Caruana Vence Grenke Chess Classic Com Um Ponto À Frente De Carlsen

Caruana Vence Grenke Chess Classic Com Um Ponto À Frente De Carlsen

Caruana Vence Grenke Chess Classic Com Um Ponto À Frente De Carlsen

Enquanto o novato Vincent Keymer dava show no Grenke Chess Open, Fabiano Caruana demonstrou ser capaz de enfrentar Magnus Carlsen de igual pra igual na disputa pelo Campeonato Mundial. Apesar do favoritismo dado ao norueguês, Caruana foi brilhante e venceu o Grenke Chess Classic com um ponto à frente de Carlsen.

C:UsersUserDesktopphoca_thumb_l_gcc 2018 03 31-fabiano caruana 1.jpg

 

Ao final de nove rodadas: 1- Fabiano Caruana (Estados Unidos) 6.5 pontos, 2- Magnus Carlsen (Noruega) 5.5, 3- Maxime Vachier Lagrave (França), Nikita Vitiugov (Rússia) e Levon Aronian (Armênia) 5.0, 6- Matthias Bluebaum (Alemanha) 4.5, 7- Arkadij Naiditsch (Azerbaijão) 3.5, 8- Viswanathan Anand (Índia) e Hou Yifan (China) 3.5, 10- Georg Meier (Alemanha) 3.0.

 

C:UsersUserDesktopphoca_thumb_l_gcc 2018 03 31-spielsaal 1.jpg

Grenke Chess Open foi disputado no salão e o Classic foi realizado no palco

 

Com o desempenho, Fabiano Caruana ganhou 13,5 pontos de rating e pulou para a segunda colocação no live chess ratings com 2.817 pontos, três na frente de Shakkriyar Mamedyarov (Azerbaijão) e 21 atrás de Carlsen.

 

Caruana x Carlsen

Na primeira rodada do torneio realizado em Karlsruhe, na Alemanha, o campeão mundial enfrentou o desafiante como um aperitivo do que acontecerá no mês de novembro, em Londres. Caruana jogou 1.d4 e Carlsen escolheu a Defesa Índia do Rei. Mesmo com as peças pretas, o norueguês esteve muito próximo da vitória. No entanto, um erro no final permitiu a Caruana assegurar o empate.

 

C:UsersUserDesktopcaruana.jpg

Muita luta e empate no duelo mais esperado do torneio

 

Número elevado de empates

Do ponto de vista dos resultados, o Grenke Chess Open não foi assim um torneio muito animado. Das 45 partidas disputadas, 32 terminaram em empate (71%) e apenas 13 tiveram um vencedor (29%), número baixo mesmo para os padrões da super elite. Dos dez participantes, três terminaram invictos: Caruana (quatro vitórias e cinco empates), Carlsen (duas vitórias e sete empates) e Aronian (uma vitória e oito empates).

 

Defesa Francesa no Grenke Chess Open

O GM Rafael Leitão brincou em um dos cursos: “Os jogadores de francesa parecem corintianos. Fanáticos, defendem essa abertura mesmo quando não há motivos lógicos para isso”. O principal defensor da Defesa Francesa na atualidade, o alemão Matthias Bluebaum, disputou o Grenke Chess Classic e manteve a reputação da francesa intacta perante a elite mundial.

 

C:UsersUserDesktopphoca_thumb_l_gcc 2018 04 01-blbaum-caruana 2.jpg

Matthias Bluebaum 0,5 x 0,5 Fabiano Caruana, Defesa Francesa sobrevive!

 

Bluebaum (ele é baum mesmo!) jogou quatro partidas de pretas. Porém, Levon Aronian, Hou Yifan e Arkadij Naiditsch foram inteligentes e “fugiram” do lance 1.e4. Na segunda rodada, o campeão Fabiano Caruana encarou a Defesa Francesa e não venceu, é claro! Nem mesmo o desafiante ao título mundial foi capaz de superar a excelente preparação de Matthias Bluebaum.

O também alemão Georg Meier jogou duas francesas no torneio. Meier não teve problemas para igualar contra o ex-campeão mundial, Viswanathan Anand. Contudo, Nikita Vitiugov jogou a variante do avanço e superou Meier para a tristeza dos amantes da abertura.

E você, concorda com o GM Rafael Leitão sobre o fanatismo dos jogadores da Defesa Francesa? E com o título na Alemanha, Caruana aumentou suas chances contra Carlsen? Deixe sua opinião nos comentários.

 

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Fotos: Site Oficial

No Comments

Post a Reply