Magnus Carlsen Imbatível: 101 Partidas Sem Perder

    OBS: O texto foi escrito pelo MF William Cruz e não necessariamente reflete a opinião do GM Rafael Leitão.

    Com sete empates e quatro vitórias, Magnus Carlsen terminou o Grand Swiss da FIDE na sexta colocação. Não foi um torneio inspirado do campeão mundial, mas Carlsen é tão espetacular que, mesmo em um torneio razoável, consegue quebrar recordes. 

    O norueguês completou 101 partidas de invencibilidade e superou o recorde recente de Ding Liren, que ficou 100 partidas sem perder. A última derrota de Carlsen em uma partida clássica foi para o azerbaijano Shakhriyar Mamedyarov, no Torneio de Biel, na Suíça. A partida aconteceu no dia 31 de julho de 2018.  Depois disso, o campeão mundial venceu 33 jogos e empatou 68.

     

    “A série (de 101 jogos de invencibilidade) foi boa, mas o desempenho (no Grand Swiss) foi medíocre, na melhor das hipóteses”, avaliou o campeão mundial ainda chateado pelo resultado recente. Carlsen terminou o torneio com um rating performance de 2825, desempenho a ser comemorado por qualquer ser humano, menos para o melhor do mundo.

     

    Tiviakov e Lalic: 110 Jogos de Invencibilidade

    Quando se fala de invencibilidade, não há como não mencionar o recorde de Mikhail Tal, na década 1970. O ex-campeão mundial ficou 95 jogos sem perder, com 46 vitórias e 49 empates. Porém, quem de fato reclama o recorde é o Grande Mestre Sergei Tiviakov. 

    Tiviakov ficou 110 partidas sem derrota entre 2004 e 2005, mas seu desempenho não tem o mesmo prestígio porque foi construído contra enxadristas com um rating médio de 2476 pontos. Não há dúvida de que o feito de Tiviakov é sensacional e merece todo o respeito. Os céticos, entretanto, estão corretos quando afirmam que Tiviakov baseou seu recorde contra enxadristas de nível inferior, enquanto Tal, Ding Liren e Carlsen mantiveram suas invencibilidades no mais alto escalão do xadrez.

    Em sua coluna para o “El País”, o jornalista e MF Leontxo García lembra que o sérvio Bogdan Lalic também ficou invicto durante 110 partidas. No entanto, assim como Tiviakov, seu recorde foi conquistado contra um rating médio muito inferior ao de Magnus Carlsen. 

    A fim de evitar distorções históricas, fica a torcida para que Magnus Carlsen mantenha-se invicto por mais dez jogos e complete 111 partidas sem perder. Não parece uma missão árdua para o campeão mundial, já considerado por muitos o maior enxadrista de todos os tempos.

     

    Mais Sobre o Recorde de Carlsen

    Magnus Carlsen está invicto desde a última rodada de Biel. São nove torneios completos de invencibilidade, além do match com Fabiano Caruana pelo Campeonato Mundial. Entre os clientes mais frequentes nas últimas 101 partidas, estão: Vachier-Lagrave (três derrotas), Nakamura, Karjakin, Anand, Giri e Grischuk, com duas derrotas. 

    Levon Aronian ½ x ½ Magnus Carlsen: a 101ª partida de invencibilidade.

    A Invencibilidade Carlsen

    2019

    Grand Swiss Isle Of Man – 11 games (+4 = 7)

    Sinquefield Cup – 11 games (+2 =9)

    Croatia GTC – 11 games (+5 =6)

    Norway Chess – 9 games (+2 =7)

    Grenke Chess – 9 games (+6 =3)

    Memorial Gashimov – 9 games (+5 =4)

    Tata Steel – 14 games (+5 =9)

    2018

    Campeonato Mundial – 12 games (=12)

    Eu – Cup Porto Carras – 5 games (+1 =4)

    Sinquefield Cup – 9 games (+2 =7)

    Última Rodada de Biel – 1 game (+1)

     

    A invencibilidade de Magnus Carlsen durará mais quantas partidas? Deixe sua opinião nos comentários. 

     

    Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

     

    Texto escrito pelo MF William Cruz e editado pelo GM Rafael Leitão.

    Imagens: Site Oficial.

    One Reply to “Magnus Carlsen Imbatível: 101 Partidas Sem Perder”

    • Vitor

      pois é, é muita coisa mesmo

    Deixe seu comentário

      [class^="wpforms-"]
      [class^="wpforms-"]