Campeonato Brasileiro Absoluto: Alexandr Fier é Campeão!

Alexandr Hilário Takeda Sakai dos Santos Fier, esse é o nome do novo Campeão Brasileiro Absoluto.  Pressionando seus adversários no tempo na maioria das ocasiões, Fier foi irrepreensível e terminou a competição invicto. Fez 2×0 em Tiago Garrido Abrantes (2173), 2×0 no MF Luismar Brito (2318), 1.5 x 0.5 no GM Luis Paulo Supi (2553) e 2.5 x 0.5 no GM Krikor Mekhitarian (2533), não sendo necessária a realização da quarta e última partida prevista.

 

Com o desempenho, Fier ganhou 21 pontos no ranking da Fide. Somados aos sete pontos conquistados no Campeonato Paranaense Absoluto e os dez do Floripa Chess Open, Alexandr se aproxima mais uma vez da barreira dos 2.600 pontos, posto que seu maior rating foi 2653, em novembro de 2009. Agora, Fier foi para 2582 no live ratings.

 

“Depois de 13 longos anos. Bicampeão brasileiro!” comemorou Alexandr Fier nas redes sociais, relembrando o seu primeiro título do Campeonato Brasileiro Absoluto, em 2005.

 

GM Alexandr Fier

 

O Campeonato Brasileiro Absoluto foi realizado no Clube de Xadrez da Guanabara, no Rio de Janeiro, entre os dias 06 a 14 de fevereiro. A competição contou com R$ 36 mil em prêmios e foi disputada no sistema eliminatório. Confira agora tudo o que aconteceu na grande final.

 

Final: GM Fier x GM Mekhitarian

 

Duelo decisivo: placar não revelou a tensão da disputa

 

Apesar do placar elástico, a grande final com o GM Krikor Mekhitarian não foi nada fácil para Fier. Assim como a semifinal com Supi, também com muitas emoções. Na primeira partida, Krikor se apurou no relógio e não ofereceu resistência em um final inferior. No meio jogo, entretanto, ele deixou a oportunidade de ganhar um peão central e conseguir uma vantagem praticamente decisiva.

 

Na segunda partida Krikor Mekhitarian também conseguiu uma excelente posição na abertura, com possibilidades de arremate no lance 24. Para selar o destino do match, Fier conseguiu igualar e Krikor – mais uma vez apurado no tempo – cometeu erros no final e levou 2×0. De fato, um duro golpe psicológico em uma disputa tão acirrada.

 

No entanto, vale destacar a valentia de Mekhitarian. Com tudo em contra, jogou muito bem a terceira partida e pressionou Fier até o lance 106. A vitória esteve muito próxima em alguns momentos, mas Fier conseguiu segurar o empate para garantir o título!

 

O GM Krikor Mekhitarian fez uma avaliação geral da sua participação: “Fiquei muito feliz com os três primeiros matches, pelo fato de conseguir eliminar o GM Everaldo Matsuura e o GM Mequinho sem precisar ir para os desempates. A final começou bem ruim, deixei passar chances ótimas nas duas primeiras partidas, mas mérito para o Fier também, que sempre colocou muita pressão no tempo. O Fier foi, indiscutivelmente, o melhor jogador da final, eliminou o Supi que vinha com tudo, sempre muito prático e objetivo nas decisões”.

 

Krikor também opinou sobre o sistema de disputa: “Eu gostei do formato, talvez um dos poucos que gostaram. Foi minha primeira vez nesse sistema e achei legal a tensão dos matches”, revela.

 

GM Krikor Mekhitarian

 

Confira as partidas aqui.

 

Histórico

Campeão em 2005, esse foi o segundo título nacional do GM Alexandr Fier, se igualando ao GM Krikor Mekhitarian e ao GM Everaldo Matsuura, ambos presentes na competição atual e também com dois títulos nacionais. Saiba quem são os maiores campeões brasileiros da história:

 

7 títulos

Rafael Leitão, Jaime Sunye Neto, Giovanni Vescovi e Souza Mendes.

6 títulos

Gilberto Milos e Walter Cruz.

3 títulos

Darcy Lima, Herman Claudius Van Riemsdijk e Orlando Roças Júnior.

2 títulos

Alexandr Fier, Henrique Mecking, Krikor Mekhitarian, Everaldo Matsuura, Hélder Câmara, Ronald Câmara, José Thiago Mangini, Eugênio German, Olício Gadia, Antônio Rocha, Carlos Gouveia, Alexandru Segal.

1 título

André Diamant, Octávio Trompowsky, Marcos Paolozzi, Roberto Watanabe, Aron Correa, Márcio Miranda, José Pinto Paiva, Luís Tavares, Flávio Carvalho Jr, Márcio Freitas, Adhemar Rocha e Thomaz Borges.

 

Após o término do torneio, a Redação da Academia Rafael Leitão já lança a dúvida: quem será o próximo campeão brasileiro? Deixe sua opinião nos comentários.

 

Imagens:  facebook da CBX.

 

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

No comments

Deixe seu comentário