GM Supi vence o Speed Chess Brasil

GM Supi vence o Speed Chess Brasil

GM Supi vence o Speed Chess Brasil

O Speed Chess Championship é uma competição online organizada pelo chess.com que reúne dezesseis dos melhores enxadristas do mundo em um torneio eliminatório.

Cada duelo é composto de 90 minutos de partidas 5 minutos + 2 segundos por lance. Depois disso, 60 minutos de 3+2 e, por fim, 30 minutos de xadrez bullet 1+1.

Uma partida de chess960 – posição inicial das peças sorteadas de forma aleatória – é disputada ao final de cada controle de tempo.

C:UsersUserDesktopsupi x quinti.jpg

Torneio online com alguns dos melhores enxadristas do país foi um sucesso

 

Em 2017, o evento contou com a participação de enxadristas do porte de Carlsen, Nakamura, Karjakin, AronianCaruana, Wesley So,  Vachier-LagraveGrischuk, Giri, Hou Yifan, entre outras estrelas.

Com uma premiação total de $50 mil dólares, a transmissão da final entre Carlsen x Nakamura reuniu 400 mil espectadores únicos, um verdadeiro sucesso de audiência.

 

Speed Chess Championship Brasil

C:UsersUserDesktopsupi 3.jpg

GM Supi mais uma vez jogou em alto nível

 

Feliz com o sucesso, o chess.com realizou uma versão brasileira do Speed Chess. A organização ficou com o GM Krikor Mekhitarian e a competição teve a participação dos seguintes enxadristas:

 

  1. GM Gilberto Milos (2575)
  2. GM Alexandr Fier (2574)
  3. GM Luis Paulo Supi (2561)
  4. GM Felipe El Debs (2545)
  5. GM André Diamant (2523)
  6. MI Diego Di Berardino (2518)
  7. MI Roberto Molina (2451)
  8. MI Renato Quintiliano (2423)

 

O primeiro confronto aconteceu no dia 24 de abril e a grande final foi disputada em 24 de junho.

Os matchs respeitaram o seguinte formato: 45 minutos de 5+2, 30 minutos de 3+2 e 15 minutos de 1+1.

O chess.com ofereceu R$ 3.300 em prêmios, porém, os espectadores poderiam contribuir durante as partidas. Deste modo, a premiação total ficou em R$8.060.

 

O Torneio

 

Quartas de Final

O destaque das quartas de final foi a impressionante goleada imposta pelo GM Luis Paulo Supi frente ao MI Diego Di Berardino, 13.5 x 1.5, o placar mais elástico do Speed Chess Brasil 2018.

Também vale destacar a boa vitória do MI Renato Quintiliano contra o GM Gilberto Milos, 10.5 x 5.5.

Já o GM Fier superou o MI Molina por 7.5 x 5.5, mesmo placar do duelo favorável ao GM André Diamant contra o GM Felipe El Debs.

 

Semifinais

O duelo GM Supi x GM Fier repetiu a semifinal do Campeonato Brasileiro Absoluto, quando Fier levou a melhor.

No Speed Chess Brasil, porém, Supi conseguiu dar o troco ao vencer por 8.5 x 4.5. Já o outro match foi ainda mais equilibrado, com vitória do MI Quintiliano por 9 x 7 contra o GM Diamant.

 

Final

C:UsersUserDesktopsupi x 2.jpg

Anúncio da grande final

 

A grande final entre GM Supi x MI Quintiliano teve as análises do GM Rafael Leitão e do GM Krikor Mekhitarian – este também analisou os outros matchs.

No primeiro ritmo (5+2), Quintiliano superou Supi e saiu na frente com um 2.5 x 1.5. Supi reverteu a desvantagem no 3+2 com uma vitória por 3×1.

O equilíbrio se manteve após os dois primeiros ritmos, Supi vencia pela diferença mínima (4.5 x 3.5) e tudo seria decidido no 1+1.

No bullet, porém, Quintiliano não conseguiu acompanhar Supi e levou um elástico 5×0. O placar da final acabou em 9.5 x 3.5 para o Grande Mestre Luis Paulo Supi.

 

Declaração do Supi

“O torneio foi muito bacana, e muito duro. No geral, senti ter jogado um pouco melhor que os meus adversários nos três matchs, e isto foi o mais importante. Fica meus parabéns também ao Renato Quintiliano, pela ótima campanha, e ao chess.com, em parceria com o GM Krikor Mekhitarian, pela excelente iniciativa!”, afirmou o campeão nas redes sociais.

 

O formato do Speed Chess é o mais agradável para o público? Deixe sua opinião nos comentários.

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

No Comments

Post a Reply