Rafael Leitão Vence Aberto do Brasil em Belém

 GM Leitão Vence Em Belém

 

No último final de semana (07 a 09 de Julho) aconteceu o II Aberto do Brasil do Clube de Xadrez da Cidade Velha em Belém, estado do Pará. O torneio contou com a participação de 45 jogadores, dentre eles os GMs Rafael Leitão e Neuris Delgado (Paraguai) e os MIs Luis Rodi (Uruguai) e Leandro Perdomo (Argentina).

 

Entretanto, além da movimentação do xadrez nacional, o mais importante do Aberto de Cidade Velha foi ser resultado direto do excepcional projeto de ressocialização de detentos através do xadrez – elaborado pelo juiz titular da 4ª Vara Criminal de Belém, Flávio Leão.

 

O próprio Juiz Flávio Leão é voluntário em seu projeto de xadrez

 

Fundamentada na Lei de Execução Penal (LEP), e em decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a proposta de Flávio Leão prevê a remição da pena por meio do prática do xadrez. A cada 12 horas de estudo nos tabuleiros, os detentos reduzem um dia de pena. E a cada dia de competição, são menos 12 horas de pena.

 

Clique aqui e conheça nosso plano de mais de 500 horas de aulas!

 

Ao final do curso foi realizado um torneio interno entre os detentos onde os 3 melhores classificados tiveram o direito de participar deste II Aberto do Brasil do Clube de Xadrez da Cidade Velha. O projeto todo contou com o apoio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Pará (SEJUDH), além do apoio da Secretaria de Esportes e Lazer do Estado do Pará (SEEL). Jhonatan Conceição da Silva, Wellyngton Lima Xavier e Edson da Costa Macedo foram os detentos que tiveram a oportunidade de participar da competição.

 

 

 

E o festivo torneio, disputado em 6 rodadas, foi vencido, invicto, pelo nosso GM Rafael Leitão. Rafael somou 5,5 pontos. Meio ponto à frente do MI Luis Rodi – único jogador que conseguiu arrancar um empate do GM Leitão.

 

 

Destaque para a vitória de Rafael, na quarta rodada, sobre o GM Neuris Delgado – que acabou na terceira posição da competição com 4,5 pontos.

 

 

 

Outros três jogadores somaram 4,5 pontos, mas tiveram desempate desfavorável em relação ao do GM Neuris Delgado. O MI Leandro Perdomo, o CM Nelson da Solva Moraes e o NM Nicolau Leitão.

 

 

Até parecem irmãos, não é mesmo?

 

 

Parabéns aos participantes e parabéns ao projeto desenvolvido!

 

 

FONTES

Clube de Xadrez Cidade Velha

Chess Results

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 12-07-2017

 

Gostou? Compartilhe esse conteúdo nas redes sociais!

2 Respostas a “Rafael Leitão Vence Aberto do Brasil em Belém”

  • João Almeida

    Cadê as partidas? rsrsrs queremos ver.

    • João Almeida

      Em tempo: acompanhei o torneio rodada a rodada pelo chessresult... inclusive baixei de lá 22 partidas, mas ficou só nisso. Já parabenizei o mestre lá na página dele no facebook, mas faço aqui novamente rs Parabéns pela conquista!!

Deixe seu comentário