Kathiê Librelato Vence Sul-Americano Sub-20 e Conquista o Título de WMI
O Brasil tem mais uma WMI. Isso porque, a catarinense Kathiê Goulart Librelato venceu o Campeonato Sul-Americano sub 20, realizado na cidade de Luque, no Paraguai, entre os dias 20 e 25 de maio. A enxadrista terminou a competição com oito vitórias, uma única derrota e faturou 25 pontos de rating. Em entrevista para a redação da Academia Rafael Leitão, Kathiê contou os detalhes da competição.

“Embora grandes nomes não tenham participado, o torneio contou com a presença de campeãs sul-americanas de várias categorias. Cometi um erro contra minha principal adversária na terceira rodada, então era preciso ganhar todas as outras partidas. Com alguns resultados favoráveis, assumi a liderança na sexta rodada. Tive que controlar muito meu emocional. Depois de terminar a última partida, o sentimento era de dever cumprido, estava muito feliz!”, afirmou Kathiê.
Classificação do Sul-Americano Sub 20 Feminino 2018
| Rk. | Nome | FED | Elo | Pts. | rtg+/- | |
| 1 | Librelato Kathie Goulart | BRA | 2047 | 8,0 | 25,2 | |
| 2 | WIM | Gomez Barrera Javiera Belen | CHI | 2146 | 7,5 | 1,6 |
| 3 | WCM | Molina Jessica | BOL | 1833 | 6,5 | 30,8 |
| 4 | WFM | Hilario Aleyla | PER | 1901 | 6,5 | 32,8 |
| 5 | WIM | Cosme Contreras Trilce | PER | 2008 | 6,5 | -0,8 |
| 6 | WFM | Puppi Lazo Stephanie Beatriz | PER | 1917 | 5,0 | -44,4 |
| 7 | Lugo Tatiana | PAR | 1215 | 3,5 | 31,2 | |
| 8 | Carreras Colman Luz Gabriela | PAR | 1416 | 3,0 | -19,2 | |
| 9 | Montiel Caceres Helen | PAR | 1210 | 3,0 | 6,4 | |
| 10 | Quintana Chanduvi Daniela Sofia | PER | 1403 | 3,0 | -42,8 | |
| 11 | Lugo Sabrina | PAR | 1180 | 1,5 | -46,0 | |

Pódio do Sul-Americano Sub 20: Gomez, Librelato e Molina
Kathiê Goulart Librelato é nona WMI da história do xadrez brasileiro e integrará a equipe brasileira nas Olimpíadas de Batumi, na Geórgia, entre os dias 23 de setembro a 07 de outubro.
“Estou muito animada por ser, novamente, uma das integrantes da seleção olímpica. Minha participação em 2016 foi uma experiência incrível, cresci muito como atleta e foi lá que tomei a decisão de seguir me dedicando profissionalmente, escolhendo o curso superior mais próximo (Kathiê estuda Educação Física). Espero que este ano – mais madura, com as expectativas controladas por saber um pouco como tudo funciona – consiga uma campanha melhor, individualmente e contribuindo para o desempenho em equipe. Estamos trabalhando muito, aqui em Içara-SC e com o projeto Damas em Ação, para que o Brasil alcance voos mais altos, estou muito confiante!”, contou a nova WMI brasileira.

Olimpíada de Baku 2016: Kathiê, Juliana Terao, GM Hou Yifan e Julia Alboredo
Enxadristas Brasileiras Tituladas
| Nº | Enxadrista | Titulação | Ano |
| 1 | Juliana Terao | MF | 1991 |
| 2 | Kathiê Librelato | WMI | 1998 |
| 3 | Larissa Ichimura | WMI | 1997 |
| 4 | Vanessa Feliciano | WMI | 1990 |
| 5 | Tatiana Ratcu | WMI | 1979 |
| 6 | Tatiana Duarte | WMI | 1978 |
| 7 | Joara Chaves | WMI | 1962 |
| 8 | Regina Ribeiro | WMI | 1961 |
| 10 | Jussara Chaves | WMI | 1959 |
| 11 | Maria de Oliveira | WMI | 1957 |
| 12 | Lesly Montufar | WMF | 2000 |
| 13 | Agatha Nunes | WMF | 1999 |
| 14 | Ramyres Coelho | WMF | 1998 |
| 15 | Julia Alboredo | WMF | 1997 |
| 16 | Amanda Marques | WMF | 1994 |
| 17 | Thalita Cincinato | WMF | 1989 |
| 18 | Barbara Farhat | WMF | 1984 |
| 19 | Paula Delai | WMF | 1981 |
| 20 | Suzana Chang | WMF | 1972 |
Kathiê Goulart Librelato mora na cidade de Içara, no litoral sul de Santa Catarina, região com – aproximadamente – 60 mil habitantes. A campeã faz parte de um projeto social chamado “Xadrez que Educa”, iniciado em 2012 sob coordenação do enxadrista Claudionor Pirola.
“Agradeço sempre ao Claudionor, que me apoia e abre mão de muitas horas pela preparação nos torneios. Também sou grata a Içara por todo o apoio e aos meus pais, todos são demais”, agradeceu Kathiê.

Claudionor Pirola e Kathiê Librelato
Quem é a melhor enxadrista brasileira de todos os tempos? Deixe sua opinião nos comentários.
Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.
Referências: FIDE





Dificil escolha, mas meu voto é pra Tatiana Ratcu
Juliana Terao ou Regina Ribeiro.