Contagem Regressiva para os 2900: Magnus Carlsen Vence em Zagreb

Os seres humanos desta época são privilegiados por compartilharem o mesmo momento histórico de Magnus Carlsen. A história do xadrez mundial já pode ser dividida de acordo com a nova era: a.C e d.C, antes e depois de Carlsen. Se até mesmo o Superman possui vulnerabilidades – a kryptonita, por exemplo – Carlsen não demonstra fraquezas, um verdadeiro herói imbatível do xadrez.

Após ser campeão mundial em 2013, o norueguês pareceu cansado nos duelos com Sergey Karjakin (2016) e Fabiano Caruana (2018). Apesar da crítica inicial, nenhum enxadrista foi melhor do que Carlsen nesses anos. Apenas Carlsen pode ser melhor do que Carlsen e, nos últimos meses, ele voltou a jogar um xadrez de outro planeta. Qual é o seu limite? Eis a questão.

Após o match com Fabiano Caruana, Magnus Carlsen voltou a apresentar um xadrez magnífico

 

Carlsen Campeão em Zagreb e Rating Recorde

Este monólogo é uma modesta tentativa de dimensionar o último feito do campeão mundial. Magnus venceu a etapa de Zagreb, Croácia, do Grand Chess Tour (GCT) com uma performance de 2943. Com oito pontos em onze rodadas, cinco vitórias e seis empates, Carlsen chegou aos 2882 pontos de rating. Seu melhor número, recorde também alcançado em maio de 2014. Agora, o enxadrista está a 18 pontos de ultrapassar a barreira dos 2900.

O GCT Croácia não é um torneio qualquer. Entre os doze participantes do evento, todos estão no top 20 do mundo na lista da FIDE de julho. Ou seja, Carlsen superou, com folga, seus possíveis rivais nas próximas disputas pelo campeonato mundial.

 

Invencibilidade e o 8º Título Consecutivo

O norueguês já acumula 79 partidas clássicas de invencibilidade. Até mesmo seus principais concorrentes estão impressionados com a fase do campeão. “Todas as tempestades chegam ao fim. Tenho certeza que um dia Carlsen ficará muito velho e cansado”, afirmou Anish Giri após o final da competição. 

Magnus Carlsen, o imbatível

De fato, parece que só o tempo poderá parar Magnus Carlsen. O enxadrista acumulou seu oitavo título consecutivo. Carlsen venceu tudo o que disputou em 2019. “Tem sido um sonho”, resumiu Magnus sobre o seu desempenho recente.

Mais Sobre o GCT Zagreb

O torneio foi disputado entre os dias 26 de julho a 07 de julho e distribuiu $325 mil dólares em prêmios. Magnus Carlsen faturou $90 mil pelo título. Após duas etapas do Grand Chess Tour 2019, Croácia e Costa do Marfim, Carlsen lidera a competição com 33 pontos, seguido por Wesley So, 22 pontos, e Ding Liren, 13 pontos. 

Qual é a tendência para os próximos meses. Carlsen passará os 2900 e se tornará o maior jogador de todos os tempos ou a concorrência irá diminuir a vantagem do norueguês? Deixe sua opinião nos comentários.

 

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Texto escrito pelo MF William Cruz.

Fotos: Site Oficial

 

8 Respostas a “Contagem Regressiva para os 2900: Magnus Carlsen Vence em Zagreb”

  • VICENTE MAJO DA MAIA

    Já é o maior da história.

    • Dorli

      Também acho .. mas tá meio parecido com o Schumacher .. sem adversario.
      Agora, se o Kasparov não tivesse deserdado a FIDE, acho que seria o maior.

  • Manuel

    Eu amo esse cara, melhor de todos,nem.bob Fisher,nem karpov,nem gasparov ,ele é um mito...

  • Nano

    Jogar contra o Carlsen hoje é tentar sobreviver fazendo o maior número de lances possíveis. Parece um jogo de um aprendiz contra o nível mais difícil do computador. Esta dando surra em jogadores com quase 2800 de rating.

  • Jairo Sérgio Castro Vasconcelos

    Carlsen prova que não é preciso ser doido, excêntrico, pra jogar um xadrez excelente. Ele é um garoto normal, que se diverte, gosta de futebol (que joga pessimamente). Só fica muito transtornado quando perde no xadrez, mas isso faz parte. Ninguém é perfeito. Sou fãzaço ( ! ) dele.

    • Rafael Leitão

      Não acho que ele jogue futebol tão mal assim não rs...lá em Caixas ele jogou bem, mas talvez seja a impressão porque era o único com bom preparo físico.

      • Luiz Gustavo

        Nada como um GM para nos lembrar que talento não é mais importante que preparo, físico ou mental, seja em que esporte for.

  • Wagner Moreira

    Acredito que ele sabe fazer diferente é está de parabéns pela ótima preparação junto com sua equipe. Está numa fazer excelente com os resultados.
    Assim como Karpov e outros tem seu mérito pelo talento oportuno da época.

Deixe seu comentário