Campeonato Brasileiro Feminino: Juliana Terao é Tetra!

Campeonato Brasileiro Feminino: Juliana Terao é Tetra!

Na última década, Messi e Cristiano Ronaldo dominaram o prêmio de melhor jogador de futebol do mundo, com cinco conquistas para o português e cinco para o argentino. No xadrez feminino brasileiro, os feitos de Juliana Terao e Vanessa Feliciano lembram a soberania das estrelas do futebol.

Nos últimos nove anos, Terao e Feliciano conquistaram o Campeonato Brasileiro em oito ocasiões, com quatro títulos para cada enxadrista. A exceção aconteceu em 2011, com o título de Artêmis Pâmela Guimarães.

 

Brasileiro Feminino 2017

Entre os dias 17 a 23 de janeiro, aconteceu a edição de 2017 do Brasileiro Feminino. As partidas aconteceram no Clube de Xadrez da Guanabara, no Rio de Janeiro. O torneio foi disputado por dez enxadristas, no sistema todos contra todos.

Participantes do torneio

 

Após nove rodadas, a MF Juliana Sayumi Terao venceu a competição com sete vitórias e dois empates. Terao conquistou seu quarto título, o terceiro consecutivo. Nas redes sociais, a campeã comemorou a conquista:

Muito feliz com o meu tetra campeonato brasileiro feminino. Gostaria de agradecer ao meu teacher GM André Diamant por toda a paciência e assistência que tem tido comigo e também ao MI Roberto Molina. Também quero agradecer aos amigos que enviaram mensagem de apoio e torcida durante o torneio. Agora é seguir com os estudos para corrigir os erros e alcançar as metas”, afirmou Terao.

 

Juliana Terao

 

O vice-campeonato ficou com Thauane Ferreira Medeiros, com sete pontos. Com 1983 de rating Fide, a atuação na principal competição nacional para mulheres rendeu mais 45 pontos para a enxadrista, suficientes para ultrapassar a barreira dos 2000.

 

Terao x Feliciano

O momento decisivo do torneio aconteceu na última rodada. Terao liderava com 7 em 8 e Feliciano vinha logo atrás, com 6,5. As duas se enfrentariam na última partida, com Terao de brancas. Com a necessidade da vitória, Vanessa Feliciano jogou a Defesa Siciliana e foi pra cima. A partida ficou complicada, com muitas combinações táticas.

No momento crítico, Juliana Terao sacrificou a dama por torre e bispo. No fim, o peão na sétima foi suficiente para garantir a vitória e o título. Com a derrota, Vanessa Feliciano terminou na terceira colocação.

 

Terao x Feliciano: oito títulos nacionais!

 

Classificação final do Campeonato Brasileiro Feminino

Rk. Name Rtg Pts. rtg+/-
1 FM Terao Juliana Sayumi 2256 8,0 12,4
2 Medeiros Thauane Ferreira 1983 7,0 44,8
3 WIM Feliciano Ebert Vanessa 2197 6,5 -8,6
4 WFM Alboredo Julia 2124 5,5 -15,4
5 WIM Ichimura G. Barbosa Larissa Y. 1934 5,0 16,0
6 Librelato Kathie Goulart 2071 4,5 -24,4
7 Melo Gabrieli De 1633 3,0 31,8
8 Queiroz Stella Becker 1833 2,5 -11,6
9 WFM Bonfim Regina Rodrigues 1763 2,0 -8,2
10 Reis Virginia Lagrange M. 1808 1,0 -36,8

 

Quatro primeiras colocadas: Feliciano, Medeiros, Alboredo e Terao

 

Histórico

Essa foi a 57ª edição do Campeonato Brasileiro Feminino. Conheça o histórico das campeãs – no ano de 1982, o título foi dividido entre Jussara Chaves e Regina Ribeiro. Por isso, a história registra 58 títulos em 57 edições.

 

Oito títulos

Regina Ribeiro

 

Sete títulos

Ruth Vokl Cardoso

 

Cinco títulos

Tatiana Kaawar Ratcu

 

Quatro títulos

Juliana Terao, Vanessa Feliciano, Joara Chaves, Jussara Chaves e Dória Rúbio.

 

Três títulos

Lígia Carvalho

 

Dois títulos

Suzana Chang, Tatiana Peres Duarte, Palas Atena Veloso, Taya Efremoff, Ivone Moysés e Maria Cristina de Oliveira.

 

Um título

Ligia Imam Alvim, Paula Fernanda Delai e Artêmis Pamela Guimarães.

 

Juliana Terao e Vanessa Feliciano conseguirão alcançar Regina Ribeiro em número de títulos? Deixe sua opinião nos comentários.

Fotos: Claudia Aquino, disponível no facebook da CBX.

 

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

 


No Comments

Post a Reply