Brasil Termina em Terceiro no Sul-Americano de Menores

Com um ouro e quatro bronzes, o Brasil terminou na terceira colocação no quadro geral de medalhas do Campeonato Sul-Americano de Menores 2019, realizado em Buenos Aires, entre 30 de novembro e 06 de dezembro. A delegação brasileira foi composta por 42 jovens promessas. 

Sulamericano 2019 Abertura

Delegação brasileira na cerimônia de abertura

 

As delegações de Peru e Argentina dominaram o torneio, das 36 medalhas em disputa nas categorias sub-8 a sub-18 absoluto e feminino, 13 foram conquistadas por jogadores peruanos e 12 pelos argentinos. A principal competição de base do continente reuniu 526 enxadristas.

 

Destaques do Brasil

 

  • Kauã Marques Silva

Pré-ranqueado número um do sub-14 absoluto com 2082 pontos de rating, o maranhense (representando São Paulo) Kauã Marques Silva dominou o torneio de ponta a ponta. A vitória sobre o argentino Franco Abramor (1940) lhe garantiu o título com uma rodada de antecedência. O brasileiro terminou invicto com sete vitórias e dois empates. Com o resultado, Kauã também conquistou o título de Mestre FIDE.

 

  • Sabrina Camargo Viertler

No sub-12 feminino, a paulista Sabrina Camargo Viertler começou muito bem o torneio com 100% de aproveitamento nas quatro primeiras rodadas. Mesmo com três derrotas nas últimas cinco partidas, conseguiu manter-se no topo e conquistar mais uma importante medalha de bronze para o Brasil. 

 

  • Olavo Tadeu Carvalho Oliveira

O mineiro Olavo Oliveira brilhou no sub-8 absoluto. Na sexta rodada era apenas o 17º colocado com 3,5 pontos, quando deu uma arrancada final para buscar a medalha de bronze. 

 

  • Beatriz Maria Frattini

Pré-ranqueada número três do sub-16 feminino com 1854 pontos de rating, a paulista Beatriz Frattini teve um início difícil com duas derrotas nas três primeiras rodadas. Porém, em uma remontada espetacular, venceu as últimas e decisivas partidas para conquistar a medalha de bronze. 

 

  • Luigy Lira de Siqueira

O Brasil quase conquistou mais um título na categoria sub-12 absoluto. Antes da última rodada, Luigy Lira de Siqueira, do Distrito Federal, liderava com meio ponto na frente dos principais concorrentes. De todo modo, a derrota na última partida não apaga o grande torneio do talentoso enxadrista. Luigy terminou em terceiro com seis vitórias, dois empates e uma única derrota.

 

Sulamericano 2019 premiação

Enxadristas premiados com o árbitro internacional Kaiser Mafra

 

Outros Bons Resultados

Ficar entre os três primeiros colocados em uma competição internacional não é pouca coisa e depende de diversos fatores. É importante valorizar e parabenizar todos os guerreiros e guerreiras do Brasil que viajaram milhares de quilômetros para representar o país apesar de todas as dificuldades.

 

Sulamericano 2019 Brasil

Delegação brasileira no Sul-Americano de Menores 2019

 

Conheça todos os brasileiros que ficaram entre os dez primeiros: 

Yasmin Schafranski – 7º lugar, sub-8 feminino

Marcelo Schafranski – 6º lugar, sub-10 absoluto

Gabriella Yumi Usui – 8º lugar, sub-10 feminino  

Pedro Sada Sarda – 8º lugar, sub-12 absoluto 

Matheus Salvadego Oliveira – 10º lugar, sub-12 absoluto

Mitzi Vedan de Ramos – 10º lugar, sub-12 feminino 

Teodora Ribeiro Parreira – 7º lugar, sub-14 feminino

Lucas Costamilan Tomiello – 7º lugar, sub-16 absoluto

MF Guilherme de Borba – 8º lugar, sub-18 absoluto

 

Quadro Geral de Medalhas

Ouro Prata BronzeTotal
1Peru72413
2Argentina28212
3Brasil1045
4Colômbia1001
5Bolívia1001
6Chile0303
7Uruguai0011

 

Sulamericano 2019 Premiação País

Premiação final por país

 

Resultados Completos

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

 

Texto escrito pelo MF William Cruz

Imagens: Facebook CBX

 

No comments

Deixe seu comentário