Sinquefield Cup: Maxime Vachier Lagrave é Campeão

Sinquefield Cup: Maxime Vachier Lagrave é Campeão

MVL termina à frente do Campeão Mundial

 

Maxime Vachier Lagrave foi o campeão da Sinquefield Cup, torneio realizado em Saint Louis, Estados Unidos, entre 02 e 11 de agosto. O enxadrista francês conquistou o título com 6 pontos em 9 possíveis, sendo três vitórias e seis empates. A segunda colocação ficou com o atual campeão mundial, Magnus Carlsen, da Noruega, e o terceiro colocado foi ex-campeão mundial, o indiano Viswanathan Anand, ambos com 5,5 pontos.

 

Pode Lagrave ser campeão mundial?

 

Com o resultado, Vachier Lagrave levou 75 mil dólares para casa e ganhou 14,9 pontos de rating, o que o fez passar da barreira dos 2800 pontos e alcançar a segunda colocação no live chess ratings, com 2803.9, 24 pontos a menos que o líder Carlsen.

 

Se o xadrez francês saiu fortalecido da Sinquefield Cup, pois Lagrave demonstrou força suficiente para lutar pelo título mundial, os enxadristas dos Estados Unidos fracassaram. Juntos, Wesley So, Fabiano Caruana e Hikaru Nakamura perderam mais de 35 pontos de rating. No início do torneio os americanos eram, respectivamente, os números 2, 3 e 7 no ranking internacional, agora, Caruana é o 5, So o 8 e Nakamura o 10 na elite mundial.

 

Lagrave recebendo o cheque de 75 mil dólares dos organizadores

 

Das 45 partidas disputadas no torneio, o jogador de brancas venceu 12 vezes, 26,6%, o jogador de pretas venceu 5 vezes, 11,2%, e o empate foi acordado em 28 oportunidades, 62,2%. O campeão Lagrave e o terceiro colocado, Anand, saíram invictos da competição. Entre os jogadores da parte de cima da tabela, Levon Aronian, da Armênia, foi o jogador mais combativo: o armênio empatou apenas em quatro rodadas.

 

Últimas quatro rodadas

 

Em geral, na segunda metade do torneio os jogadores mantiveram o xadrez apresentado nas cinco primeiras partidas. Levon Aronian surgiu como um sério candidato ao título após as  [ vitórias contra Wesley So ], na sexta rodada, e [contra Hikaru Nakamura], na sétima. Destaque para o sacrifício do cavalo em f3 nessa partida. No entanto, a derrota para Carlsen na última rodada demonstrou, mais uma vez, certa inconsistência do armênio e o tirou do pódio, terminando na quarta posição.

 

Já Magnus Carlsen conseguiu pequena vantagem na sexta e na sétima rodada, porém, Nakamura e Svidler foram eficazes em defender os finais de torre com peão a menos. Por fim, no seu estilo mais cauteloso, teve sangue frio para se defender e vencer no contra-ataque a última rodada contra Aronian. De todo modo, o saldo do torneio foi positivo para o campeão mundial.

 

O campeão Vachier Lagrave administrou a vantagem nos últimos confrontos, porém, sua vitória contra Ian Nepomniachtchi na última rodada foi mais uma demonstração da força do xadrez posicional do francês. Com muita técnica, Lagrave deu uma lição de como o cavalo centralizado em um ponto de apoio é decisivo contra um bispo ruim.

 

Quem também manteve a regularidade até o fim foi Anand. Com um estilo sólido, mesmo aos 47 anos, o ex-campeão mundial foi capaz de sair invicto contra os melhores jogadores da atualidade. No total, foram sete empates e duas vitórias para o indiano.

 

Aos 47, Anand passou ileso pelo torneio

 

Já Sergey Karjakin melhorou o desempenho nas últimas quatro rodadas, com destaque para a vitória contra Wesley So na oitava partida. Desta forma, Karjakin finalizou com 5 pontos, na quinta colocação.

 

Por fim, se na primeira metade do torneio apenas 8% dos jogos foram iniciados com 1.d4, na segunda metade a popularidade do peão dama subiu para 30%. Ou seja, o romantismo não está morto e, felizmente ou não, o peão dama segue seu curso na elite.

 

 

Muitos desses enxadristas seguem em Saint Louis para o evento mais esperado do ano: a volta do ex-campeão mundial Gary Kasparov aos tabuleiros. No momento em que fechamos o texto, Kasparov enfrentava Karjakin de brancas, em uma Defesa Nimzo-Índia.

 

Mas fica a pergunta: será que Kasparov consegue terminar o torneio na parte de cima da tabela? Deixe sua opinião nos comentários!

 

Crédito imagens: Lennart Ootes

 

Escrito por Academia Rafael Leitão em 14.08.2017

 

Gostou deste artigo? Compartilhe nas redes sociais!

Comments ( 2 )

  • Klelton

    Empatou.
    Teve Le Quang Liem Checkmate Caruana

  • Pol Pot

    Desde quando 1. d4 significa “romantismo” na prática enxadrística?

Post a Reply