Torneio de Candidatos: Primeiro Turno

Torneio de Candidatos: Primeiro Turno

O Torneio de Candidatos 2018 acontece em Berlim, na Alemanha, entre os dias 10 e 28 de março. Oito dos melhores enxadristas do mundo disputam a competição, o vencedor será o desafiante de Magnus Carlsen pelo Campeonato Mundial, em novembro.

O evento está na metade e finalizado o primeiro turno, já é possível destacar favoritos, surpresas e decepções. Portanto, confira o que de melhor aconteceu no primeiro turno do Torneio de Candidatos 2018.

 

Caruana favorito

Fabiano Caruana lidera a competição com cinco pontos: três vitórias e quatro empates. Após o primeiro turno, o ítalo-americano é o principal aspirante ao título. Das três vitórias até então, Caruana venceu duas partidas com as pretas.

 

C:UsersUserDesktopCaruana.jpg

Favorito em Berlim, quais seriam as chances Caruana contra Carlsen?

 

A partida decisiva do primeiro turno foi Kramnik x Caruana. Após uma abertura tranquila, a posição se complicou e ambos os jogadores tiveram chances de vitória.  Caruana errou menos e levou o ponto em um momento crítico, pois Kramnik era o líder isolado.

 

Mamedyarov segue na luta

A apenas meio ponto de Caruana, Shakhriyar Mamedyarov (Azerbaijão) é o principal adversário na luta pelo título. O atual número dois do mundo segue invicto com duas vitórias e cinco empates. Os demais enxadristas fecharam o turno a um ponto e meio do líder e, na opinião da redação da Academia Rafael Leitão, apenas Mamedyarov pode evitar o match Carlsen x Caruana.

 

C:UsersUserDesktopcaruana x mamedyarov.jpg

Caruana e Mamedyarov em entrevista após o empate na terceira rodada

 

Kramnik, da glória à decepção

Após um início avassalador com 2,5 em 3 rodadas, o ex – campeão mundial sucumbiu perante Caruana e Mamedyarov e o título ficou distante. De todo modo, vale a pena ver a atuação do ex – campeão, visto que suas partidas são jogadas com muita energia.

C:UsersUserDesktopkramnik.jpg

Irregular, Kramnik terminou o primeiro turno com 50% de aproveitamento

 

Aronian e Karjakin irreconhecíveis

Na opinião da redação, Aronian e Karjakin – junto com Caruana – formavam o trio de favoritos ao título do Torneio de Candidatos. Contudo, o último desafiante de Carlsen e o campeão da Copa do Mundo fizeram um primeiro turno ruim e praticamente deram adeus a disputa. Levon Aronian foi o lanterna com 2,5 pontos e Sergey Karjakin foi o sexto colocado com 3 pontos. De fato, são as grandes decepções até o momento.

C:UsersUserDesktopdecpções.jpg

Só um milagre para Karjakin e Aronian voltarem à luta pelo título

 

Nota do GM Rafael Leitão: O nosso estimado redator parece ter se precipitado nessa: Karjakin já venceu duas partidas, voltou aos 50% e ainda tem algumas (remotas) chances.

 

Muralha da China

Se no Torneio de Candidatos 2016, Anish Giri foi o “igualador”, ao empatar as 14 partidas. Em 2018, pelo menos no primeiro turno o chinês Ding Liren segue o mesmo ritmo. Com sete empates, o chinês divide a terceira posição e precisa de uma grande arrancada para lutar pelo título.

C:UsersUserDesktopmuralha da china.jpg

Ding Liren precisa arriscar mais no segundo turno

 

Poucos empates rápidos

Vale ressaltar a luta por parte dos participantes. Dos 28 jogos até então, 11 terminaram com um vencedor e 17 terminaram em empate, uma proporção próxima a 40% de vitórias e 60% de empates, porcentagem positiva em torneios de elite.

Além disso, boa parte dos empates aconteceu após lutas espetaculares. No entanto, infelizmente, a tendência para o segundo turno é de um aumento no número nos empates sem luta. Há poucas rodadas do fim, os jogadores sem chances de título tendem a não resistirem aos empates teóricos.

 

Ritmo de jogo

Os enxadristas se enfrentam em dois turnos e cada partida possui um ritmo de 1h40 para os primeiros 40 movimentos, mais 50 minutos até o lance 60 e mais 15 minutos para finalizar o jogo. Além disso, a cada jogada é adicionado um incremento de 30 segundos. Ou seja, uma única partida pode durar mais de seis horas.

 

Classificação após 7 rodadas

 

NomePaísRating12345678Pontos
1GMFabiano Caruana Estados Unidos2784 X½1½½½115.0 / 7
2GMShakhriyar Mamedyarov Azerbaijão2814½ X1½½1½½4.5 / 7
3GMVladimir Kramnik Rússia280000 X½1½½13.5 / 7
4GMLiren Ding China2769½½½X½½½½3.5 / 7
5GMAlexander Grischuk Rússia2767½½0½ X½1½3.5 / 7
6GMSergey Karjakin Rússia2763½0½½½ X103.0 / 7
7GMWesley So Estados Unidos27990½½½00 X12.5 / 7
8GMLevon Aronian Armênia27970½0½½10 X2.5 / 7

A disputa fica entre Caruana e Mamedyarov ou algum outro enxadrista ainda pode surpreender? Deixe sua opinião nos comentários.

Gostou do artigo, então compartilhe nas redes sociais.

 

Fotos: Site Oficial

 


5 Respostas a “Torneio de Candidatos: Primeiro Turno”

  • Newton

    Acho q a vaga para ser o desafiante de Carlsen ficará entre Caruana; Mamedyarov e Grischuk. Porém, pelo o eles estão jogando nesse torneio de candidatos, nenhum será páreo para Magnus Carlsen! Estão errando demais (Carlsen ñ comete tantos erros assim)! É como se eles (os candidatos), ñ estivessem acostumados a jogar sob pressão!

  • Jair

    Certamente que a vaga será de Caruana ou de Mamedyarov - e concordo plenamente com o
    Newton - Magnus Carlsen vencerá qualquer um deles, sem dificuldades...

  • Reynaldo Carvalho

    E vai dar o Karjakin novamente. Mais um match chatíssimo.

  • Reynaldo Carvalho

    E deu o Caruana. Alguém sabe o placar, em clássicas, do confronto Carlsen x Caruana?

    • Rafael Leitão

      9x5 para Carlsen (sem contar empates).

Deixe seu comentário