Seja Bem-Vindo: Yago é o Mais Novo GM do Brasil!

Yago Santiago é o 13º grande mestre do Brasil

 

O fantástico Torneio de São Petersburgo de 1914 (conheça mais sobre ele aqui) é, sem dúvida nenhuma, um dos eventos mais memoráveis do xadrez mundial. Não apenas pela força da competição, que conseguiu reunir alguns dos maiores jogadores daquele momento, mas também pelo seu legado: os cinco primeiro colocados (Emanuel Lasker – o grande campeão; José Raúl Capablanca; Alexander Alekhine; Siegbert Tarrasch e Frank Marshall) receberam das mãos do czar russo Nicolau II o título de Grande Mestre de Xadrez.

 

Os cinco primeiros Grandes Mestres da história do xadrez

 

Mas foi somente em 1950, na Iugoslávia, num Congresso da ainda insipiente FIDE, que outorgou-se oficialmente a criação do título de Grande Mestre – que naquela ocasião foi concedido a apenas 27 jogadores.

 

De lá para cá os critérios para a obtenção desta inestimável honraria foram sendo adaptados conforme as demandas de cada época, mas seu prestígio continua inabalado e ter o título de GM é o sonho de praticamente todo enxadrista – embora só um sonho para a imensa maioria. Contudo, não para mais um brasileiro!

 

XVII Magistral Internacional Ciudad de Río Grande

 

De 06 a 09 deste mês aconteceu em Río Grande, costa noroeste da ilha principal da Terra do Fogo, na Argentina, o XVII Magistral Internacional Ciudad de Río Grande. O torneio, disputado em 7 rodadas, contou com a participação de 55 jogadores, divididos em 6 bandeiras, tendo como o Top 3 inicial da competição o GM mexicano Gilberto Hernandez (2526), o GM uruguaio Andrés Rodriguez (2486) e o GM paraguaio mais brasileiro de todos os tempos, José Cubas (2477).

 

GM mexicano Gilberto Hernandez (2526)

 

O número quatro do torneio era o MI brasileiro Yago de Moura Santiago (2477) – curiosamente, só depois desta “horda de estrangeiros”, um argentino: o também MI Kevin Paveto (2405).

 

 

Mas, apesar do “estrangeirismo”, Yago parece ter um carinho todo especial pela terra de Miguel Najdorf (que, aliás, também não era, de fato, argentino). Foi na Argentina que Yago conseguiu suas duas últimas normas de GM – no 1º Torneio Aberto Internacional da Patagônia (2015) e no Magistral de GM Grafica Yael – Torre Blanca (2016). Portanto, para o brasileiro só estava faltando atingir, ou ultrapassar, a barreira dos trabalhosos 2500 pontos de rating.

 

E que maneira melhor de atingir esta marca do que vencendo um torneio? Yago teve uma atuação destruidora: 6,5 pontos – 6 vitórias e apenas 1 empate (na última rodada contra o GM Andrés Rodriguez).

 

Andrés Rodriguez x Yago

 

Ou seja: Yago “emendou” 6 vitórias seguidas – com destaque para as vitórias em cima dos já citados GM mexicano Gilberto Hernandez e o MI argentino Kevin Paveto. Com uma performance de 2692 e mais 16,1 pontos de rating para casa, segundo o “live rating” (site que atualiza o rating FIDE em “tempo real” antes da listagem periódica oficial da FIDE), nosso MI alcançou a tão desejada marca dos 2500 e, portanto, já poderá requisitar o imortal título de GRANDE MESTRE.

 

Sim! Mais um Grande Mestre para o Brasil! Yago de Moura Santiago é o 13º Grande Mestre do Brasil!

 

Yago Santiago

13º GM Brasileiro: Yago de Moura Santiago!

 

O pódio foi completado pelo GM Andrés Rodrigues e o GM Gilberto Hernandez. Ambos com 5,5 pontos.

Parabéns ao nosso mais novo GM!

 

Nota do GM Rafael Leitão: Parabenizo o GM Yago, quem eu conheci ainda menino, na Final do Campeonato Brasileiro de 2007, disputada no Rio de Janeiro. Sei do esforço necessário para conseguir esse título, especialmente em um país sem muito incentivo para o estudo e prática do nosso amado esporte-ciência. Bem-vindo ao clube e boa sorte na sua caminhada, agora como grande mestre!

 

 

E onde está nosso estagiário que ainda não atualizou o artigo mais visto do nosso “Os 12 Grandes Mestres Brasileiros“?!

Atualização em breve…

 

FONTES

Chess Results

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 15-07-2017

 

Gostou? Compartilhe esse conteúdo nas redes sociais!

 

3 Respostas a “Seja Bem-Vindo: Yago é o Mais Novo GM do Brasil!”

  • Marco Aurelio Maia

    Muito legal!
    Parabéns ao Yago mais uma vez.
    E que venham logo os títulos do Diego, Supi, Quintiliano e Molina.
    Espero não ter esquecido alguém...

  • Gustavo Aguiar Rocha da Silva

    Parabéns ao mais recente Grande Mestre brasileiro. Que haja muitas vitórias e conquistas no seu futuro e que venham mais e mais Grandes Mestres para as nossas cores.

    Gustavo Rocha da Silva

  • Daniel

    O adjetivo correto para a FIDE é incipiente com c que significa principiante. Insipiente significa ignorante.

Deixe seu comentário