Magnus Carlsen É Hexa Em Wijk Aan Zee

Magnus Carlsen venceu pela sexta vez o tradicional torneio de Wijk aan Zee, na Holanda, chamado a partir de 2011 de Tata Steel Chess Tournament. A competição foi realizada entre os dias 12 a 28 de janeiro e contou com a presença de 14 dos melhores enxadristas do mundo no grupo principal.

O mais dominante: Carlsen x Federer

Roger Federer, hexa campeão do Austrália Open

 

No domingo em que Carlsen se tornou campeão na Holanda, o tenista Roger Federer também conquistou pela sexta vez o Grand Slam da Austrália. A comparação entre ambos tornou-se inevitável. Federer, aos 36 anos, parece incansável e é o maior vencedor de Grand Slam da história, com 20 títulos no total. Carlsen, ainda com 27, também apresenta uma supremacia indiscutível. É o número 1 do ranking da FIDE desde 2011 e a princípio, parece não existir um rival páreo ao norueguês.

No entanto, não é possível dizer que a vitória de Magnus Carlsen em Wijk aan Zee veio com facilidade, pelo contrário, o título foi confirmado apenas nos desempates, após duas partidas de relâmpago (5 minutos + 3 segundos por lance) contra o holandês Anish Giri. Já Roger Federer também não teve moleza, vitória apenas no quinto e decisivo set contra o croata Marin Cilic.

 

Outros destaques

 

Desempate entre Carlsen e Giri: holandês fez o melhor torneio da carreira

 

Após 13 rodadas, Carlsen e Giri terminaram na liderança com 9 pontos, o que causou o desempate. Esta foi a melhor atuação da carreira de Anish Giri, 23 anos. Com 43 anos, o ex-campeão mundial Vladimir Kramnik (Rússia) parece interminável ao buscar o terceiro posto com 8.5 pontos.

Destaque também para o azerbaijano, Shakhriyar Mamedyarov, outro enxadrista a somar 8.5 pontos. Com o resultado, Mamedyarov salta para a segunda colocação do ranking da FIDE com 2813 pontos, trinta a menos do que o líder Carlsen.

 

Classificação Final

Rk.NomeRatingPaísPontos
1GMCarlsen,M28349.0
2GMGiri,A27529.0
3GMKramnik,V27878.5
4GMMamedyarov,S28048.5
5GMAnand,V27678.0
6GMSo,W27928.0
7GMKarjakin,S27537.5
8GMSvidler,P27686.0
9GMWei,Y27435.5
10GMJones,G26405.0
11GMCaruana,F28115.0
12GMMatlakov,M27185.0
13GMAdhiban,B26553.5
14GMHou,Y26802.5

Impacto do Torneio de Candidatos

Qualquer análise sobre Tata Steel requer cautela. Afinal, em março começa o Torneio de Candidatos, em Berlim, principal objetivo dos oito aspirantes ao duelo contra o campeão mundial. Talvez isso justifique as atuações de pouco brilho de Wesley So, Sergey Karjakin e, principalmente, Fabiano Caruana. Este último somou cinco pontos – apenas uma vitória – e perdeu 26 pontos no ranking.

É natural que os enxadristas ocultem a real força de jogo antes de uma competição tão importante quanto o torneio de Candidatos. Lembrem que o Brasil venceu a Copa das Confederações antes de levar 7×1 da Alemanha na Copa do Mundo de Futebol. Por isso, para a redação da Academia Rafael Leitão, o desempenho de So, Karjakin (o favorito para o redator) e Caruana não indicam suas reais possibilidades em Berlim.

Por outro lado, Kramnik e Mamedyarov chegam animados ao Torneio de Candidatos, ainda que o bom resultado na Holanda não garanta nada em especial. Alexander Grischuk, Ding Liren e Levon Aronian completam o torneio que definirá o desafiante de Magnus Carlsen.

Parece presunção chamar qualquer um dos participantes de capivara. Contudo, como Leontxo Garcia ressaltou no El País, quando a distância entre os favoritos com os demais participantes aumenta, o número de empates rápidos diminui e a competitividade deixa o torneio mais atrativo.Mais capivaras, menos empates

Em Wijk aan Zee, 40% das 91 partidas tiveram um vencedor. A diferença do maior para o menor rating beirava os 200 pontos. A porcentagem é expressiva na comparação com o super torneios com seis ou oito enxadristas, onde a diferença inicial do primeiro com o último fica próxima dos 50 pontos de rating.  

 

Anatoly Karpov foi um dos espectadores ilustres do torneio

 

E para você, qual o melhor sistema para os torneios da elite mundial? Deixe sua opinião nos comentários.

 

Gostou do artigo, então compartilhe nas redes sociais.

Imagens: Site Oficial

2 Respostas a “Magnus Carlsen É Hexa Em Wijk Aan Zee”

  • Luiz Gustavo Serpa

    Na minha opinião, os torneios com mais competidores e com certo desnível entre eles são mais interessantes, do ponto de vista competitivo, por proporcionarem mais vitórias, apresentarem mais chances de alguma surpresa positiva acontecer e lembrarem os grandes torneios do passado. Quanto ao nível técnico das partidas, sou muito capivara para avaliar corretamente, mas acredito que os super torneios com poucos jogadores equibrados em rating lá nas alturas devem proporcionar melhores partidas para os analistas e outros jgadores qualificados que acompanham o torneio. Paticularmente, gostaria de saber a opinião do Rafael Leitão e acredito que o tema possa até ser merecedor de um artigo no site. Parabéns pelo trabalho de vocês!!

  • Reynaldo Carvalho

    E falam que ele está passando por uma crise, que seu jogo está decadente.

Deixe seu comentário