Carlsen ou Kasparov: Quem é o Melhor?

Não é uma missão simples comparar um enxadrista aposentado há mais de uma década com outro que ainda está no auge de sua carreira. O leitor emotivo, baseado nos sentimentos recentes, tende a ovacionar o jogador do momento. Por outro lado, o leitor saudosista vai louvar os feitos do passado.

Esse tipo de debate é comum no futebol, onde os fãs de Maradona e Messi tentam encontrar argumentos para colocar os jogadores argentinos como os melhores do mundo, em detrimento de Pelé. Seja no xadrez ou no futebol, seja momentâneo ou saudosista, é preciso estar atento às estatísticas antes de concluir qualquer coisa.

 

Carlsen x Kasparov – Estatísticas

 

Meses no Topo

Entre janeiro de 1984 e abril de 2006, Garry Kasparov liderou o ranking da FIDE durante 243 meses. Ou seja, dos 22 anos mencionados, Kasparov teve o maior rating em 20 anos. Vale também ressaltar que, em função do rompimento com a FIDE em 1993, o nome de Kasparov foi retirado da lista de rating durante o ano de 1994. 

Magnus Carlsen lidera o ranking desde janeiro de 2010. Em julho de 2019 o norueguês completou 109 meses como o número um do mundo. O atual campeão tem tudo para se manter no topo durante os próximos onze meses e assim completar sua primeira década de domínio. 

Kasparov Carlsen

Blitz amistoso entre dois dos melhores jogadores de todos os tempos

 

Ainda sobre a lista de rating, até os anos 2000 a FIDE atualizava a lista a cada semestre. Ou seja, eram apenas duas atualizações por ano. Depois de 2000, a lista passou a ser atualizada por trimestre. Apenas em 2012 a atualização do rating passou a ser mensal. 

Carlsen precisa dominar o xadrez mundial por mais uma década para igualar os feitos de Kasparov?

 

Rating

Magnus Carlsen está com 2882 pontos, seu maior rating – também alcançado em 2014. O maior rating de Garry Kasparov foi de 2851 pontos, em 1999. Também é importante perceber a distância de ambos para os principais concorrentes de cada época. Na lista de janeiro de 2000, Kasparov abriu 82 pontos para Viswanathan Anand. Carlsen colocou 69 pontos na frente de Levon Aronian na lista de abril de 2014.

 

Carlsen smiling

Ou Carlsen já superou o Ogro de Baku?

 

Títulos Consecutivos

O mundo está impressionado com a sequência de oito títulos consecutivos de Magnus Carlsen. Até então, o atual campeão mundial ganhou tudo o que disputou em 2019. No entanto, entre 1981 e 1990, Garry Kasparov venceu 15 torneios individuais consecutivos. Sua sequência foi quebrada apenas em 1991, quando Vassily Ivanchuk venceu em Linares com meio ponto na frente do “Ogro de Baku”.

Títulos Consecutivos de KasparovCarlsen
1- 49º Camp. Soviético – Frunze 1981 1- World Blitz 2018
2- Bugojno, Iugoslávia – 19822- Wijk aan Zee, Holanda – 2019
3- Interzonal, Moscou – 1982  3- Shamkir, Azerbaijão – 2019
4- Niksic, Iugoslávia – 19834- Grenke, Alemanha – 2019
5- Bruxelas, Bélgica – 1986 5- Abidjan, Costa do Marfim – 2019
6- Bruxelas, Bélgica – 1987 6- Lindores, Escócia – 2019
7- Amsterdã, Holanda – 19887- Norway Chess – 2019
8- Belfort World Cup, França – 19888- Zagreb GCT, Croácia – 2019 
9- 55º Camp. Soviético – Moscou 1988 
10- Reykjavik World Cup, Islândia – 1988    
11- Barcelona World Cup, Espanha – 1989
12- Skelleftea World Cup, Suécia – 1989
13- Tilburg, Holanda – 1989
14- Belgrado, Sérvia – 1989
15- Linares, Espanha – 1990

 

As disputas pelo Campeonato Mundial não entraram nessas listas. De todo modo, é fato que os jogadores de elite se enfrentam com maior frequência na atualidade, em comparação com os embates da década de 1980.

 

Kasparov e Carlsen já trabalharam juntos

 

Campeonato Mundial

Sem entrar no mérito das polêmicas relacionadas à PCA, Garry Kasparov foi campeão mundial durante 15 anos (1985 – 2000). Kasparov disputou oito matches pelo Campeonato Mundial com cinco vitórias, um empate, uma derrota, além do polêmico match inacabado contra Karpov, em 1984.

Por outro lado, Magnus Carlsen é campeão desde 2013. Carlsen disputou quatro matches pelo título, com duas vitórias e dois empates – vitórias nos desempates. No tempo de Kasparov os duelos eram mais longos e o empate favorecia o campeão. Atualmente, os confrontos são mais curtos e sem privilégios. Agora, em caso de empate, o título é decidido em partidas de rápido e, se necessário, partidas de blitz. 

 

Kasparov no Campeonato Mundial

1984 – Kasparov 3 x 5 Karpov – match inacabado

1985 – Kasparov 13 x 11 Karpov 

1986 – Kasparov 12,5 x 11,5 Karpov

1987 – Kasparov 12 x 12 Karpov

1990 – Kasparov 12,5 x 11,5 Karpov

1993 – Kasparov 12,5 x 7,5 Short 

1995 – Kasparov 10,5 x 7,5 Anand 

2000 – Kasparov 6,5 x 8,5 Kramnik

 

Carlsen no Campeonato Mundial

2013 – Carlsen 6,5 x 3,5 Anand

2014 – Carlsen 6,5 x 4,5 Anand

2016 – Carlsen 6 x 6 Karjakin – 3 x 1 nos desempates

2018 – Carlsen 6 x 6 Caruana – 3 x 0 nos desempates

 

Magnus Carlsen ou Garry Kasparov, quem é o melhor? Deixe sua opinião nos comentários. 

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Texto escrito pelo MF William Cruz.

19 Respostas a “Carlsen ou Kasparov: Quem é o Melhor?”

  • Alexandre

    Acredito que uma análise desapaixonada só será possível quando olharmos em retrospecto também a carreira de Carlsen. Por enquanto os números ainda estão a favor de Kasparov , porém o tempo é um aliado de Carlsen. Ótimo artigo. Parabéns!

    • Rafael Leitão

      Obrigado! Eu concordo com você. É preciso esperar o Carlsen pendurar as chuteiras, o que ainda vai demorar muito tempo (espero).

      • Dorli

        Verdade .. mas ainda fico com o Kaspa..

      • Ulysses Verçosa

        Carlsen aos 13 anos ja tinha winning position contra Kasparov.
        Carlsen é superior mas Kasparov era super agressivo e tinha jogadas emocionantes.

        • Rafael Leitão

          Mas uma partida, especialmente uma partida rápida, não quer dizer nada. E Kasparov ganhou esse mini-match deles. A comparação é muito mais complexa.

      • Marcos Valério

        Não concordo com essa ideia de esperar o carlsen se aposentar. Não se compara jogadores de épocas diferentes. Os obstáculos e as dificuldades para se chegar ao título eram completamente diferentes. Não havia o auxílio do computador nos estudos e havia muito mais espaço para a criatividade, onde o jogador precisava encontrar a melhor resposta durante a partida...

        • Jonel Iurk

          Frase lapidar : “não se compara jogadores de épocas diferentes “ para definição qualitativa...

    • Jurimar

      Kasparov ainda segue sendo melhor, porém Carlsen ainda está em atividade jogando em altíssimo nível.
      Só após ele parar é que realmente será possível compara -los.

  • VICENTE MAJO

    Sem mimimi: CARLSEN!!!

  • Reynaldo Carvalho

    A elite enxadrística hoje é muito mais forte, todos se preparam com engines. Magnus Carlsen é mais completo e, como alguém já afirmou nesse site, traduz perfeitamente o zeitgeist contemporâneo.

  • Marcos

    Kasparov reinou por mais de vinte anos em uma época em que o campeonato mundial , durante alguns anos, foi decidido em mais de vinte partidas. Isso não desmerece Carlsen. Mas Carlsen é jovem, tem potencial e é um verdadeiro tesouro do xadrez. Há vários outros tesouros atualmente (como Fabiano Caruana, Maxime Lagrave, Liren Ding, Anish Giri, entre outros) e jovens jogadores promissores com idade baixa e rating bem elevado, mas Carlsen tem sido bem superior aos demais e vencido torneios muito difíceis e importantes para que seu rating continue elevadíssimo. Uma trajetória excepcional para um enxadrista de 28 anos. Entendo que não é possível ainda fazer uma comparação entre eles, a não ser quando Carlsen se aposentar.

  • Sérgio

    Só acho que Carlsen será o melhor se não surgir nos próximos 05 anos alguém que o vença em um match e cresceu com os recursos tecnológicos que temos hoje

  • Wagner Marinho

    A eterna questão de melhor de todos os tempos.. dúvida que atua em todos os esportes.. qual a verdadeira pergunta a ser respondida? o quanto um jogador estava à frente do seu próprio tempo?

  • César Gross

    Comparar é delicado e ao mesmo tempo fascinante, mas apreciar o legado de Kasparov e a legitimidade de Magnus! concerteza kasparov está satisfeito com seus feito e ainda em poder vislumbrar a continuidade da coroa da forma mais digna possível!!! A Nós cabe agradecer em poder prestigiar esses dois marcos no Xadrez. Algo que impressiona é o quanto Magnus "passeia" pelos mais variados torneios na internet tornando indiscutível sua Coroa, não consigo imaginar qualquer outro jogador fazer o mesmo!

  • Ibrahim Gondim

    Outro dia, participei de uma discussão (saudável, naturalmente) sobre o fato de Pelé ser considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos. Para minha surpresa, um torcedor do Santos (não esperava) afirmou que Pelé jogou em uma época que era muito fácil, pois os zagueiros eram despreparados e ineficientes, blá, blá, blá. Então eu respondi: ok, mas se era fácil, por que os outros jogadores não fizeram mais de mil gols também? Aí veio aquele silêncio, kkkkkkkkkk. Dito isso, para mim, Kasparov é o quarto maior enxadrista de todos os tempos. Carlsen nem entre os cinco está. Às vezes fico pensando o que jogadores clássicos como Capablanca ou Alekhine fariam com um Magnus se tivessem toda a informação e métodos de treinamento que temos hoje. Pensem nisso...........

    • Fernando Diehl

      Realmente comparar pelé com outro como messi e cristiano ronaldo é dificil, pois pelé só jogou no brasil, contra jogadores beem menos habilidosos e preparados, até na copa do mundo os adversários eram inferiores.

  • Fernando Diehl

    Comparar Kasparov e Carlsen é o mesmo que comparar Pelé e Messi rs, existem argumentos favorecendo ambos, mas um pequeno desequilíbrio em favor de Pelé, assim como avalio Kasparov um pequeno passo a frente (por enquanto)

  • Ferraz, Bento

    Kasparov, em 1984, saiu 0 a 4 frente a Karpov em 9 jogos numa decisão por 6 vitórias!
    Que outro jogador não teria sido massacrado?

  • Felipe Raposo

    Kasparov jogou blitz amistoso contra Calrsen? Como foi essa partida?

Deixe seu comentário