Magnus Carlsen Conquista a Tríplice Coroa do Xadrez

Magnus Carlsen é de outro planeta! Isso ficou claro mais uma vez no Campeonato Mundial de Rápido e Blitz, realizado em Moscou entre os dias 25 a 30 de dezembro. Carlsen igualou o feito de 2014, quando foi campeão mundial de xadrez clássico, rápido e blitz. Em 2019, além de ser campeão de tudo, Carlsen também é o dono do maior rating em todas as modalidades. 

Carlsen blitz

Magnus Carlsen brilhou mais uma vez

 

Mundial de Rápido 

Campeão em 2014 e 2015, o norueguês conquistou seu terceiro título no mundial de rápido. Magnus venceu com sobras, terminou invicto e colocou um ponto na frente dos rivais mais próximos. Os dois empates nas últimas duas rodadas foram típicos de quem tirou o pé do acelerador para administrar a vitória.

O iraniano Alireza Firouzja é considerado por muitos como um grande aspirante ao Campeonato Mundial nos próximos ciclos. Firouzja, de apenas 16 anos, jogou um torneio brilhante e conquistou o vice-campeonato no mundial rápido. Infelizmente, o governo do Irã proíbe que seus enxadristas joguem contra israelenses. Cansado da proibição imposta governo do seu país, Firouzja disputou o torneio com a bandeira da FIDE. De todo modo, Firouzja não enfrentou nenhum israelense durante a competição.

Hikaru Nakamura repetiu o feito de 2018 e terminou na terceira colocação. O americano teve pior critério de desempate em relação a Firouzja, mas superou o russo Vladislav Artemiev da mesma maneira.

 

Classificação Final – Mundial de Rápido 2019 – Top 10

 

  • Magnus Carlsen (NOR) 11,5/15 
  • Alireza Firouzja (FIDE) 10,5
  • Hikaru Nakamura (EUA) 10,5
  • Vladislav Artemiev (RUS) 10,5
  • Levon Aronian (ARM) 10,0
  • Leinier Dominguez (EUA) 10,0
  • Jan-Krzysztof Duda (POL) 10,0
  • Daniil Dubov (RUS) 10,0
  • Anton Korobov (UCR) 10,0
  •  David Anton Guijarro (ESP) 10,0

 

 

carlsen e nakamura mundial blitz 2019

Carlsen foi muito superior no mundial de rápido

 

Mundial de Blitz

Os números de Magnus Carlsen no xadrez blitz são ainda mais extraordinários. Carlsen conquistou o terceiro título consecutivo do mundial de blitz e o quinto da carreira (2009, 2014, 2017, 2018 e 2019). Porém, o título deste ano veio com dificuldade e certa dose de emoção. 

Carlsen e Hikaru Nakamura terminaram empatados com 16,5 pontos em 21 rodadas, um ponto e meio na frente do terceiro colocado. Os enxadristas disputaram um desempate em duas partidas e Carlsen venceu por 1,5 x 0,5. 

Um dos momentos mais marcantes do torneio aconteceu na 19ª rodada, quando o campeão mundial enfrentou Firouzja. Em um final com três peões de vantagem, Firouzja derrubou o próprio rei e, quando foi levantá-lo, seu tempo acabou. Um trágico desenlace para o prodígio que havia realizado uma partida incrível. Carlsen também demonstrou ter a famosa “sorte de campeão”. Firouzja terminou o blitz na sexta colocação. 

 

Carlsen e Firouzja mundial blitz 2019

Carlsen e Firouzja esperam a decisão da arbitragem 

 

É preciso também dar os devidos méritos para Hikaru Nakamura. Tanto em 2018 quanto em 2019, Nakamura subiu ao pódio nos mundiais de rápido e de blitz. Sua consistência é excepcional, porém, o enxadrista dos Estados Unidos teve o azar (ou talvez o privilégio) de ter Magnus Carlsen como seu principal adversário.

 

Var no xadrez mundial blitz 2019

Ainda sobre Firouzja x Carlsen: também existe VAR no xadrez!

O terceiro colocado foi ninguém menos do que Vladimir Kramnik. Sim, ele mesmo! O ex-campeão mundial saiu da aposentadoria para jogar o torneio de blitz e teve uma atuação fantástica. Kramnik completou o pódio com treze vitórias, quatro empates e quatro derrotas. 

 

Classificação Final – Mundial de Blitz 2019 – Top 10

 

  • Magnus Carlsen (NOR) 16,5/21 
  • Hikaru Nakamura (EUA) 16,5
  • Vladimir Kramnik (RUS) 15,0
  • Alexander Grischuk (RUS) 14,0
  • Maxime Vachier-Lagrave (FRA) 14,0
  • Alireza Firouzja (FIDE) 13,5
  • Vladislav Artemiev (RUS) 13,5
  • Yu Yangyi (CHI) 13,5
  • Maxim Matlakov (RUS) 13,5
  • Jan-Krzysztof Duda (POL) 13,5

 

 

Carlsen vence Nakamura mundial blitz 2019

Carlsen respirou aliviado após mais um título

 

Mundial Feminino

No torneio de rápido feminino, o título ficou com a GM Humpy Koneru, da Índia, seguida por GM Lei Tingjie, da China, e MI Ekaterina Atalik, da Turquia. Já o blitz foi vencido pela russa GM Kateryna Lagno, na frente da GM Anna Muzychuk (Ucrânia) e da GM chinesa Tan Zhongyi.

Resultados Completos

 

A cada conquista do atual campeão mundial aparece a mesma dúvida: Magnus já é o melhor enxadrista de todos os tempos? Deixe sua opinião nos comentários.

 

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Texto escrito pelo MF William Cruz.

Imagens: Site Oficial

One Reply to “Magnus Carlsen Conquista a Tríplice Coroa do Xadrez”

  • Reynaldo Carvalho

    Magnus Carlsen termina o ano como campeão mundial de clássicas, rápidas e blitz, além de maior rating nas três listas. Alguns ainda duvidam que temos o privilégio de poder assistir em tempo real o maior jogador de todos os tempos. O que falta para os céticos? Que ele bata o recorde de invencibilidade de 110 partidas clássicas e que ultrapasse os mitológicos 2900? Além disso, nenhum campeão mudou tanto sua forma de jogar. Passou de um estilo ultra técnico exibido até 2018 para outro que privilegia o dinamismo, fortemente influenciado pelo programa AlphaZero. O cara é um monstro.

Deixe seu comentário