Fabiano Caruana Vence O London Chess Classic 2017

Fabiano Caruana Vence O London Chess Classic 2017

C:UsersMauriDesktopPOWTextosDownloadscaruana.png

 

Na mitologia grega, Sísifo era um mestre dos truques e, por ser malicioso, acabou condenado pelos deuses. Sua pena chamou a atenção, Sísifo deveria empurrar uma pedra até o topo de uma montanha. No entanto, quando a pedra chegava ao topo, o próprio peso fazia com que ela rolasse para baixo novamente. Sísifo repetiu a ação diversas vezes e, para os deuses, não haveria maior castigo do que uma vida repetitiva e sem esperança.

Assim, Fabiano Caruana não parece um mestre dos truques, muito menos malicioso, no entanto, sempre que se aproxima de Magnus Carlsen no ranking da FIDE, o enxadrista parece castigado pelos deuses e seu rating “desmorona” como a pedra de Sísifo, sem conseguir ultrapassar o Campeão Mundial.

Agora, com o título do London Chess Classic 2017, Caruana está próximo do cume mais uma vez. Enquanto o campeão mundial ficou nos 2.833 pontos, o ítalo-americano saltou para 2811, ganhando duas posições e assumindo a vice-liderança. Em 2018, talvez a pedra role para baixo novamente ou, para a surpresa do mundo, Magnus Carlsen pode perder seu posto.

 

London Chess Classic

Sobre o London Chess Classic, evento que reuniu dez dos melhores enxadristas do mundo e que foi a última etapa do Grand Chess Tour, destaque para a atuação do russo Ian Nepomniachtchi, que venceu Magnus Carlsen e dividiu a primeira colocação com Fabiano Caruana, ambos com seis pontos. O título foi definido nos desempates, quando Caruana superou Nepomniachtchi por 2,5 x 1,5.

C:UsersMauriDesktopPOWTextosDownloadsnepo.pngNepomniachtchi derrotou o campeão mundial

 

Carlsen jogou um torneio abaixo de suas possibilidades, porém, ainda assim terminou na terceira posição com cinco pontos. Destaque para sua vitória contra Aronian. Vachier Lagrave e Wesley So obtiveram o mesmo desempenho. Hikaru Nakamura fez 50% e os destaques negativos são: Levon Aronian, com quatro pontos; Sergey Karjakin, com três e meio; além dos veteranos Anand e Adams, ambos dividindo a lanterna com apenas três pontos.

 

Excesso de empates

Com 78% das partidas terminadas em empate, do ponto de vista competitivo o torneio deixou a desejar e reacendeu um antigo debate: “como punir a falta de combatividade no xadrez?” Tornar a pontuação semelhante a do futebol, impedir empates sem o consentimento do árbitro ou em menos de 30 lances foram alternativas insuficientes para o problema.

C:UsersMauriDesktopPOWTextosDownloadstroféu.jpg

Empates prejudicam a briga pela taça?

 

Carlsen vence o Grand Chess Tour 2017

C:UsersMauriDesktopPOWTextosDownloadscarlsen gran tuor.jpg

Magnus Carlsen foi o jogador mais regular das cinco etapas

 

De fato, o London Chess finalizou o Grand Chess Tour 2017. Competição que iniciou no mês de junho com a vitória de Carlsen no Paris GCT. Ainda em junho aconteceu à segunda etapa, desta vez, um torneio de rápido na Bélgica. O Your Next Move também teve a vitória de Magnus Carlsen.

Em agosto, Vachier Lagrave teve uma atuação brilhante e faturou a Sinquefield Cup. Dias depois, um dos momentos mais marcantes do Grand Chess Tour 2017, o retorno de Garry Kasparov no Saint Louis Rapid e Blitz. A vitória foi de Levon Aronian. E finalmente, entre os dias 01 e 11 de dezembro, o London Chess finalizou o ciclo.

 

Confira a classificação final do Grand Chess Tour 2017 após cinco etapas

Enxadrista                             País                           Pontos         Prêmios

1- Magnus Carlsen                     Noruega                       41               $247.417

2- Maxime Vachier Lagrave       França                          38               $207.917

3- Levon Aronian                            Armênia                        29               $91.250

4- Hikaru Nakamura                   Estados Unidos            25               $77.500

5- Fabiano Caruana                   Estados Unidos            24               $95.000

6- Sergey Karjakin                            Rússia                          23,5            $75.000

7- Ian Nepomniachtchi               Rússia                          22,5            $100.000

8- Wesley So                             Estados Unidos            22,5            $79.167

9- Viswanathan Anand              Índia                              15,5            $75.000

 

Será que Fabiano Caruana ultrapassará Carlsen em 2018? E para você, o excesso de empates é um problema? Se sim, como resolvê-lo? Deixe sua opinião sobre esses assuntos nos comentários.

 

Imagens: Site Oficial

 

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

 

5 Respostas a “Fabiano Caruana Vence O London Chess Classic 2017”

  • Fernando Sarges

    Creio que, caso a pontuação do xadrez fosse igual a do futebol, deixaria partidas mais abertas. Buscando (os jogadores) sempre mais as vitórias, do que ficar apenas no empate. Sendo que uma vitória, valeria pontos de três empates.

    • Rafael Leitão

      Isso já foi tentando, mas não deu resultados...

      • Dorli

        oi,
        talvez usar o nr de vitorias com as pretas sendo criterio de desempate, tipo gol qualificado no futebol..

  • Yargoself

    que tal radicalizar e abolir o empate?
    cada jogo seria uma decisão, empate no "tempo normal" = tye breake numa só partida blitz (joga com as brancas quem jogou com as negras no "tempo normal")

  • Rafael Romeiro

    Ok mexer com a pontuação. Agora, tem que ter cuidado pra alterar regra. O xadrez é um jogo milenar, merece o máximo de cuidado e respeito.

Deixe seu comentário