Yago Santigo Consegue sua 2ª Norma de GM na Argentina

Calma: você não errou de site. Este aqui não é o site do GM Rubén Felgaer. É a nossa boa e velha (não tem velha, já que o site é novinho em folha) Academia. Entretanto, é isso mesmo: mais uma vez, Argentina! Contudo, desta vez, a notícia é “argentina”, mas o personagem principal é brasileiro: o MI (por enquanto!) Yago Santigo (2414).

 

yago santiago

[Nosso MI Yago de Moura Santigo, à direita, contra o MI Argentino Sebastián Hermito, no II Magistral ALOAS]

Numa “breve” incursão pelas terras do lendário Miguel Najdorf (polaco? Vá até a Argentina e ouse dizer que “El Viejo” não era Argentino…), Yago disputou dois eventos: o II Torneio Magistral Internacional Copa ALOAS e o 1º Torneio Aberto Internacional da Patagônia.

 

xadrez patagônia

[Embora inóspita em alguns pontos, a Patagônia é um dos lugares mais bonitos da Argentina. E mais frio também]

 

No Magistral ALOAS, torneio fechado com 10 jogadores, Yago, embora tenha conseguido excelentes resultados (como a vitória frente o GM Salvador Alonso e os empates com os GMs Perez Ponsa, Robert Hungaski e Darcy Lima), acabou o torneio apenas na sexta posição com 4,5 pontos: 3 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. O vencedor deste magistral foi o GM Perez Ponsa (6,0 pontos), seguido por: Robert Hungaski (5,5); Andrés Rodriguez (5,5); Sebastian Iermito (5,0); Leandro Krysa (4,5); nosso Yago Santiago (4,5); Kevin Paveto (4,0); Salvador Alonso (4,0 pontos); Darcy Lima (4,0) e German Della Morte (2,0).

Mas o grande destaque de Yago em solo portenho aconteceu mesmo no torneio Aberto – o 1º Torneio Aberto Internacional da Patagônia.

planos de assinatura

A disputa, em 9 rodadas e com 130 jogadores, foi vencida pelo GM paraguaio Axel Bachmann, que recentemente foi destaque na Espanha. Bachmann, que somou 7,5 pontos, teve melhor desempate que os outros dois jogadores que também fizeram 7,5 pontos: o itinerante GM peruano Julio Granda e o próprio Yago!

Yago jogou um excelente torneio. Além de sair invicto da competição, apresentando um xadrez de alto nível, aliado ao seu típico espírito de luta, não poderia haver melhor resultado: além de dividir a primeira posição com dois dos melhores jogadores da América Latina, Yago “carimbou” a sua segunda norma de Grande Mestre.

Das partidas neste Aberto, Yago venceu 6 (!) e empatou apenas três. Destaque para as vitórias contra os GMs Diego Flores, Andrés Rodrigues e Viktor Moskalenko. A vitória contra Moskalenko, na última rodada, foi comentada pelo GM Rafael Leitão na “partida do dia”. Mas não menos importante foram os empates na sétima e oitava rodadas contra os GMs Julio Granda e Axel Bachmann, respectivamente. O empate contra Granda é um exemplo do já citado espírito de luta de Yago. Esta partida também foi comentada pelo nosso GM Leitão.

Parabéns ao MI (por enquanto!) Yago Santiago! Que venha, logo, a terceira e definitiva!

 

Fontes:

II Torneio Magistral Internacional Copa ALOAS

1º Torneio Aberto Internacional da Patagônia.

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 03.12.2015.

No comments

Deixe seu comentário