Cinco Ferramentas Que Todo Enxadrista Precisa Utilizar

Cinco Ferramentas Que Todo Enxadrista Precisa Utilizar

Cinco Ferramentas que Todo Enxadrista Precisa Utilizar

1- ChessBase

C:UsersUserDesktopchessbase.jpg

É o melhor e o mais tradicional programa de xadrez, útil tanto para um Grande Mestre, quanto para um iniciante. Serve para visualizar, armazenar, buscar e analisar partidas. O ChessBase funciona em diferentes plataformas e possui diversas versões, algumas disponíveis gratuitamente. O programa foi criado em Hamburgo, na Alemanha, em 1986.

 

2- Komodo

C:UsersUserDesktopkomodo.jpg

Visão geral do ChessBase com o Komodo analisando variantes (lado direito inferior)

 

O Komodo é uma engine responsável por analisar variantes e determinar os melhores lances na posição selecionada. Na prática funciona da seguinte forma: o enxadrista abre o ChessBase no computador, passa os lances da partida e utiliza o Komodo para ver os erros e os acertos próprios e também os do adversário.

Se você deixou escapar algum golpe tático durante a partida, como por exemplo, o ganho de uma peça, isso não passará impune perante a avaliação do Komodo. Existem outras engines tão boas quanto o Komodo: Stockfish, Houdini, Rybka e Fritz são as mais conhecidas. Algumas são gratuitas, o importante é ter ao menos uma delas disponível para o seu treinamento.

 

3- Chess DB

C:UsersUserDesktopchess dvb.jpg

Visão geral do site chess-db.com

Pense na seguinte situação: você está em um torneio e na próxima rodada enfrentará um jogador desconhecido, o que fazer? Visite o site chess-db.com e procure o nome do sujeito. Se o adversário tiver participado de campeonatos oficiais anteriores, suas partidas irão aparecer. Depois disso, basta ver como ele joga e estabelecer a melhor estratégia possível contra esse rival.

O Chess DB é uma base de dados online com partidas de enxadristas de todos os níveis. Lembre-se, não é algo difícil, restrito aos jogadores titulados, pelo contrário, o Chess DB é uma ferramenta gratuita, autoexplicativa e está ao alcance de todos. Mas é preciso um leitor de pgn para abrir a base de dados (o Chessbase, por exemplo).

 

4- Chess.com         

O site chess.com é o melhor da atualidade para jogar xadrez. Os melhores enxadristas do mundo participam dos torneios ou jogam partidas amistosas no site. O jogador pode ter sua partida analisada por uma engine do site após as partidas e assim verificar suas falhas. Também é possível treinar o cálculo resolvendo os problemas de tática propostos pelo chess.com.

Em relação aos problemas de tática, outro site recomendável é o chesstempo.com. O site calcula um rating para o enxadrista e oferece problemas de acordo com o nível. Quanto mais acertos o jogador tiver, maior será seu rating e maior será a dificuldade dos problemas. É possível utilizar o Chess.com e o Chess Tempo de forma gratuita.

 

5 – Academia Rafael Leitão

C:UsersUserDesktopmetodo.jpg

Curso Método Rafael Leitão ensina como usar as ferramentas para aprimorar o treinamento

Quer aprender mais sobre abertura, meio-jogo, finais, cálculo e todos outros fatores que englobam uma partida de xadrez? Quer que o seu desenvolvimento seja acompanhado por um Grande Mestre? Então, adquira o Plano de Acesso Total da Academia Rafael Leitão e aprecie esse precioso conhecimento.

De fato, ter todas as ferramentas ainda não é o suficiente, é preciso saber utilizá-las para maximizar a evolução. O xadrez é um jogo complexo e isso é o que o torna tão interessante. São milhares de livros, vídeos, tentando lhe tornar um enxadrista mais forte. Mas por onde e como começar os estudos? O curso Método Rafael Leitão lhe ensinará utilizar as ferramentas, além de tirar essas e outras dúvidas a respeito do como estudar xadrez com eficiência.

 

Das cinco ferramentas digitais mencionadas, quais você já utiliza? Deixe sua opinião nos comentários.

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais?

Comment ( 1 )

  • Ignacio

    Só Chess.com

Post a Reply