Aronian Massacra Caruana no Speed Chess Championship

Aronian Massacra Caruana no Speed Chess Championship

Aronian Massacra Caruana no Speed Chess Championship

 

Tipos de Derrota

No esporte a derrota é interpretada de várias maneiras. Quando um jogador de técnica inferior enfrenta uma força superior e consegue manter o equilíbrio durante a maior parte do tempo, a derrota é vista com bons olhos, afinal, a igualdade foi mantida através da superação. Já quando duas forças parecidas se enfrentam e a derrota acontece nos detalhes, o fracasso é justificado pela má sorte e a vida continua sem traumas.

Porém, há derrotas que trazem um sentimento de vergonha, humilhação, são aquelas que ninguém consegue explicar. O 7×1 para a Alemanha na Copa do Mundo de 2014 é um exemplo disso e jamais será esquecido. Quando tudo dá muito errado, até a recuperação é mais traumática, afinal, uma simples vitória não é o suficiente para superar a decepção sentida.

C:UsersUserDesktopbrasil x alemanha.jpeg

Jogadores da Alemanha comemoram mais um gol contra o Brasil. Foto: Lance

 

Se a derrota acachapante acontece antes de uma grande decisão, o desempenho ruim, somado a falta de confiança, pode ser o prelúdio para um novo vexame. Não é fácil espantar os fantasmas do fracasso e voltar a ter um desempenho satisfatório.

 

Caruana em Xeque

C:UsersUserDesktopcaruana.jpg

Caruana ficou abalado para o Campeonato Mundial?

 

Esse é o dilema de Fabiano Caruana, desafiante de Magnus Carlsen ao título mundial. Na primeira fase do Speed Chess Championship 2018, Caruana foi massacrado por Levon Aronian. As partidas aconteceram no último 24 de julho e o placar final de 20.5 x 6.5.

Naquele momento essa tinha sido a quarta maior “goleada” da história da competição. Curiosamente, até então, as três maiores diferenças no placar foram emplacadas por Carlsen. No entanto, dias depois, Hikaru Nakamura quebrou todos os recordes ao vencer a chinesa Hou Yifan por 27.5 x 2.5.

O enxadrista armênio dominou o confronto desde o início. Nas partidas com o ritmo de 5 minutos com incremento de 1 segundo por lance, Aronian venceu por 6×2. Já nas partidas de 3 + 1, o placar foi de 6.5 x 2.5 e no 1+1, 8 x 2 outra  vez a favor de Aronian.

C:UsersUserDesktopmareco x aronian.jpg

GM´s Krikor Mekhitarian e Sandro Mareco comentaram o match

 

Quando questionado sobre as consequências da derrota na preparação para o Campeonato Mundial, Fabiano Caruana não escondeu a decepção: “Infelizmente, derrotas como essa realmente põem em risco a vontade de ver xadrez, você pelo menos quer uma briga!”, afirmou o americano após o embate. O duelo pelo Campeonato Mundial entre Magnus Carlsen x Fabiano Caruana acontecerá em Londres, entre 09 e 28 de novembro de 2018.

 

Ponderações

De fato, Fabiano Caruana não viu a “cor da bola” no duelo com Levon Aronian. Contudo, o Speed Chess Championship – organizado pelo chess.com – é apenas um torneio de blitz online. Vale lembrar que no Torneio de Candidatos deste ano, Fabiano Caruana venceu as duas partidas contra Aronian.

De qualquer forma, o desafiante não acumula grandes resultados no xadrez blitz. Antes do duelo, as estatísticas já apontavam um percentual de 68% para a vitória de Aronian contra 32% de chances para Caruana.

Sobre o Campeonato Mundial, se Caruana não é um bom jogador de blitz, por outro lado, Magnus Carlsen é um dos melhores jogadores de blitz de todos os tempos. Então, se o americano tem alguma chance de se tornar campeão do mundo, ela deve aparecer nas 12 partidas de xadrez clássico. Do contrário, se o match terminar 6×6, será quase impossível vencer Carlsen nos desempates em partidas rápidas e blitz.

 

A derrota elástica para Levon Aronian traz consequências para Fabiano Caruana na luta pelo Campeonato Mundial? Deixe sua opinião nos comentários.

 

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

 

Comment ( 1 )

  • Alexandre Nogueira

    Caruana venceu nesse ano dois torneios em que Carlsen estava presente; não bastasse, em agosto irão disputar o Sinquefied CUP. Se seu desempenho for muito negativamente discrepante da performance de Carlsen, acredito que isso sim, pesará. Mas um torneio online em ritmos de blitz e bullet não creio que afete a confiança dele por muito tempo. Nada que um bom resultado no Sinquefield não cure. Carlsen, obviamente, é favorito, até porque joga por um empate. Nos ritmos em curto tempo ele sabe que massacra Caruana. Mas se Caruana ganhar, em breve devemos esperar uma mega produção cinematográfica estereotipada americana de xadrez. O campeão mundial retratado como um inflável e carrasco androide sem sentimentos contra o um sorridente e boa pinta garoto americano, que vence graças ao seu poder de superação e contra todos os prognósticos.

Post a Reply