O Drama do GM Paco Vallejo Com o Poker e o Fisco Espanhol

O Drama do GM Paco Vallejo Com o Poker e o Fisco Espanhol

O Drama do GM Paco Vallejo Com o Poker e o Fisco Espanhol

No último mês de março, o top GM espanhol Francisco (Paco) Vallejo Pons, de 2716 pontos de rating FIDE, abandonou o Campeonato Europeu de Xadrez após a quinta rodada, com 50% de aproveitamento, e justificou a ausência por problemas pessoais envolvendo o poker e o fisco espanhol.

“Foi um erro vir ao Campeonato Europeu, eu não estava preparado para isso. A realidade é teimosa, mas de qualquer maneira, isto “só” é xadrez. É a primeira vez que me retiro de um torneio na minha vida. Obviamente, não é por perder nem um ou dois jogos, perdi muito mais e em muito piores circunstâncias”, explicou Vallejo nas redes sociais.

 

C:UsersUserDesktopVallejo-pensando-cto-espana.jpg

 

 

Paco também afirma ter jogado poker online no ano de 2011, tendo alguns milhares de dólares de prejuízo. Depois do eventual fracasso, Vallejo Pons abandonou o hobby. No entanto, em 2016 Vallejo recebeu uma carta do fisco espanhol cobrando algo próximo a 500 mil euros em impostos.

“A partir de 2016 começaram os advogados, as reuniões com a Fazenda, e as infecções na pele por culpa do sistema nervoso. Cancelei minha participação com a seleção nacional porque, sinceramente, não aguento mais a pressão. Para piorar, minha mãe – também muito preocupada com os valores – pegou uma infecção no estrangeiro que quase acabou com sua vida, e eu não consegui ajudá-la por culpa da Fazenda que já me tirou tudo e ainda quer mais”, afirmou Paco.

 

C:UsersUserDesktopvale.jpg

Como pode ser? Mesmo perdendo no poker, Vallejo ainda deve cerca de 500 mil euros em impostos

 

O fato é que a lei da Espanha cobrava 47% de impostos sobre os ganhos e não deduzia os prejuízos, o que levou Paco a um colapso financeiro e mental. Para corrigir a injustiça, a lei foi modificada em 2012, porém, o direito espanhol não está retroagindo para o favorecimento de Vallejo.

É preciso ser justo com a causa do problema. O drama de Vallejo refere-se à regularização do poker na Espanha e não com o jogo propriamente em si. De todo modo, fica a expectativa para que o enxadrista regularize sua vida o mais rápido possível e volte aos tabuleiros com toda sua força.

 

Xadrez e Poker: comparações e realidades distintas

Se no xadrez é impossível que um iniciante vença um Grande Mestre, entenda por iniciante aquele que conhece apenas os movimentos das peças, no poker o fator sorte pode intervir a favor do “capivara”.

Ou seja, sem entrar no mérito do longo prazo e do quanto a sorte pode ou não ser decisiva no lucro de um jogador, no poker ao menos existe a sensação de que todo mundo pode ganhar de todo mundo. Além disso, o mundo do poker gira muito mais dinheiro na comparação com o xadrez, tornando-o atrativo para muitos enxadristas.

Por outro lado, o xadrez é jogo muito mais rico em possibilidades e de inigualável complexidade. Por mais que os amigos do poker não concordem, o xadrez é um jogo justo e premia o enxadrista com maior conhecimento, já nas cartas isso não é tão evidente.

Por ser considerado por alguns (erroneamente) um jogo de azar, o poker ainda enfrenta uma – cada vez menor – rejeição social. Já o xadrez está inserido nas escolas e, em geral, é visto como algo positivo para a sociedade, em especial para as crianças.

De todo modo, um dos melhores jogadores de poker da atualidade saiu do xadrez. Thiago Crema Macedo, de Ponta Grossa-PR, tem 2070 de rating FIDE e era uma jovem promessa do xadrez paranaense. Hoje com 25 anos, é uma referência nacional do poker online. Seu faturamento já passou os sete dígitos há algum tempo.

C:UsersUserDesktopCrema.pngThiago Crema, de jovem promessa do xadrez para estrela do poker

 

Você acha que as qualidades do xadrez podem ser úteis para jogadores de poker?  E no xadrez, também existe sorte? Deixe sua opinião nos comentários.

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Comment ( 1 )

  • Paulo Vasconcellos

    Uma dos muitos pré-requisitos para ser um grande jogador de xadrez é uma excelente memória.
    Este também é um pré-requisito para ser um grande jogador de poker.

Post a Reply