Topalov Visita a Argentina

topalov argentina 5

Topalov Visita a Argentina

O décimo oitavo Campeão Mundial de Xadrez, atual número 2 do mundo, o búlgaro Veselin Topalov (38 anos) visitou recentemente o país de nossos hermanos Argentinos para uma série de eventos – tanto esportivos como de divulgação do xadrez.

A história de Topalov com a Argentina é antiga: foi justamente lá, em Potrero de los Funes, província de San Luis, que em 2005 (exatos 10 anos atrás!) Topalov sagrou-se Campeão Mundial – não num match, mas num torneio organizado pela FIDE (que começava a se reerguer depois das disputas com a PCA criada por Gary Kasparov).

 

topalov x anand

[Topalov x Anand, San Luis, Argentina, 2015. E olha quem era o árbitro: o nosso elegante MI Herman CLaudius!]

 

Além de simultâneas, palestras, cerimônia de premiação nos torneios escolares e várias entrevistas, Topalov participou de um curioso match entre Argentina vs Resto do Mundo. A Equipe argentina foi formada pelos GMs Sandro Mareco; Diego Flores; Federico Pérez Ponsa e os MIs Carolina Luján e Alan Pichot – este último que conquistou sua última norma de GM no Campeonato Iberoamericano de Xadrez em Bilbao, mas, ao que parece, ainda não teve o título homologado. Já o time desafiante, além do próprio Topalov, contou com os GMs: Axel Bachman (do Paraguai); o Viktor Moskalenko (naturalizado espanhol); Andrés Rodríguez (Uruguaio) e Robert Hungasky (Norte-americano, embora com um pé na Argentina).

Mas a curiosidade não foi o match em si, mas sim o seu formato: Na primeira rodada os jogos começaram num ritmo de 20 minutos, mais 15 segundos por lances, com as demais rodadas o tempo sendo diminuído até se chegar ao consagrado blitz de 3 minutos mais 2 segundos de acréscimo. Na quinta rodada as partidas foram realizadas na modalidade às cegas.

 

topalov argentina

 

Já na sexta rodada tivemos a disputa mais inusitada: como numa partida “a várias mãos”, os cinco jogadores de cada equipe se revezavam em um único tabuleiro, sem se comunicarem entre si. Pelas reações animadas que olhamos nas fotos, os enxadristas devem ter se divertido bastante com este curioso formato.

 

topalov perez ponsa argentina

[Topalov e Perez Ponsa se divertiram durante seus lances…]

topalov argentina

[Topa pareceu bastante interessado em acompanhar o lance do seu companheiro de equipe Hungaski!]

 

A equipe do Resto do Mundo levou a melhor (13×12), mas não graças ao convidado de honra: Topalov empatou com os GMs Sandro Mareco, Federico Perez Ponsa e Diego Flores, perdeu para o MI Alan Pichot e ganhou apenas uma partida – da MI Carolina Luján.

Tomara que Topalov melhore o desempenho para o seu próximo compromisso: o London Chess Classic 2015 que começa no dia 03 de dezembro, ainda assim, a visita às terras hermanas entrou para história!

Também entrará para a história a visita que “Topa” fará ao Brasil, em fevereiro de 2016, disputando a tradicional Festa da Uva, em Caxias do Sul-RS. Sua participação foi confirmada recentemente e em outro post daremos todos os detalhes do evento.

 

Fontes:

Chess Results

Fotos: Facebook Ajedrecear.

 

 Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 01.12.2015.

planos de assinatura

No Comments

Post a Reply