Por Que Você Deve Ter Cuidado Nos Treinos de Xadrez Com Engines

Em vários cursos, palestras e artigos o Grande Mestre Rafael Leitão fala da importância de analisar ativamente uma posição. Você deve tirar suas próprias conclusões antes de olhar a recomendação da engine. Mais do que saber qual é o melhor lance, é fundamental entender porque aquele é o movimento indicado.

 

Igualdade Relativa

Confiar cegamente nas recomendações das engines pode ser um problema em determinados tipos de posições. As engines tendem a avaliar as posições como igualadas, porém, em alguns casos, o método para manter o equilíbrio é complicado até mesmo para um Grande Mestre

Ao verificar determinadas variantes que estão em “igualdade relativa”, você deve tentar entender o plano para manter a igualdade e avaliar se esse plano é de fácil assimilação. Se em determinada variante você precisar jogar muitos lances complexos, antinaturais, é melhor buscar outra opção. Lembre-se, o ideal é você colocar problemas para o adversário e evitar entrar em situações complexas voluntariamente. Deixe o jogo difícil para ele e simples para você!

 

Engines Também Erram

Além de não compreender a dificuldade das posições sob uma perspectiva prática, as engines simplesmente erram na hora de avaliar determinadas situações.

 

Posição 1

Negras Jogam

 

As negras estão com dama e peão contra bispo e dois peões das brancas. Um olhar superficial insinua a dizer que as negras estão ganhas. O Kômodo 9 avalia a posição como vantagem decisiva para as negras de 4,43 pontos.  No entanto, a posição terminará em empate. O rei negro está preso e não consegue contribuir de modo ativo. As brancas devem apenas manter a defesa do peão de f2 com o rei.

 

Posição 2

Negras Jogam

 

Este é mais um caso é semelhante. As negras estão com vantagem material, porém, a torre está presa e o empate será o resultado natural. Para isso acontecer, as brancas devem mover apenas o rei. Contudo, o Stockfish 6 considera apenas o material e afirma que as negras estão com uma vantagem de 3,57 pontos, o que geralmente é suficiente para a vitória. 

 

Posição Exagerada

Negras Jogam

 

Esse é o exemplo mais exagerado e não corresponde a uma partida real. As negras estão com duas torres e um bispo de vantagem. Também possuem mais espaço. A engine avalia a vantagem das negras em 15,68 pontos, porém, ainda assim a posição é de empate porque não há como invadir o território inimigo. 

 

Como Identificar Situações Semelhantes

Em todas as posições mencionadas, se você jogar as variantes recomendadas pelas engines, notará que a posição não evolui, é um simples vai e vem de peças. Isso demonstra mais uma vez a importância de tirar as próprias conclusões antes de olhar as análises. Questione-se, tenho vantagem material, mas qual é o plano para vencer a partida? Não confie cegamente nas engines e evite os erros de avaliação. Bons estudos! 

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Texto escrito pelo MF William Cruz.

2 Respostas a “Por Que Você Deve Ter Cuidado Nos Treinos de Xadrez Com Engines”

  • Rodrigo

    Eu percebi também que o houdini costuma avaliar certas posições em que se troca duas peça contra torre e peão como vantagem, no entanto alem do fritz na mesma posição avaliar diferente, na pratica percebemos que não é facil de demonstrar a vantagem para que joga com torre e peão.

  • Adriano Oliveira

    Engine na minha opinião (quase que ia dizer 'humilde' opinião kk), é somente melhor aproveitada por um mestre ou grande mestre. Alguns lances que a engine indica a vantagem ou desvantagem da decisão são somente entendidos com vários lances de profundidade. E isso nas mãos de um iniciante é um desserviço para aprimorar o cálculo.
    Comparo o uso de engine a uma carreira universitária - não adianta ter feito ensino médio e pular direto para a pós-graduação.

Deixe seu comentário