadas. Por esse motivo, a Sinquefield Cup – 2013 e o Zurich Chess Challenge – 2014 não foram considerados. 

 

Confira as Atuações de Magnus Carlsen Acima dos 2900

 

1 – Nanjing 2009 – Performance de 3002!

O torneio foi realizado na China e contou com a participação dos seguintes jogadores: Veselin Topalov, Peter Leko, Teimour Radjabov, Dmitry Jakovenko e Wang Yue. O sistema de disputa foi todos contra todos em dois turnos. Magnus Carlsen teve uma exibição próxima da perfeição com seis vitórias e quatro empates. 

 

2- Londres 2012 – Perf. 2990

As estrelas mundiais: Anand, Kramnik, Judit Polgar, Nakamura e Aronian juntaram-se aos melhores enxadristas ingleses (Adams, McShane e Jones) para uma disputa espetacular. No fim, não teve pra ninguém, Magnus Carlsen conquistou o título invicto com cinco vitórias e três empates. 

No ano seguinte, 2013, Carlsen venceu Anand e se tornou campeão mundial

 

3- Shamkir 2019 – Perf. 2990

O torneio em homenagem à memória de Vugar Gashimov, no Azerbaijão, contou com a presença dos principais enxadristas do mundo, com exceção do vice-campeão mundial, Fabiano Caruana. Mais uma vez, Magnus Carlsen não deu chances para a concorrência, cinco vitórias e quatro empates, título assegurado com dois pontos na frente do rival mais próximo. Ding Liren, Karjakin, Grischuk, Anand, Radjabov, Topalov, Navara, Mamedyarov e Giri foram os demais participantes.

 

4- Karlsruhe/ Baden-Baden 2019 – Perf. 2984

 O Grenke Chess Classic foi realizado na Alemanha. As seguintes estrelas da elite mundial estiveram presentes: Anand, Caruana, Aronian, Vachier-Lagrave, Svidler, Naiditsch e Vallejo Pons, somadas aos destaques do xadrez alemão: Georg Meier e Vincent Keymer. Carlsen foi brilhante e conquistou o título com seis vitórias e três empates.

 

Após defender o título contra Caruana em 2018, Carlsen vive um 2019 espetacular

 

5- Shamkir 2015 – Perf. 2984

O Azerbaijão traz boas lembranças ao campeão mundial. Carlsen dominou o Memorial Gashimov 2015. A campanha foi idêntica ao brilhante resultado de 2019: cinco vitórias e quatro empates. Porém, a vantagem de Carlsen foi ainda maior em 2015, quando terminou três pontos na frente do segundo colocado. Anand, Wesley So, Caruana, Kramnik, Mamedyarov, Adams, Giri, Vachier-Lagrave e Mamedov foram os concorrentes na ocasião.

 

6- Wijk aan Zee 2013 – Perf. 2932

Desta vez, na Holanda, Magnus conseguiu mais um feito, sete vitórias e seis empates contra os seguintes jogadores: Anand, Caruana, Karjakin, Nakamura, Aronian, Leko, Giri, Wang Hao, Hou Yifan, Sokolov, Loek van Wely, Pentala Harikrishna e Erwin L´Ami. 

 

7- Bazna 2010 – Perf. 2920

Carlsen também fez uma exibição de gala na Romênia. Cinco vitórias e cinco empates contra os seguintes enxadristas: Boris Gelfand, Teimour Radjabov, Ruslan Ponomariov, Liviu Nisipeanu e Wang Yue. 

 

8 – Nanjing 2010 – Perf. 2903

Carlsen teve a melhor performance da carreira na China, em 2009. No entanto, um ano depois ele voltou e manteve o altíssimo nível. Quatro vitórias e seis empates contra os seguintes enxadristas: Anand, Bacrot, Gashimov, Topalov e Wang Yue.

 

9- Isle of Man 2017 – Perf. 2902

E para encerrar a lista, Carlsen deu show em um torneio aberto no Reino Unido. Em nove rodadas, o campeão totalizou seis vitórias e três empates. As principais vitórias foram contra o peruano Julio Granda, o ucraniano Pavel Eljanov e o grande rival, Fabiano Caruana. 

 

Melhore Sua Técnica Com Magnus Carlsen

Durante esses torneios impressionantes, Magnus Carlsen venceu finais incríveis, com uma técnica brilhante. Se você deseja melhorar a sua técnica de finais, então conheça algumas das melhores partidas do atual campeão mundial e de outros jogadores clássicos que contribuíram para essa fase do jogo. Para isso, adquira a Coleção Completa de Finais! Com esta coleção você terá tudo que precisa para ser um bom jogador de finais e começar a melhorar seus resultados nos torneios.

 

Você acha que Magnus chega nos 2900? Deixe sua opinião nos comentários.

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Texto escrito pelo MF William Cruz.

No comments

Deixe seu comentário