Fier é Campeão em Open na Espanha

 

Enquanto a equipe editorial d´A Academia vai sendo drasticamente relocada para novos pontos estratégicos do Globo, para ver se assim ela aprende um pouco mais de Organização e Geografia – entenda tudo lendo aqui e aqui (Neste último link, leia os comentários) –, continuamos com as notícias enxadrísticas do Brasil e do Mundo. Ou dos Brasileiros no mundo! (sem contar os estagiários perdidos pelo Globo…)

 

fier campeao espanha

[Na esquerda: o estagiário que confundiu Finlândia com Islândia; na direita: o outro estagiário que tentou justificar dizendo que tudo foi uma piada. Finlândia ou Islândia: não sabemos onde eles estão, mas é frio e estamos satisfeitos.]

 

Indo ao que realmente interessa: Entre os dias 15 e 22 de novembro nosso intrépido e internacional GM Alexandr Fier disputou e venceu o 17° Open Internacional Can Picafort – troféu Ferrer Hotels, no paradisíaco povoado de Can Picafort, Maiorca (ou Mallorca), na Espanha.

 

 

fier campeao espanha2

[Foto do próprio GM Fier, que disse, na página pessoal de uma rede social: “Não é Reykjavik, but also not bad!”]

Can Picafort é (ou esperamos que seja: em nome do nosso emprego) uma cidade costeira de Maiorca (ou Mallorca), Ilhas Baleares, e que pertence ao município de Santa Margarita e está localizado na Baía de Alcudia, cerca de 10 km de Santa Margarita e a nordeste da cidade de Palma de Mallorca, na costa norte da ilha. Tudo isso em Port… Espanha. Se ainda houver alguma dúvida, fica o link para o mapa do local – e que Deus nos ajude.

 

SEJA UM ASSINANTE!

assinatura xadrez

 

Voltando ao torneio, esse foi disputado em nove rodadas e contou com 62 privilegiados jogadores, de treze países, sendo 8 GMs e 18 MIs, além de outros titulados. Fier foi o número um do torneio (2608), seguido pelo GM ucraniano Andrey Sumets (2583) e pelo GM Indiano Vishnu Prasanna (2514).

Fier começou com duas vitórias, mas perdeu na terceira rodada para o MI Canadense Aman Hambleton (2446). Contudo, o que parecia um tropeço rumo ao título, só serviu para alimentar o espírito de luta do nosso beligerante samurai: Fier venceu a rodada seguinte, a quarta, empatou a quinta com o GM espanhol Luis Arizmendi e depois emendou três vitórias seguidas – inclusive contra o já citado GM indiano Vishnu Prasanna (2514), número 2 do torneio, na oitava rodada. O título foi confirmado com o empate na última partida contra o também já citado GM Andrey Sumets (2583). Nas palavras do próprio Fier, na mesma rede social da foto anterior: “Champion of 17 Open Int. Can Picafort! After some dark months it’s good to win some rating back!”.

 

fier xadrez

[GM Alexandr Fier: Campeão 17° Open Internacional Can Picafort – troféu Ferrer Hotels]

A classificação final: Em suma, Fier somou 7,0 pontos, sendo 6 vitórias, 2 empates e 1 derrota – além de 750 euros (de um total de 3.500 euros) e 7 pontos de rating. O que, neste final de ano, apesar da distância, volta a alimentar a luta pelo primeiro lugar do xadrez brasileiro com o nosso patrono, o GM Rafael Leitão (2633). E como não encontramos nenhuma partida do evento no Chess Results, aguardamos alguma “partida do dia” enviada pelo próprio Fier!

1. GM Fier Alexandr7,0
2. IM Firat Burak6,5
3. GM Sumets Andrey6,5
4. GM Arizmendi M. Julen Luis6,0
5. IM Hambleton Aman6,0
6. IM Carlstedt Jonathan6,0
7. GM Vishnu Prasanna. V6,0
8. IM Castellanos R. Renier6,0
9. Kollars Dmitrij GER6,0
10. IM Gomez Roberto Carlos6,0

 

Parabéns ao GM Alexandr Fier!

 

Fontes:

Chess Results

Google Maps

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 28.11.2015.

No comments

Deixe seu comentário