Fabiano Caruana vence o Norway Chess

    Fabiano Caruana Vence O  Norway Chess

     

    Um ano espetacular

    O ano de 2018 está sendo fantástico para Fabiano Caruana. Em março, o enxadrista dos Estados Unidos venceu o Torneio de Candidatos e conquistou o direito de desafiar o atual campeão, Magnus Carlsen, pelo Campeonato Mundial – a ser realizado em Londres no mês de novembro.

    Já em abril, Caruana manteve sua rotina de títulos e venceu o Grenke Chess, na Alemanha, com um ponto na frente de Carlsen.

     

    C:UsersUserDesktopcampeao.jpg

     

    Desta vez o americano faturou o Norway Chess com cinco pontos em oito rodadas, meio à frente de Magnus Carlsen, Hikaru Nakamura e Viswanathan Anand. Wesley So e Levon Aronian somaram 4,0 pontos, Shakhriyar Mamedyarov terminou com 3,5. Maxime Vachier Lagrave e Sergey Karjakin compartilharam a lanterna com 3,0.

    Essa é a segunda vez consecutiva que Fabiano Caruana vence um torneio na frente de Magnus Carlsen. O golpe contra o campeão mundial foi ainda mais doloroso se considerar que a disputa ocorreu na Noruega, sua terra natal. Deste modo, um leitor atento concluirá: o favoritismo do campeão mundial diminuiu e os últimos resultados servem como indícios de um match equilibrado entre Carlsen x Caruana!

     

    C:UsersUserDesktopcaruana.jpg

    Caruana dando autógrafos aos fãs

    O outro lado da moeda

    Na opinião da redação da Academia Rafael Leitão, essa conclusão é superficial. O fato é que Fabiano Caruana teve um melhor desempenho contra os demais rivais, mas sofreu contra Magnus Carlsen tanto na Alemanha quanto na Noruega. Em ambas as ocasiões, campeão mundial e desafiante se enfrentaram logo na primeira rodada.Na Alemanha, Caruana jogou 1.d4 e Carlsen escolheu a Defesa Índia do Rei.

    Mesmo com as peças pretas, o norueguês esteve muito próximo da vitória. No entanto, um erro no final permitiu a Caruana assegurar o empate. Já na Noruega, Carlsen jogou 1.e4 e conseguiu uma convincente vitória em um final de damas.

    As duas partidas mostram que no confronto direto, Carlsen é capaz de colocar muitos problemas ao enxadrista americano. Por isso não se engane, até o presente momento, Magnus Carlsen ainda é muito favorito a manter o título em novembro.

    C:UsersUserDesktopcarlsen x caruana.jpg

    Carlsen colocou problemas a Caruana nos confrontos de 2018

     

    Norway Chess, muito equilíbrio e Ding Liren lesionado

    Antes da última rodada, Carlsen, Caruana, Wesley So e Nakamura lideravam o torneio com 4 pontos, seguidos de perto por Mamedyarov, Anand e Aronian com 3,5. Em termos práticos estava tudo embolado e qualquer um poderia ser o campeão. Caruana venceu Wesley So, enquanto Carlsen e Nakamura empataram com Vachier Lagrave e Aronian.

     

    C:UsersUserDesktopcaruana x so.jpg

    Caruana x Wesley So: duelo decisivo do Norway Chess

     

    Dos 36 jogos disputados, 25 (69,45%) terminaram em empate. As brancas conseguiram a vitória em 8 ocasiões (22,22%) e as pretas conseguiram apenas três vitórias (8,33%), tudo dentro de uma naturalidade nos torneios de elite.

    A infelicidade do torneio ficou por conta do abandono do chinês Ding Liren. O Norway Chess estava previsto com 10 jogadores, em 9 rodadas. Ding jogou as três primeiras partidas: empates com Nakamura, Vachier Lagrave e Anand, porém, em um passeio de bicicleta o enxadrista caiu e quebrou um osso do quadril.

    Ding Liren foi obrigado a submeter-se a um procedimento cirúrgico, o que o impediu de continuar no Norway Chess. A cirurgia foi um sucesso e o chinês passa bem.

     

    C:UsersUserDesktopding.jpg

    Ding Liren não teve sucesso no passeio de bicicleta

     

    Quem você acha que vencerá o match entre Carlsen e Caruana?

    Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

     

    No comments

    Deixe seu comentário

      [class^="wpforms-"]
      [class^="wpforms-"]