GM Neuris Delgado Vence Aberto do Brasil de Blumenau

GM Neuris Delgado Vence Aberto do Brasil de Blumenau

Em meio à paralisação dos caminhoneiros que afeta todo o país, o xadrez brasileiro continua em atividade. Entre os dias 25 e 27 de maio foi realizado o Aberto do Brasil comemorativo aos 101 anos do Clube de Xadrez de Blumenau.

 

C:UsersUserDesktopPremiação.jpg

Pódio: Everaldo Matsuura, Neuris Delgado e Guilherme de Borba

 

A competição reuniu 94 enxadristas, a grande maioria de Santa Catarina, sendo cinco titulados: 2 GM´S – Everaldo Matsuura e Neuris Delgado –, a WMI Regina Ribeiro, além dos MF´s Edgar Rodrigues e Charles Gauche.

 

C:UsersUserDesktopparalisação.jpg

Ficou sem gasolina? Então jogue xadrez!

 

Favoritos, Delgado e Matsuura dominam as primeiras colocações

O título ficou com o GM Neuris Delgado, com 5,5 pontos em seis rodadas. Delgado representa o Paraguai e teve um critério de desempate superior em relação ao vice-campeão, GM Everaldo Matsuura, o qual também somou 5,5 pontos. Na sequência, seis enxadristas terminaram com cinco pontos, Guilherme de Borba teve o melhor desempate e completou o pódio.

 

C:UsersUserDesktopneuris x matsuura.jpg

GM Neuris Delgado 0,5 x0,5  GM Everaldo Matsuura

 

Destaque para a grande presença feminina no torneio. Ao todo, 28 mulheres disputaram a competição. Na 21ª posição, Sara Cristina Martins foi a melhor colocada com 4,0 pontos. Gabriela Feller veio na sequência, também com 4,0 pontos, na 25ª posição. A WMI Regina Ribeiro somou três vitórias, um empate e duas derrotas e terminou na terceira posição entre as mulheres.


C:UsersUserDesktopfeminino.jpg

Sara Martins, à esquerda, venceu o feminino!

 

Também chama a atenção a maciça presença de enxadristas jovens no Aberto de Blumenau. Dos 94 participantes, 59 (62,77%) tinham idade inferior a 18 anos. Santa Catarina é, tradicionalmente, um grande celeiro de jovens promessas para o xadrez brasileiro.

 

Confira o TOP 10 do Aberto do Brasil de Blumenau

 

 

O Segundo Clube de Xadrez Mais Antigo do Brasil

O Clube de Xadrez de Blumenau (CXB) foi fundado no dia 09 de março de 1917, por um grupo de 18 homens com sobrenomes germânicos. Apenas o Clube de Xadrez de São Paulo, fundado em 1902, é mais antigo. O CXB está localizado na Rua XV de Novembro, 550, no oitavo andar do Edifício Catarinense, no centro da cidade.

Blumenau está localizada no Vale de Itajaí, a 145 quilômetros da capital do estado, Florianópolis, e a 212 quilômetros de Curitiba – PR. A cidade foi fundada por imigrantes alemães e é conhecida como a capital nacional da cerveja. Todos os anos a famosa “Oktoberfest” é realizada em Blumenau.

 

C:UsersUserDesktopblumenau.jpg

Está chegando a Oktoberfest 2018!

 

Blumenau, em Santa Catarina, é uma cidade com grande tradição no xadrez.

 

Quais são as cinco cidades mais tradicionais do xadrez brasileiro? Deixe sua opinião nos comentários.

 

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Imagens: Clube de Xadrez de Blumenau

One Reply to “GM Neuris Delgado Vence Aberto do Brasil de Blumenau”

  • Anônimo

    Parabéns à equipe do torneio. IA Kaiser Mafra, integrantes do clube de xadrez de Blumenau e simpatizantes, que cumpriram rigorosamente os horários e trataram os participantes com simpatia e respeito. Uma amostra de que o futuro pode ser realmente melhor, tantos jovens presentes numa competição esportiva de inteligência, sem perder a postura em frente aos erros, num clima de união entre os participantes.

Deixe seu comentário