Torneio de Candidatos 2018: Fabiano Caruana é o Desafiante!

Torneio de Candidatos 2018: Fabiano Caruana é o Desafiante!

Fabiano Caruana é o desafiante de Magnus Carlsen no Campeonato Mundial de Xadrez, a ser realizado entre os dias 9 a 28 de novembro, em Londres, com uma premiação de um milhão de euros. Depois de uma última rodada emocionante no Torneio de Candidatos, na qual quatro enxadristas chegaram com possibilidades de vitória, o ítalo-americano venceu o russo Alexander Grischuk e confirmou o título.

C:UsersUserDesktopcaruana usa.jpg

 

 

O campeão

Na última rodada do Torneio de Candidatos de 2016, Fabiano Caruana precisava da vitória contra o russo Sergey Karjakin para ser campeão. Mesmo com as peças pretas, Caruana tentou jogar de forma agressiva, passou dos limites, e acabou derrotado.

Já em 2018, o torneio parecia controlado pelo americano de 25 anos, porém, após a derrota para o mesmo Karjakin na 12ª rodada, os fantasmas mentais retornaram. De fato, “mar calmo não faz bom marinheiro”, e quando a disputa ficou tensa, Caruana recuperou toda sua força, venceu as duas últimas rodadas – contra Aronian e Grischuk – e mostrou estar pronto para tentar ser campeão mundial.

C:UsersUserDesktopcaruana.jpg

Caruana mostrou estar pronto para lutar pelo título mundial

Fabiano Caruana finalizou a jornada com cinco vitórias, oito empates e uma única derrota, considerada natural em uma disputa tão longa e equilibrada. Do ponto de vista histórico, a vitória de Caruana chama a atenção, afinal, é o primeiro americano nativo a disputar o Campeonato Mundial depois de Bobby Fischer, em 1972. Isso porque, Gata Kamsky – o desafiante de Karpov em 1996 – jogou pela bandeira dos Estados Unidos, mas nasceu na extinta União Soviética.

Magnus Carlsen já havia demonstrado respeito pelo americano antes do início do Torneio de Candidatos: “É motivador enfrentar alguém que realmente pode ameaçar meu título. Se, por exemplo, for Caruana, seria perfeito para mim”, analisou o campeão mundial. No total da disputa entre ambos, 9 vitórias de Carlsen, 5 vitórias de Caruana e 17 empates.

 

Segundo Turno

Após o primeiro turno, parecia claro que a luta ficaria entre Fabiano Caruana e Shakhriyar Mamedyarov, do Azerbaijão. No entanto, o russo Sergey Karjakin fez um segundo turno espetacular, com três vitórias e quatro empates, e chegou a lutar pelo título nas últimas rodadas. No fim, o russo terminou na terceira colocação.

Quem também lutou até os últimos minutos foi Ding Liren. A muralha da China terminou o Torneio de Candidatos na quarta colocação com 13 empates e uma vitória, o único invicto entre todos os participantes. Na última rodada, Karjakin e Ding Liren empataram e ambos ficaram sem chances de desafiar Carlsen.

C:UsersUserDesktopcarlsen x ding.jpg

Sergey Karjakin e Ding Liren colocaram emoção extra a disputa

 

Já Mamedyarov perseguiu Caruana durante todo o torneio. Na última rodada, mesmo com as pretas, lutou muito e pressionou Vladimir Kramnik o máximo possível. No entanto, após 5h30 de jogo, o empate foi acordado e o destino do torneio acabou selado. A única derrota de Mamedyarov foi na 12ª rodada, contra Ding Liren, de brancas. O enxadrista do Azerbaijão terminou com o vice-campeonato.

 

C:UsersUserDesktopmamedyarov.jpg

Mamedyarov foi guerreiro, mas ficou no quase

 

Chama a atenção também o desempenho desastroso de Levon Aronian. Um dos favoritos ao título, Aronian fez um segundo turno ainda pior que o primeiro. O armênio terminou na oitava e última posição com 4,5 pontos (+1, = 7, – 6) e perdeu 26,6 pontos de rating.

 

C:UsersUserDesktoparonian x so.jpg

Decepção: Aronian e Wesley So em uma triste entrevista após a última rodada

 

Classificação Final

 

Rk.NameRtg.Nt.Pts.12345678
1GMCaruana,F2784https://pgn.chessbase.com/Common/Media/Flags/Flags64/United%20States%20of%20America.png9.0½ ½½ 0½ ½1 ½½ 11 ½1 1
2GMMamedyarov,S2809https://pgn.chessbase.com/Common/Media/Flags/Flags64/Azerbaijan.png8.0½ ½1 ½½ 01 ½½ 1½ ½½ ½
3GMKarjakin,S2763https://pgn.chessbase.com/Common/Media/Flags/Flags64/Russian%20Federation.png8.0½ 10 ½½ ½½ 1½ ½1 ½0 1
4GMDing,L2769https://pgn.chessbase.com/Common/Media/Flags/Flags64/China.png7.5½ ½½ 1½ ½½ ½½ ½½ ½½ ½
5GMKramnik,V2800https://pgn.chessbase.com/Common/Media/Flags/Flags64/Russian%20Federation.png6.50 ½0 ½½ 0½ ½1 0½ ½1 1
6GMGrischuk,A2767https://pgn.chessbase.com/Common/Media/Flags/Flags64/Russian%20Federation.png6.5½ 0½ 0½ ½½ ½0 11 ½½ ½
7GMSo,W2799https://pgn.chessbase.com/Common/Media/Flags/Flags64/United%20States%20of%20America.png6.00 ½½ ½0 ½½ ½½ ½0 ½1 ½
8GMAronian,L2794https://pgn.chessbase.com/Common/Media/Flags/Flags64/Armenia.png4.50 0½ ½1 0½ ½0 0½ ½0 ½

 

O resultado do Torneio de Candidatos 2018 foi normal ou surpreendente? Qual foi a maior surpresa? Deixe sua opinião nos comentários.

Fotos: Site Oficial

 

 


2 Respostas a “Torneio de Candidatos 2018: Fabiano Caruana é o Desafiante!”

  • Flavio

    Bom... provavelmente agora haverá uma disputa de titulo mais emocionante, não desmerecendo o ultimo desafiante que foi o Karjakin, mas apesar de ser um GM muito forte, o seu estilo de jogo não incomoda em nada o Carlsen. E o mesmo Carlsen que também deve ser o jogador mais forte que já apareceu até agora é outro que tem o estilo de jogo ainda mais tedioso! Enfim, com Caruana espera-se um pouco mais de tudo!

  • Job

    Carlsen já está entrando na galeria dos grandes mitos da história do xadrez, e foi contra esse gênio excepcional que Karjakin conseguiu a proeza de empatar a série de partidas standard, inclusive tendo chances reais de título após quebrar a sequência de empates com a primeira vitória do match. Basta comparar seu desempenho com o de Anand para ter noção do respeito que ele merece. E agora, como será o desempenho de Caruana: uma derrota por larga margem (Anand), uma apertada derrota nos desempates (Karjakin) ou será que o italiano vencerá?

Deixe seu comentário