Grandes Enxadristas: A História de Veselin Topalov

Grandes Enxadristas: A História de Veselin Topalov

Grandes Enxadristas: A História de Veselin Topalov

A divisão entre FIDE e PCA nas décadas de 1990 e 2000 bagunçou o Campeonato Mundial de Xadrez. Fórmulas de disputa controversas, campeões mundiais simultâneos, matchs que deveriam acontecer e não aconteceram, enfim, todas essas questões geraram polêmicas intermináveis e o enxadrista búlgaro, Veselin Topalov, é um personagem central desse momento histórico confuso.

 

C:UsersUserDesktoptopa cap.jpg

 

Nascido na Bulgária, em 1975, Veselin Topalov já era o quarto melhor do mundo por rating em 1996, atrás apenas de Kasparov, Karpov e Kramnik. Topalov conseguiu tornar-se campeão mundial em 2005, ao vencer o Campeonato Mundial da FIDE, disputado na Argentina.

 

C:UsersUserDesktoptopalo.jpg

Topalov campeão do mundo!

 

Campeonato Mundial da FIDE 2005

 

1 https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/9a/Flag_of_Bulgaria.svg/23px-Flag_of_Bulgaria.svg.png Veselin Topalov ( Bulgária ) 2788 10
2 https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/4/41/Flag_of_India.svg/23px-Flag_of_India.svg.png Viswanathan Anand ( Índia ) 2788
3 https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/f/f3/Flag_of_Russia.svg/23px-Flag_of_Russia.svg.png Peter Svidler ( Rússia ) 2738
4 https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/f/f3/Flag_of_Russia.svg/23px-Flag_of_Russia.svg.png Alexander Morozevich ( Rússia ) 2707 7
5 https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c1/Flag_of_Hungary.svg/23px-Flag_of_Hungary.svg.png Peter Leko ( Hungria ) 2763
6 https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/84/Flag_of_Uzbekistan.svg/23px-Flag_of_Uzbekistan.svg.png Rustam Kasimdzhanov ( Uzbequistão ) 2670
7 https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/b/be/Flag_of_England.svg/23px-Flag_of_England.svg.png Michael Adams ( Inglaterra ) 2719
8 https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c1/Flag_of_Hungary.svg/23px-Flag_of_Hungary.svg.png Judit Polgár ( Hungria ) 2735

 

Como se pode notar, oito enxadristas disputaram a competição no sistema todos contra todos. Topalov fez incríveis 6,5 pontos nas sete primeiras rodadas e depois administrou com sete empates no segundo turno.

Na sequência dos acontecimentos, em 2005 Topalov era o campeão mundial da FIDE e Vladimir Kramnik da PCA. Sendo assim, após o acordo de Praga, ficou definido que ambos deveriam jogar um match pela unificação dos títulos.

 

Campeonato Mundial 2006: Topalov x Kramnik

O match foi realizado na Rússia, em 2006, em doze partidas. Kramnik começou o duelo de forma avassaladora com duas vitórias e dois empates. No dia livre, o empresário de Topalov, Silvio Danailov, divulgou uma nota insinuando que Kramnik utilizava recursos eletrônicos quando estava no banheiro. “Se o problema continuar sem solução, a participação do Campeão Mundial Vaselin Topalov neste match está seriamente comprometida”.

C:UsersUserDesktopkramnik x topalov.jpg

Kramnik e Topalov fizeram um match polêmico

 

A FIDE analisou a reclamação e optou por disponibilizar um banheiro comum aos dois jogadores, excluindo os banheiros privados. A equipe de Kramnik rejeitou esta decisão, declarando: “Os protestos de Topalov e as suspeitas são totalmente vergonhosas, além disso, estão tocando a privacidade de Kramnik”. Por essa razão, o enxadrista russo não compareceu na partida 5 e a vitória foi dada para Topalov.

Em função dos conflitos o match foi suspenso. Depois de vários dias de negociações, o presidente da FIDE, Kirsan Ilyumzhinov, anunciou um acordo. Os membros do Comitê de Apelação foram substituídos, o acesso aos banheiros privados restaurados e Kramnik de fato perdeu a partida 5 por ausência. Por essa razão, a disputa seguiria de 3×2 para o russo.

Com duas vitórias na sétima e oitava rodada, Topalov virou o duelo, mas Kramnik igualou na partida 10. O match terminou em 6×6 e a decisão foi para as partidas rápidas. O enxadrista russo venceu o desempate por 2.5 x 1.5, finalizando o reinado de Topalov, que durou cerca de um ano.

 

Campeonato Mundial 2010: Topalov x Anand

Em 2007 houve um Campeonato Mundial em sistema de torneio, entre oito jogadores, no formato todos contra todos. O indiano Viswanathan Anand levou o título na frente de Vladmir Kramnik. Curiosamente, por ter perdido o match 2006, Veselin Topalov não teve o direito de participação. Em 2008, Anand defendeu o título em um match contra Kramnik.

 

C:UsersUserDesktoptopa x anand.jpg

Topalov x Anand

 

Para definir o desafiante de Anand em 2010, Topalov jogaria um match contra o campeão da Copa do Mundo, o americano Gata Kamsky. A ideia era compensar o enxadrista da Bulgária pela não participação em 2007. O match Topalov x Kamsky – 2009 terminou em 4.5 x 2.5 para Topalov.

Finalmente, Topalov x Anand disputaram o match em Sofia, na Bulgária, em 2010. Topalov exigiu que não fosse permitido oferecer empate. Anand afirmou que não cumpriria a regra, mas Silvio Danailov, o empresário de Topalov, respondeu com ironia: “Se Anand não concordar com as regras, ele será forçado a fazê-lo, porque Topalov não lhe oferecerá um empate e não falará com ele”.

Topalov venceu a primeira partida, perdeu a 2ª e a 4ª, mas retomou o equilíbrio na 8ª. No 12º e último encontro, Topalov foi com as peças brancas e Anand igualou rapidamente. Topalov então passou dos limites na hora de forçar a posição, sendo derrotado por 6.5 x 5.5. Vale ressaltar que Kasparov, Kramnik e Carlsen ajudaram Anand nas preparações para o match.

 

Torneio de Candidatos 2011

Em 2011 a FIDE organizou o Torneio de Candidatos para o Campeonato Mundial do ano seguinte. Por ser o atual vice-campeão, Veselin Topalov teve o direito de disputar a competição. O enxadrista búlgaro foi eliminado nas quartas de final para Gata Kamsky por 2.5 x 1.5.

 

Torneio de Candidatos 2014

Ausente no Torneio de Candidatos 2013, Veselin Topalov conseguiu retornar ao evento já no ano seguinte, quando se classificou pelo Gran Prix da FIDE. Topalov terminou na última colocação com duas vitórias, quatro derrotas e oito empates.

 

Torneio de Candidatos 2016

Topalov esteve pela última vez em um Torneio de Candidatos no ano de 2016, quando se classificou por ter um dos maiores ratings do mundo. Assim como na edição anterior, Topalov terminou na última colocação do torneio. Desta vez o enxadrista ficou sem vencer uma única partida: foram nove empates e cinco derrotas durante a competição.

 

Histórico

Veselin Topalov tornou-se Grande Mestre em 1992, aos 17 anos. Entrou no ciclo de disputa pelo Campeonato Mundial no ano seguinte, quando participou do primeiro Interzonal da carreira. Em 2002 chegou à decisão do Torneio de Candidatos da PCA, mas foi derrotado (2.5 x 1.5) para o húngaro Peter Leko. Em 2004 disputou o Campeonato Mundial da FIDE, porém, caiu na semifinal para Rustam Kasimdzhanov (4×2), vencedor da competição.

 

Topalov também conquistou a medalha de ouro no primeiro tabuleiro da Olimpíada de Tromso, em 2014. Além disso, venceu os principais torneios do mundo, como por exemplo: Linares (empatado com Kasparov), Dortmund, Dos Hermanas, Corus, Norway Chess, entre outros.

 

Muitos questionam se Topalov foi um verdadeiro Campeão Mundial, afinal ele venceu um torneio e não um match, além do reinado ter sido muito curto. Qual a sua opinião?

 

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Comment ( 1 )

  • Lindomar

    Bom, pra mim se a FIDE o reconhece como campeão mundial, então não há o que questionar. E pra mim mais valor tem o título dele, disputado num torneio contra vários jogadores top, do que o formato de disputa onde vários jogadores se matam num torneio de candidatos e o campeão só precisa vencer um adversário pra se manter no topo. Pra mim deveria ser disputado um campeonato mundial com um certa frequência determinada, e quem vencer o torneio é o campeão mundial. Sendo o campeão, ele ganha o direito de disputar o próximo Mundial, mas pra manter o título tem vencer novamente o torneio contra vários jogadores. Esse formato atual, em que pese já ser utilizado há tempos, não é justo. Caruana teve que superar uma série de pedreiras no torneio de candidatos pra poder disputar o título enquanto Carlsen ficou só esperando. Será que Carlsen teria ganho o torneio de candidatos? É claro que ele poderia vencer, mas poderia perder também, como já aconteceu em vários outros torneios que ele disputou

Post a Reply