Os Números de Magnus Carlsen Durante a Pandemia

    Os Números de Magnus Carlsen Durante a Pandemia 

    Adepto do xadrez online, campeão mundial se apresenta com frequência durante a pandemia do coronavírus. Entre abril e junho, Magnus Carlsen conquistou três títulos, um vice-campeonato e uma eliminação na semifinal. 

    Do ponto de vista estatístico, Carlsen disputou 138 partidas, das quais conquistou 60% dos pontos. Um desempenho não tão alto para os padrões do campeão mundial, porém, a maioria desses torneios online é disputada em sistema eliminatório, onde não é necessário vencer todas as partidas, o importante é vencer na hora certa.

     

    Carlsen

    Magnus Carlsen, 60% de aproveitamento no xadrez online durante a pandemia

     

    De todo modo, para o público brasileiro, a partida mais importante de Carlsen nos últimos meses foi à derrota para o GM Luis Paulo Supi, que venceu o campeão mundial com brilhantismo.

    Clique aqui para ver a partida.

     

    Rivais Frequentes 

    (Nota do Editor: desde que o artigo foi escrito, Carlsen jogou mais algumas  vezes contra esses rivais, portanto os números atuais são diferentes)

    Desses 138 jogos, Carlsen jogou 22 vezes contra Hikaru Nakamura. O placar é de 12,5 x 9,5 para o campeão mundial. Já contra Alireza Firouzja foram 21 partidas, com o placar agregado de 11 x 10 para o norueguês. O atual vice-campeão mundial, Fabiano Caruana, é o terceiro maior rival de Magnus nesse período, porém, também está em desvantagem no placar: 9,5 x 6,5.

     

    Naka x Carlsen

    Carlsen x Nakamura, a rivalidade do momento

     

    Pedras no Sapato

    Não é só de vitórias que vive o campeão mundial. Quatro enxadristas estão em vantagem no confronto direto contra Magnus: Ding Liren 5×4, Anish Giri 2,5 x 1,5, Daniil Dubov 1,5 x 0,5 e Peter Svidler 1,5 x 0,5.

     

    Carlsen x Ding

    Ding Liren, um osso duro de roer

     

    Resultados 

     

    Final da II Copa Dicharachera – Vice – Campeão

    Em abril, Carlsen disputou um match, em partidas de 3 minutos sem incremento, contra o Alireza Firouzja. Para a surpresa geral, o jovem de 16 superou o campeão mundial por 8,5 x 7,5 e ficou com o título. 

     

    Carlsen Invitational – Campeão

    Entre 18 e 30 abril, Carlsen organizou e venceu essa competição de xadrez rápido (10 minutos mais 5 segundos de incremento por jogada). Após uma primeira fase modesta, classificou-se em 3º entre 8 participantes, Magnus Carlsen demonstrou sua força na semifinal, contra Wesley So, e na grande final contra Hikaru Nakamura.

     

    FIDE Memorial Steinitz – Campeão

    Torneio de blitz (3+2), disputado entre 15 e 17 de maio. Carlsen ficou com o título com 12 pontos em 18 rodadas, 2 pontos na frente de Daniil Dubov e 2,5 na frente de Peter Svidler.

     

    Lindores Abbey Rapid – Eliminação na Semifinal 

    Competição disputada no ritmo 15+10, entre 19 de maio a 3 de junho. Na primeira fase, 8 dos 12 jogadores se classificaram e Carlsen teve uma participação modesta, 6ª colocação. Nas quartas, eliminou Wesley So com relativa tranquilidade e na semifinal, derrota para Hikaru Nakamura.

     

    Clutch International – Campeão 

    Torneio disputado no ritmo 10+5, de 6 a 14 de junho, com oito participantes em formato eliminatório. Carlsen eliminou Jeffery Xiong, Levou Aronian e Fabiano Caruana.

     

    Carlsen voltará aos tabuleiros nos próximos dias, será que ele vai aumentar sua hegemonia no xadrez online ou algum enxadrista será capaz de detê-lo? Deixe sua opinião nos comentários. 

     

    Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

    Texto escrito pelo MF William Cruz.

    No comments

    Deixe seu comentário